Trombofob

publicidade

Bula do remédio Trombofob. Classe terapêutica dos Analgesicos Proctologicos e Antivaricosos. Princípios Ativos Heparina.

Indicação

Para que serve Trombofob?

Trombofob Pomada:
distensões e contusões
tromboflebites e tromboses superficiais
infiltrados inflamatórios - hematomas
tenossinovites - epicondilites
flebites pós-injeções e venóclise
Trombofob Gel:
flebites e tromboflebites superficiais
lesões desportivas e acidentais como hematomas, distensões e contusões
tenossinovites
flebites pós-injeção endovenosa e venóclise
êxtases venosas nas extremidades
Contra-Indicações:
tendência a hemorragia
hipersensibilidade aos componentes da fórmula
incompatibilidade com anticoagulantes

Posologia

Como usar Trombofob?

Trombofob Pomada:
Aplicar tênue camada de Trombofob pomada sobre a pele da região afetada, duas a três vezes ao dia. Evitar Fricção ou massagem em casos de trombose e tromboflebite. Deve-se evitar aplicar a pomada sobre a úlcera, fazendo-se aplicação somente ao seu redor. Não usar Trombofob pomada sobre feridas abertas, mas exclusivamente sobre as áreas cutâneas integras em volta. Também as mucosas, especialmente a conjuntiva ocular, não podem entrar em contato com a pomada.

Após a aplicação da pomada, as mãos devem ser lavadas com sabão.

Continuar o tratamento durante alguns dias, após desaparecimento dos sintomas.

A rubefação da pele após aplicação de Trombofob pomada é indicativa de sua ação terapêutica e conseqüente a hiperemia local.

Trombofob Gel:
Aplicar sem friccionar e sem massagear, tendo feito uma limpeza anterior da região a ser aplicada, uma fina camada de Trombofob gel sobre as partes afetadas e zona vizinhas, várias vezes por dia.

Nas afecções cutâneas abertas, como, por exemplo, nas úlceras varicosas ou lesões traumáticas sangrentas, aplicar o gel ao redor da lesão, mas não diretamente sobre a ferida.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Para ambas as preparações: na utilização de heparina externa é muito raro se relatar reações cutâneas alérgicas. Entretanto, os componentes de base da pomada e do gel podem ocasionar reações de hipersensibilidade em pessoas propensas, especialmente quando existe história de hipersensibilidade devido a exposição prévia.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Usar com cuidado em pacientes que apresentam manifestações alérgicas. Deve-se compatibilizar a necessidade do medicamento com o tempo de sangramento.

Evitar o contato de Trombofob Gel com as mucosas, especialmente conjuntiva ocular.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não há relatos de superdosagem com efeitos sistêmicos através do uso do tópico de preparados com heparina.

Composição

Pomada: Cada g de pomada contém:
Heparina sódica 50 UI
Nicotinato de benzila 2 mg
Gel: Cada g de gel contém:
Heparina sódica 200 UI
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
Conservar ao abrigo do calor excessivo.

O prazo de validade do produto é de 36 meses, a contar da data de sua fabricação.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

A eficácia de Trombofob pomada baseia-se nas propriedades de seus componentes básicos, que facilitam a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sangüínea, e evitam a formação de coágulos.

O emprego de gel como veículo de Trombofob oferece a vantagem de penetração instantânea da heparina nos locais afetados, sem deixar resíduos oleosos sobre a pele. Permite a aplicação estética sem produzir manchas e sem irritar a pele.

No caso de surgirem reações desagradáveis, que são raras, tais como urticária, o médico deve ser imediatamente comunicado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O produto deve ser usado com cuidado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

NÃO USE MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA:
Trombofob apresenta como princípio ativos a heparina e o nicotinato de benzila.

Heparina: é uma substância anticoagulante, normalmente encontrada no organismo, sendo definida como mucopolissacarídeo polissulfato, relacionada ao ácido mucoitin-sulfúrico, de alto teor de enxofre.

A heparina assemelhasse, quimicamente, às substâncias básicas mesenquimais: ácido hialurônico, ácido mucoitínico sulfúrico e ácido condroitin sulfúrico. Estas substâncias apresentam-se constituídas de moléculas de elevado peso molecular e dispostas em longas cadeias; fixam-se as mucoproteínas, que explica a sua alta eficácia fisiológica.

A heparina prolonga o tempo de coagulação e favorece a fibronólise; além disso, dissolve trombos localizados e evita a formação de novos coágulos. Ademais, a heparina tem ação antiflogística e normaliza a consistência de tecidos endurecidos, por um processo de hidratação. Acelera a absorção de coágulos sanguíneos e estimula a regeneração do tecido conjuntivo. Finalmente, produz vasodilatação e melhora a circulação sangüínea, combatendo manifestações de êxtase.

Não há alteração significativa da heparinemia quando a heparina é aplicada sobre a derme. Os tempos de coagulação e de sangramento aumentam apenas na região em que é aplicado o produto. Por isso, a aplicação tópica de heparina não exige os cuidados da haparinoterapia ou cumarinoterapia por via sistêmica.

Nicotinato de Benzila: para garantir a absorção percutânea da heparina são de grande importância as propriedades farmacológicas do outro componente de Trombofob pomada, o éster benzílico do ácido nicotínico, que determina aumento da irrigação sangüínea capilar cutânea, favorecendo a absorção da heparina.

Este éster do ácido nicotínico, devido a sua ação lipolítica, é rapidamente absorvida através da pele, onde atua, com propriedades enzimáticas sobre o metabolismo das células de Rouget, causando o relaxamento local dos capilares e vênulas, seguida de dilatação arteriolar com acentuada hiperemia arterial. A duração da
hiperemia é aproximadamente proporcional à concentração do éster benzílico do ácido nicotínico. A termometria cutânea acusa aumento de 1,7 graus centígrado, independentemente da concentração deste éster. Enquanto concentrações de 0,25% podem determinar em algumas pessoas hipersensíveis reações locais mais ou menos intensas, tais como irritação cutânea e hiperemia exagerada simulando queimadura, não perigo de aparecimento de lesões da pele ou intolerância ao éster benzílicos do ácido nicotínico quando se empregam concentrações de 0,20% como demonstram as observações clínicas.

Trombofob Pomada:
Como a heparina age diretamente sobre a substância fundamental conjuntiva, o emprego de Trombofob Pomada exerce influência benéfica nas doenças que afetam o tecido conjuntivo: aumenta a hidratação do tecido, especialmente nas alterações cicatriciais e contraturas. Nas contusões e distensões, a aplicação imediata de
Trombofob Pomada pode evitar a formação de hematomas ou, pelo menos, acelerar sua reabsorção. Também casos de tendinite, tenossinovite e epicondilite respondem bem a terapêutica com Trombofob Pomada. Seu emprego diminui acentuadamente a dor permite volta mais rápida às atividades cotidianas.

Trombofob Gel:
Pelo seu efeito antiinflamatório, a heparina tem acentuado efeito antiexsudativo.

Exerce efeito relaxante sobre a musculatura vascular, melhorando desta forma a circulação sangüínea.

Trombofob gel contém Heparina natural concentrada. Aplicada topicamente, penetra de forma rápida na pele e inicia diretamente o processo de cura do tecido afetado. Trombofob gel estimula a fibrinólise e possui propriedades antiedematosas e antiinflamatórias; melhora a circulação sangüínea local e produz, conseqüentemente, um rápido alívio da dor.

Trombofob gel, após aplicação tópica nas zonas afetadas, exerce agradável efeito refrescante; não resseca a pele, não é gorduroso nem pegajoso.

Interações Medicamentosas

Não são conhecidas até o momento para ambos os preparados.

Introdução

Trombofob®
Heparina sódica - nicotinato de benzila
Pomada - embalagem com bisnaga de 40g
Gel - embalagem com bisnaga de 40g

Laboratório

Knoll Prods. Químs. e Farms. Ltda.

publicidade