Viread

Bula do remédio genérico Viread. Classe terapêutica dos antirretrovirais e Imunoduladores. Princípios Ativos Fumarato de tenofovir desoproxila.

Indicação

Para que serve?

Viread ou Tenofovir é indicado para o tratamento da AIDS, e para o controlo do vírus da Hepatite B.

Uso Adulto acima dos 18 anos - Uso Oral

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Viread para adultos é de 1 comprimido, de 300 mg, uma vez ao dia. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, com um copo de água e com alimentos.

O tratamento com Viread nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Viread incluem: erupção cutânea, dor de cabeça, dor generalizada, diarreia, depressão, fraqueza, náuseas, vômitos, perda de apetite, tontura e gases intestinais. Em alguns pacientes, pode também ocorrer o aumento dos níveis de creatinina e das transaminases que indicam dano renal ou hepático.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Viread é contraindicada se: for alérgico a Viread ou qualquer outro componente da fórmula, se já estiver a tomar outros medicamentos como Atripla, Truvada ou Adefovir Dipivoxil, se tiver menos que 18 anos ou se estiver amamentando.

Farmacocinética

Como funciona?

Viread é um medicamento chamado inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo do HIV-1, também conhecido por vírus da imunodeficiência humana. A infeção por HIV compromete o sistema imune através da destruição das células T. Quando ocorre a destruição de um grande número de células T, o paciente desenvolve a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, também conhecida por AIDS. Viread ajuda a bloquear a transcriptase reversa, enzima responsável pela conversão do material genético, RNA, do HIV em DNA, sendo assim responsável pela multiplicação do HIV em seu corpo.Viread reduz a quantidade de HIV no sangue e pode ajudar a aumentar o número de células T, o que reduz as chances de morte ou infecções que acontecem quando o sistema imune está debilitado.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Viread deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: estiver grávida, planejando engravidar ou amamentando, tiver problemas nos rins ou nos ossos, tiver problemas no fígado ou o vírus da Hepatite B ou caso tenha outras condições médicas ou se encontre a tomar outros medicamentos.

Viread deve sempre ser administrado em conjunto com outros medicamentos para o tratamento do HIV e sempre usado segundo orientação médica.

Viread não cura a infecção pelo HIV ou AIDS e os seus efeitos de longo prazo não são conhecidos. Os pacientes que estejam a ser tratados com Viread continuam em risco de transmitir o virus do HIV para outras pessoas e de contrair infecções oportunistas, como pneumonia, infecções pelo vírus da herpes, infecções pelo complexo Mycobacterium avium, ou outras condições que ocorrem devido à infecção pelo HIV.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem de Viread deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Interações Medicamentosas

O tratamento com Tenofovir deve ser complementado com a utilização de outros medicamentos para o combate do HIV. Tenofovir geralmente é combinado com um inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo mais um inibidor da transcriptase reversa não-análogo de nucleosídeo ou um inibidor da protease.

Antes de tomar Viread informe o seu médico se estiver a tomar: Videx, Videx EC - didanosina, uma vez que Viread pode aumentar a concentração de Videx no sangue; Reyataz - sulfato de atazanavir ou Kaletra - lopinavir/ritonavir, uma vez que estes medicamentos podem aumentar a quantidade de Viread no sangue o que pode agravar os efeitos colaterais; Reyataz ou Kaletra, uma vez que Viread pode diminuir a quantidade de Reyataz no seu sangue.

O que fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Tenofovir deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível. No entanto as doses de Tenofovir nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

United Medical

United Medical Ltda. - Av. dos Imarés, 401 CEP 04085-000 São Paulo, SP - Brasil; - CNPJ nº 68.949.239/0001-46; - Tel.: (11) 5090-7233; - www.unitedmedical.com.br;- SAC. 0800-770-5180

Dizeres Legais:

M.S. 1.2576.0019.001-5
Farm. Resp.: Dr. Ademir Tesser - CRF-SP n.º 14.570

Viread também pode ser conhecido comercialmente como Bis - POC, PMPA ou apenas Tenofovir.

O remédio 3 em 1 para a AIDS é a combinação de Viread com Lamivudina e Efavirenz.

publicidade