Victoza

Bula do remédio Victoza. Classe terapêutica dos Antidiabéticos. Princípios Ativos liraglutida.

Indicação

Para que serve?

Victoza é indicado para o tratamento diabetes mellitus tipo 2, em adultos e crianças com mais de 18 anos de idade.

Farmacocinética

Como funciona?

Victoza tem na sua composição Liraglutida, um composto responsável por melhorar o nível de açúcar no sangue ou glicemia de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

Após a sua administração, a ação da Liraglutida prolonga-se durante 24 horas, sendo assim capaz de reduzir os níveis de glicemia em jejum e após as refeições.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Victoza está contraindicado para pacientes com menos de 18 anos de idade e para pacientes com alergia à Liraglutida ou a algum dos componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose inicial recomendada é de 0,6 mg, administrados 1 vez por dia, durante um período mínimo de 7 dias. Posteriormente e de acordo com indicação médica, esta dose pode ser aumentada para 1,2 mg ou 1,8 mg, administrados 1 vez por dia através de 1 injeção sob a pele.

As injeções de Victoza devem ser administradas sob a pele, na frente das coxas, frente da cintura ou parte superior do braço, e de preferência sempre à mesma hora.

Victoza pode ser usado sozinho ou em conjunto com outros remédios para a diabetes como metformina, sulfonilureia ou juntamente com uma glitazona.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Victoza podem incluir náusea, diarreia, baixo nível de açúcar no sangue com sintomas como suor frio, pele fria e pálida, dor de cabeça, batimento cardíaco rápido, enjoo, fome, alterações na visão, sonolência, fraqueza, nervosismo, ansiedade, confusão, dificuldade de concentração e tremor, anorexia, perda de apetite, dor de cabeça, vômito, má digestão, inflamação no estômago com sintomas como dor no estômago, náusea e vômito, refluxo e azia, dor na parte superior do abdômen, prisão de ventre, gases, arroto, infecção das vias aéreas superiores e reação de alergia no local da injeção com sintomas como dor, irritação, coceira e urticária na pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Victoza, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver doença ou problemas no fígado ou rins, estiver em tratamento com sulfonilureia como glimepirida ou glibenclamida, tiver tiver diabetes tipo 1, cetoacidose diabética, doença inflamatória intestinal ou gastroparesia diabética ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

​Durante o tratamento com Victoza caso sinta sintomas como mal estar e dor abdominal grave e persistente, deve consultar o seu médico logo que possível, pois estes podem ser sintomas de pancreatite aguda. Além disso, durante o tratamento com Victoza caso sinta sintomas de nível baixo de açúcar no sangue como fraqueza, tontura, suores frios, batimento rápido do coração, dificuldade de concentração e problemas de visão, deve ingerir alguns rebuçados ou outros alimentos muito açucarados.

O tratamento com Victoza não exclui a necessidade manter uma alimentação equilibrada, prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis. Além disso, em todos os casos de diabetes é recomendada uma dieta com redução de açúcares e em casos de diabetes associada ao excesso de peso uma dieta com redução de açúcares e calorias.

O tratamento com Victoza​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Victoza​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Victoza podem incluir enjôo, náusea ou vômito.

Composição

Victoza por cada 1 ml de solução injetável contém:

Liraglutida ____________________________________ 6,0 mg

Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: fosfato de sódio dibásico di-hidratado, propilenoglicol, fenol, hidróxido de sódio, ácido clorídrico e água para injetáveis).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Victoza deve ser armazenado na geladeira, entre os 2 e os 8 °C, longe do congelador.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Victoza, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 12 horas para a dose seguinte. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Victoza nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Victoza não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como Insulina, Sulfonilureia como glimepirida ou glibenclamida, varfarina ou juntamente com outros derivados cumarínicos.

Laboratório

Novo Nordisk S.A.

- Telf.: 1 844 363 4448

O genérico de Victoza é a Liraglutida e outros medicamentos para o tratamento da diabetes podem ser Xultophy, Forxiga ou Glifage.

Dizeres Legais:

MS: 1.1766.0028

Farm. Resp.: Luciane M. H. Fernandes

publicidade
< Victan < Victoza > Victrelis >