Vitamina B 12

Bula do remédio Vitamina B 12. Classe terapêutica dos Suplementos vitaminicos e Vitaminas. Princípios Ativos Cloridrato de hidroxocobalamina e Vitamina B 12.

Indicação

Para que serve?

Vitamina B12 é indicada para combater a anemia e o envelhecimento precoce da pele e no tratamento de casos de deficiência de Vitamina B12 e casos de intoxicação por cianeto. Além disso, é também indicada como tratamento auxiliar para a das dores osteoarticulares e musculares, em adultos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Vitamina B12 a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar, e devem ser indicadas pelo seu médico.

Geralmente, a dose recomendada de Vitamina B12 é de 5.000 mcg por dia, administrada por via intramuscular profunda. Caso necessário, e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 15.000 mcg, por dia. Vitamina B12 é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Vitamina B12​ podem incluir reações alérgicas, com sintomas como coceira na pele, urticária, broncoespasmo e angioedema.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Vitamina B12 está contraindicada para pacientes com hipervitaminose de Vitamina B12 e para pacientes com alergia à Vitamina B12 ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

A Vitamina B12, quando administrada em doses elevadas, possui ação antiálgica, relacionada ao sistema nervoso espinhal, radicular e periférico. Além disso, a Vitamina B12 é necessária para a síntese de mielina e para a manutenção da integridade do tecido nervoso.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Vitamina B12​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, estiver a tomar outros medicamentos, tiver hipersensibilidade à hidroxocobalamina

As carências de Vitamina B12 podem ter diferentes origens, porém, um crescimento excessivo de bactérias intestinais, que competem pela Vitamina B12, e uma dieta exclusivamente vegetariana também podem ser responsáveis por causar deficiência de Vitamina B12.

O tratamento com Vitamina B12​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula do medicamento não refere efeitos de superdosagem.

Composição

Vitamina B12 de 5.000 mcg/2, por cada ampola contém:

Cloridrato de hidroxocobalamina ______________ 5.000 mcg

Veículo _______________________________________ 2 ml

(Veículo: álcool benzílico redestilado, cloreto de sódio e água para injeção).

Vitamina B12 de 15.000 mcg/2, por cada ampola contém:

Cloridrato de hidroxocobalamina _____________ 15.000 mcg

Veículo _______________________________________ 2 ml

(Veículo: álcool benzílico redestilado, cloreto de sódio e água para injeção).

Interações Medicamentosas

Vitamina B12 não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos à base de nitroprussiato de sódio.

Vitamina B12 engorda?

A Vitamina B12 não engorda, porém, em caso de carência nutricional pode aumentar o apetite, de forma a tentar compensar a vitamina em falta, podendo levar a algum aumento de peso.

Laboratório

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica Portuguesa, S.A

- Telf. 00351 21 440 7000 (Portugal)

Vitamina B12 pode ser conhecida comercialmente como Rubranova, porém outros Suplementos Vitamínicos podem ser Arovit, Centrum, Bonecal D, Vitamina C, Forten ou Calcitran B12.

Dizeres Legais:

MS: 1.0180.0063
Farm. Resp.: Dr. Osvaldo Orellana Sanchez

publicidade
< Vitaglós < Vitamina B 12 > Vitamina C >