Zypred

Bula de Zypred

Bula do remédio Zypred. Classe terapêutica dos Antibióticos e antiinflamatórios. Princípios Ativos gatifloxacino e acetato de prednisolona .

publicidade

Indicação

Para quê serve Zypred?

ZYPRED é indicado para o tratamento de infecções oculares. ZYPRED também é indicado para a prevenção e tratamento das infecções e infl amações oculares em pacientes submetidos à cirurgias oculares.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

ZYPRED é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer dos componentes da sua fórmula ou a outros antiinfecciosos da mesma categoria do gatifl oxacino, e, em pessoas com infecções oculares purulentas agudas, infecções virais e infecções fúngicas.

Posologia

Como usar Zypred?

• Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.

• A suspensão já vem pronta para uso. Agite o frasco antes de usar. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem
em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do colírio.

• Antes de utilizar o medicamento, confi ra o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize ZYPRED caso haja sinais de
violação e/ou danifi cações no lacre do frasco.

• Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual para
o tratamento das infecções oculares é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 7 dias ou a critério médico. A dose usual para a prevenção e tratamento de infecção e infl amação no uso pós-cirúrgico é de 1 gota aplicada
no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 15 dias ou a critério médico. Entretanto, devido a diferenças de infecções,
o tempo de tratamento deverá ser estabelecido pelo seu médico.

• Instile a dose recomendada dentro do olho, no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares.

• Feche bem o frasco depois de usar. Manter o frasco na posição vertical. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER SE EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de horários entre
as aplicações até o fi nal do dia. No dia seguinte, retornar aos horários regulares. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou do cirurgião-dentista.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Como acontece com qualquer medicamento, podem ocorrer reações indesejáveis com a aplicação de ZYPRED suspensão oftálmica. As reações adversas oculares relatadas mais comumente com ZYPRED por ordem de freqüência foram: Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ardor, irritação ocular, prurido (coceira) e dor ocular.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): embaçamento / visão turva, desconforto ocular, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, olho seco, irritação conjuntival, ceratite (infl amação da córnea) e conjuntivite papilar. Outras reações relatadas que ocorreram em aproximadamente 1 a 4% da população dos estudos foram: quemose (edema na conjuntiva), hemorragia conjuntival, olho seco, secreção ocular, irritação ocular, dor ocular, edema palpebral, cefaleia (dor de cabeça), vermelhidão ocular, diminuição da acuidade visual e
alterações do paladar. Pela presença de prednisolona na composição do produto, podem ocorrer ardor intenso, prurido (coceira) intenso, inchaço ou vermelhidão das pálpebras. Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado efi cácia e segurança aceitáveis,
mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Evite o contato do conta-gotas do frasco com qualquer superfície para evitar contaminação. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. ZYPRED é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular. O uso de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento
da pressão intra-ocular em certos pacientes, É aconselhável a monitorização freqüente da pressão intra-ocular. Como tem sido relatado o aparecimento de infecções fúngicas e formação de catarata subcapsular com o uso prolongado de esteroides tópicos. Os pacientes com história de ceratite por herpes simplex devem ser tratados com precaução. Nas doenças que causam afinamento de córnea podem ocorrer perfurações com o uso de esteroides tópicos. Ao primeiro sinal de erupção cutânea ou de reações alérgicas, interrompa o tratamento imediatamente e contate o seu médico.

Uso durante a Gravidez e Lactação
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Na ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos.

Uso em crianças
A segurança e eficácia de ZYPRED não foram estabelecidas em crianças. Pacientes com insuficiência renal ou hepática ZYPRED não foi estudado em pacientes com mau funcionamento dos rins ou do fígado e, portanto, deve ser utilizado com cautela nesses pacientes.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

É pouco provável a ocorrência de superdose com o produto, já que um frasco de 6 ml de ZYPRED colírio contém uma quantidade
de gatifloxacino e de prednisolona significativamente menor que a dose diária indicada, respectivamente, para o gatifloxacino e
prednisolona administrados por via oral. Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se for ingerido acidentalmente ou
intencionalmente, beber bastante líquido para diluir e/ou procure orientação médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Composição

Cada ml (24 gotas) contém: 3 mg de gatifl oxacino (0,12 mg/ gota) e 10 mg (0,41 mg/ gota) de acetato de prednisolona.
Veículo: cloreto de benzalcônio como conservante; fosfato de sódio dibásico diidratato; fostato de potássio monobásico; edetato dissódico, hipromelose, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água purifi cada q.s.p.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

ZYPRED deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Manter o frasco na posição vertical. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 30 dias.
ZYPRED é uma suspensão esbranquiçada. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentação

Suspensão Oftálmica Estéril.

Frasco plástico conta-gotas contendo 3 ml ou 6 ml de suspensão oftálmica estéril de gatifl oxacino (3 mg/ml) e acetato de prednisolona (10 mg/ml).
VIA DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICA OCULAR
USO ADULTO

Interações Medicamentosas

Não foram realizados estudos específicos de interações medicamentosas com ZYPRED suspensão oftálmica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Informações Legais

Reg. ANVISA/MS - 1.0147.0175
Farm. Resp.: Dra. Flávia Regina Pegorer
CRF-SP nº 18.150

Laboratório

Registrado por: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.

Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855 - Bloco 1 - 13º andar - Vila Olímpia
São Paulo - CEP 04548005
CNPJ: 43.426.626.0001-77
Fabricado por: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.

Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira

publicidade