Trimedal

Bula do remédio Trimedal. Classe terapêutica dos Analgésicos, Anti-histamínicos, Antigripais, Antitérmicos, Antitussígenos e Descongestionantes. Princípios Ativos Paracetamol, Ácido Ascórbico, Cloridrato de Fenilefrina, Maleato de Dimetindeno, bromidrato de dextrometorfano , Rutosídeo e Cloridrato de difenidramina.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Trimedal é indicado para adultos no tratamento no sintomas da gripe e resfriados comuns.

Trimedal Tosse é indicado para o alivio temporário da tosse causada por resfriados, irritação na garganta e irritação brônquica menor em adultos e crianças.

Trimedal D&F é indicado para a redução da febre e para o alívio de dores, como dores associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores associadas a artrites e cólicas menstruais em adultos.

Trimedal Alergia é indicado no tratamento dos sintomas da rinite alérgica, em crianças e adultos, como coriza, espirros, coceira na garganta e no nariz, coceira e lacrimejamento dos olhos. Trimedal Alergia também é indicado para o alívio temporário da tosse e da irritação da garganta, que ocorrem com resfriados.

Posologia

Como usar?

​Trimedal: a dose recomendada de ​Trimedal 500 mg para adultos é de 1 comprimido, de 8 em 8 horas. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água

Trimedal Tosse: a dose recomendada de ​Trimedal Tosse 15 mg ou 7,5 mg para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade é de 2 filmes de desintegração oral, a cada 6 a 8 horas, nunca excedendo a dose máxima de 8 filmes por dia.

Trimedal D&F: a dose recomendada de ​Trimedal D&F 750 mg para adultos e crianças de 12 anos ou mais, é de 1 comprimido, 3 a 5 vezes por dia, nunca excedendo a dosae máxima de 5 comprimidos por dia.

Trimedal Alergia: a dose recomendada de ​Trimedal Alergia 12,5 mg para crianças com mais de 6 anos e até 12 anos de idade, é de 1 filme de desintegração oral de 12,5 mg, de 4 em 4 horas, nunca excedendo a dose máxima de 6 filmes por dia.

A dose recomendada de ​Trimedal Alergia 25 mg para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade, é de 1 filme de 25 mg, de 4 em 4 horas, nunca excedendo a dose máxima de 6 filmes por dia.

Os filmes de desintegração oral devem ser administrados na boca, devendo ser colocados na língua.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Trimedal e Trimedal D&F: alguns dos efeitos colaterais de Trimedal e Trimedal D&F podem incluir: palidez, palpitações, taquicardia, dor ou desconforto precordial, ansiedade, inquietação, fraqueza, tremores, tonturas, insônia e cefaleia e sonolência.

Trimedal Tosse: alguns dos efeitos colaterais de Trimedal Tosse incluem vertigem e indisposição gastrintestinal.

Trimedal Alergia: os efeitos colaterais mais comuns podem incluir: sonolência, vertigem, distúrbios gastrintestinais incluindo náusea, vômito, constipação, diarreia ou distensão abdominal, garganta, nariz ou boca seca, dificuldade para urinar ou visão embaçada.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Trimedal: a administração de Trimedal é contraindicada a: mulheres grávidas ou amamentando, pacientes alérgicos ao Paracetamol ou a outros componentes da formula ou a pacientes com hipertensão arterial.

A administração de outros medicamentos contendo Paracetamol é contraindicada durante o tratamento com Trimedal.

Trimedal Tosse: a administração de Trimedal Tosse é contraindicada se: tiver alérgica ao Paracetamol ou a outros componentes da formula​, tomou algum inibidor da monoamina oxidase - IMAO nas últimas duas semanas, tiver doença pulmonar incluindo asma, tiver tosse persistente ou crônica, falta de ar crônica ou tosse flegmática.

A administração de Trimedal Tosse 7,5 mg é contraindicada a crianças com idade inferior a 6 anos e Trimedal Tosse 15 mg a crianças com idade inferior a 12 anos de idade.

Trimedal D&F: a administração de Trimedal D&F é contraindicada a pacientes alérgicos ao Paracetamol ou a outros componentes da formula.

A administração de Trimedal D&F é contraindicada a crianças com idade inferior a 12 anos de idade.

Trimedal Alergia: a administração de Trimedal Alergia é contraindicada a: pacientes alérgicos ao Paracetamol ou a outros componentes da formula, mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com doença pulmonar, pacientes com tosse persistente ou crônica ou a pacientes com glaucoma - pressão de olho aumentada. Durante o tratamento com Trimedal Alergia, é contraindicada a administração de outros medicamentos contendo Difenidramina.

A administração de Trimedal Alergia 12,5 mg é contraindicada a crianças com idade inferior a 6 anos e Trimedal Alergia 25 mg a crianças com idade inferior a 12 anos de idade.

Farmacocinética

Como funciona?

Trimedal tem na sua composição 5 substâncias, Paracetamol, Maleato de Dimetindeno, Rutosídeo, Cloridrato de Fenilefrina e Ácido Ascórbico, responsáveis pelas suas propriedades analgésicas, antitérmicas, anti-histamínicas e descongestionantes. O Paracetamol é um derivado paraminofenólico, um analgésico de baixa toxicidade, que atua inibindo a síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central, com uma ação que permite o bloqueio periférico da dor, agindo eficazmente contra a dor e a febre. O Paracetamol também é um antipirético, que age no centro termorregulador hipolatâmico.
O Maleato de Dimetindeno é um derivado das alquilaminas, antagonista específico dos receptores H1, com ação sedativa, geralmente utilizado para tratamento sintomático de alergias respiratórias e conjuntivites, por diminuir as secreções nasais e oculares.
O Rutosídeo pertence ao grupo dos bioflavonóides, que contribuem para a manutenção das condições normais dos vasos sanguíneos por diminuírem a permeabilidade capilar, aumentada no decurso de qualquer processo inflamatório.
O Ácido Ascórbico, ou Vitamina C, é a substância solúvel em água, conhecida por seus efeitos antioxidantes, e essenciais ao metabolismo celular, geralmente recomendada, nestes casos, para a prevenção e tratamento de gripes e resfriados.
O Cloridrato de Fenilefrina é um simpatomimético, um descongestionante das mucosas nasal e conjuntival com ação direta em receptores alfa-adrenérgicos, sendo usado isoladamente ou em associação a outras substâncias no combate aos sintomas de processos infecciosos das vias respiratórias superiores.

Trimedal Tosse é um medicamento em forma de filme de desintegração oral, que tem na sua composição Bromidrato de Dextrometorfano, um agente supressor central da tosse, com efeito antitússico, que proporciona o alivio da tosse. O Bromidrato de Dextrometorfano inibe o reflexo da tosse, através de uma elevação do limiar de sensibilidade dos receptores na tosse. Após administração oral, começa a atuar 15 a 30 minutos após administração, e a sua ação permanece por um período de 6 a 8 horas.

Trimedal D&F tem na sua composição Paracetamol, sendo um medicamento que atua no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC), diminuindo a sensibilidade para a dor. Após administração oral, começa a atuar 15 a 30 minutos após administração, e a sua ação permanece por um período de 4 a 6 horas.

Trimedal Alergia é um medicamento em forma de filme de desintegração oral, que tem na sua composição Cloridrato de Difenidramina, uma substância anti-histamínica, que possui uma atividade supressora da tosse. Após administração oral, começa a atuar 15 a 60 minutos após administração, e a sua ação permanece por um período de 4 a 8 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Trimedal: antes de iniciar o tratamento com Trimedal, deverá falar com o seu médico se: tiver mais de 65 anos, tiver hipertiroidismo, hipertensão arterial, bradicardia, bloqueio cardíaco, doença arterial coronária ou cardiovascular ou se tiver comprometimento severo da função renal e hepática.

Trimedal Tosse: antes de iniciar o tratamento com Trimedal Tosse, deverá falar com o seu médico se: tiver doença do fígado, for intolerante a açucares ou se tiver diabetes ou se estiver grávida ou amamentando.

O tratamento com Trimedal Tosse não deve exceder os 7 dias consecutivos e pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à frutose, má-absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sacarase-isomaltase não devem tomar esse medicamento.

Trimedal D&F: antes de iniciar o tratamento com Trimedal D&F, deverá falar com o seu médico se: ingere 3 ou mais doses de bebidas alcoólicas por dia, estiver grávida ou amamentando ou se tiver diabetes.

O tratamento com Trimedal D&F não deve exceder os 10 dias consecutivos e em casos de febre não deve ser usado por mais de 3 dias.

Durante o tratamento com Trimedal D&F devem ser evitados outros medicamentos que contenha paracetamol.

Trimedal Alergia: antes de iniciar o tratamento com Trimedal Alergia, deverá falar com o seu médico se: tiver doença nos rins ou no fígado, tiver dificuldades em urinar, tiver intolerância a alguns açúcares ou diabetes, estiver a tomar medicamentos hipnóticos, sedativos, ansiolíticos, analgésicos opioides, antidepressivos como antidepressivos tricíclicos e inibidores da monoamina oxidase - IMAO,

O tratamento com Trimedal Alergia não deve exceder os 7 dias consecutivos, e o seu uso pode causar sonolência.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Trimedal

Em caso de toma excessiva de Trimedal, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Trimedal são: hipertensão arterial, cefaléia, palpitações, parestesias, vômitos e, em casos extremos, convulsões.

Trimedal Tosse, Trimedal D&F e Trimedal Alergia

Em caso de toma excessiva de Trimedal Tosse, Trimedal D&F ou Trimedal Alergia, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Trimedal Tosse são: alucinações, depressão respiratória, excitação, confusão e psicose tóxica.

Composição

Trimedal

Cada comprimido de Trimedal 500 mg contém:

Paracetamol _________________________________ 500 mg
Maleato de Dimetindeno _______________________ 0,5 mg
Rutosídeo ____________________________________ 15 mg
Cloridrato de Fenilefrina __________________________ 2 mg
Ácido Ascórbico ______________________________ 40 mg
Excipientes _____________________________1 comprimido
(Excipientes: Celulose microcristalina, glicolato sódico de amido, amido, álcool polivinílico, dióxido de
titânio, estearato de magnésio, talco, macrogol, povidona, etilcelulose, dióxido de silício coloidal, corante azul e óxido de ferro preto).​

Trimedal Tosse

Cada filme de desintegração oral de Trimedal Tosse de 7,5 mg ou 15 mg contém 7,5 mg ou 15 mg de Bromidrato de Dextrometorfano, equivalentes a 5,5 mg ou 11 mg de Dextrometorfano.

(Excipientes: polacrilina, celulose microcristalina, hipromelose, amido pré-gelatinizado, hiprolose, sorbitol, maltodextrina, fosfato de sódio dibásico, sucralose, macrogol, corante vermelho 40 e aroma de cereja).

Trimedal ​D&F

Cada comprimido de Trimedal ​D&F 750 mg contém:

Paracetamol _________________________________ 750 mg

(Excipientes: amido, povidona, ácido esteárico, dióxido de silício).

Trimedal Alergia

Cada comprimido de Trimedal Alergia de 12,5 mg ou 25 mg contém 12,5 mg ou 25 mg de Cloridrato de Difenidramina, equivalentes a 11 mg ou 22 mg de Difenidramina.

(Excipientes: sulfonato sódico de poliestireno, celulose microcristalina, hipromelose, amido pré- gelatinizado, hiprolose, sorbitol, maltodextrina, sucralose, macrogol, corante roxo e aroma de uva ou corante vermelho 40 e aroma de cereja).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Trimedal Tosse: caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Trimedal Tosse, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, tomando mais tarde a dose seguinte passadas 6 horas.

Trimedal Alergia: caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Trimedal Alergia, deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, tomando mais tarde a dose seguinte passadas 4 horas.

Trimedal dá sono?

Apenas o Trimedal 500 mg pode dar sono, porque tem na sua composição Maleato de Dimetindeno, que é um anti-alérgico que pode provocar sedação e sonolência.

Laboratório

Novartis Biociências

- SAC: 0800 888 3003

Dizeres Legais:

Trimedal: MS: 1.0068.0869 | Farm. Resp.: Virginia da Silva Giraldi

​Trimedal Tosse: MS: 1.0068.1039 | Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira

Trimedal D&F: MS: 1.0068.1057 | Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira

Trimedal Alergia: MS: 1.0068.1038 | Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira

publicidade