Verutex b

Bula de Verutex b

Bula do remédio Verutex b. Classe terapêutica dos Antiinfecciosos. Princípios Ativos ácido fusídico + valerato de betametasona.

publicidade

Indicação

Para quê serve Verutex b?

O Verutex B está indicado no tratamento das dermatoses inflamatórias, nas quais existe ou possa existir uma infecção bacteriana, como: eczema atópico, eczema discóide, eczema por estase, dermatite seborréica, dermatite de contato, líquen simples crônico e picadas de insetos.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

O Verutex B está contraindicado em infecções cutâneas causadas somente por bactérias, por vírus ou por fungos, em manifestações cutâneas da tuberculose ou sífilis, dermatite perioral e rosácea e em pacientes com reconhecida reação de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar Verutex b?

O Verutex B deve ser aplicado sobre a área afetada, 2 a 3 vezes ao dia. Seu médico prescreveu Verutex B para a condição individual da sua pele. O creme é usado para tratar condiçoes de pele inflamada e dependendo do estado individual, a frequência e dosagem poderão ser alteradas.
Pacientes com insuficiência renal ou hepática
Não há experiência clínica específica para pacientes com insuficiência hepática ou renal sugerindo precaução adicional ou ajuste de dosagem.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Os efeitos indesejáveis reportados frequentemente são, na maioria, sintomas diversos transitórios de irritação no local da aplicação. Reações alérgicas foram relatadas. Com base nos dados de estudo clínico com Verutex® B, aproximadamente 3% dos pacientes podem apresentar uma reação adversa.
Doenças do sistema imune
Frequência desconhecida: reação alérgica.
Doenças da pele e do tecido subcutâneo
Reação incomum (>1/1.000 e <1/100): agravamento do eczema, irritação da pele, sensação de queimação na pele, sensação de picadas na pele, prurido e eritema.
Reação rara (>1/10.000 e <1/1.000): urticária, pele seca.
Frequência desconhecida: dermatite de contato, exantema e telangiectasia. As reações adversas para corticosteroides incluem: atrofia da pele, telangiectasia e estrias na pele (especialmente durante aplicação prolongada), foliculite, hipertricose, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, despigmentação, glaucoma e supressão adrenocortical.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

O uso prolongado de Verutex B deve ser evitado, principalmente em crianças, pois pode causar supressão adrenal mesmo sem oclusão. Alterações atróficas na face podem ocorrer e, em menor grau em outras partes do corpo, após tratamento prolongado com esteroides tópicos. É necessária a quimioterapia sistêmica se a infecção bacteriana persistir. Resistência bacteriana foi relatada com o uso do ácido fusídico. Como ocorre com todos os antibióticos, o uso prolongado ou recorrente pode aumentar o risco de desenvolver a resistência a este tipo de medicamento. O uso de associações de esteroides com antibióticos deve ser limitado a 2 semanas, pois os esteroides podem mascarar infecções ou reações de hipersensibilidade. Verutex® B creme contém álcool cetoestearílico que pode causar reações cutâneas locais (por exemplo, dermatite de contato) e clorocresol que pode causar reações alérgicas. Deve-se evitar o contato do Verutex B com os olhos, pois pode provocar irritação conjuntival e glaucoma.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. A segurança para o uso de Verutex
B durante a gravidez humana não foi estabelecida. Estudos em animais não demonstraram efeitos teratogênicos com o ácido fusídico, no entanto, estudos com corticosteroides demonstraram efeitos teratogênicos. O risco potencial para humanos é desconhecido. Verutex B não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que claramente necessário. Informar ao médico se está amamentando. Você não deverá amamentar durante o tratamento com Verutex B.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode suprimir a função adrenal-pituitária, resultando em insuficiência adrenal secundária, a qual é usualmente reversível. Em tais casos, o tratamento sintomático é indicado.

Composição

Cada 1 grama de Verutex B creme contém: 20 mg de ácido fusídico e 1,0 mg de valerato de betametasona.
Ingredientes ativos: Ácido fusídico e valerato de betametasona
Excipientes: Cetomacrogol 1000, álcool cetoestearílico, clorocresol, fosfato diidrogenado de sódio, parafina líquida, parafina branca leve, hidróxido de sódio e água purificada.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Verutex B deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). Não tome o medicamento após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde.

Apresentação

Creme – bisnagas de 5 e 15 gramas.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Interações Medicamentosas

Desconhecidas até o momento.

Informações Legais

MS-1.0100.0568
Farm Resp.: Guilherme N. Ferreira - CRF-RJ n° 4288
Serviço Gratuito de Informações – 0800 7720 289

Laboratório

Fabricado por:
LEO Laboratories Limited, Dublin, Irlanda
Registrado por:
Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.
Est. dos Bandeirantes, 2020 CEP 22775-109 - Rio de Janeiro/RJ
CNPJ: 33.009.945/0023-39
Importado e distribuído por: LEO Pharma Ltda - São Paulo/SP

publicidade