Torsilax

Bula do remédio Torsilax. Classe terapêutica dos Analgésicos, Anti-inflamatórios e Relaxantes musculares. Princípios Ativos Cafeína, Paracetamol, Diclofenaco Sódico e Carisoprodol.

Indicação

Para que serve?

Torsilax é indicado para o tratamento de reumatismo, crises agudas de gota e crises de artrite reumatoide, em adultos e crianças com mais de 14 anos de idade. Além disso, também é indicado no tratamento de inflamações graves, como depois de acidentes ou após algumas cirurgias.

Outros medicamentos com efeitos semelhantes, que podem ser receitados pelo seu médico podem ser Ibupril, Mioflex ou Piroxicam.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose mínima recomendada de Torsilax é de 1 comprimido, administrado de 12 em 12 horas. O tratamento com Torsilax nunca deve exceder os 10 dias consecutivos.

Os comprimidos de Torsilax devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e depois de comer.

A duração do tratamento e dose recomendada de Torsilax devem ser indicadas pelo seu médico, pois vão depender do problema a tratar, da gravidade dos sintomas e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Torsilax podem incluir reações de alergia na pele como coceira, vermelhidão, inchaço e dificuldade em respirar, náusea, vômito, dor de cabeça, vertigem, amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, febre ou diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Torsilax está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando especialmente nos últimos 3 meses de gravidez, crianças com menos de 14 anos de idade, pacientes que consumam regularmente bebidas alcoólicas, em tratamento com outros remédios contendo Paracetamol, pacientes com úlcera no estômago e intestino, problemas ou doenças no coração, fígado ou rins, pacientes com historial de alergias ao ácido acetilsalicílico ou a outros medicamentos, pacientes com doenças no sangue, tendência para hemorragias, porfiria ou pressão alta e para pacientes com alergia à Cafeína, ao Paracetamol, ao Diclofenaco Sódico, ao Carisoprodol​ ou a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Torsilax tem na sua composição 4 substâncias, Carisoprodol, Diclofenaco Sódico, Paracetamol e Cafeína, responsáveis pelas propriedades miorrelaxantes, anti-inflamatórias e Aaalgésicas deste medicamento.

O Carisoprodol é um miorrelaxante, usado para relaxar os espasmos característicos das síndromes musculares crônicas dolorosas. Este fármaco possui uma ação central, e por ser um miorrelaxantes atua bloqueando ou retardando a transmissão dos impulsos nervosos no cérebro.

O Diclofenaco Sódico é um composto não-esteroide, com propriedades anti-inflamatórias, anti-reumáticas, analgésicas e antipiréticas.

O Paracetamol é um composto com ação analgésica, que atua através da elevação do limiar da dor, e que apresenta também ação contra a febre, pois atua no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Por último, a Cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central, que pertencente ao grupo das Metilxantinas. Esta é responsável por provocar estímulos psíquicos através do aumento da disponibilidade de Glicose para o cérebro. Além disso, atua sobre a musculatura estriada, permitindo um melhor desempenho, acompanhado de uma menor fadiga. A fórmula de Cafeína presente em Torsilax, também ajuda a corrigir a sonolência que o Carisoprodol provoca, e ajuda a potencializar o efeito analgésico de Torsilax.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Torsilax, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos, estiver a pensar engravidar, pretender realizar exames laboratoriais, tiver sintomas de mal funcionamento do fígado, problemas gastrintestinais, historial de úlceras no estômago e intestino com colite ulcerativa ou Doença de Crohn, estiver mal nutrido, tiver problemas de consumo de álcool excessivo ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Torsilax​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Torsilax​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Torsilax podem incluir náusea, vômito, suor excessivo e mal-estar geral.

Composição

Cada comprimido de Torsilax contém:

Cafeína _______________________________________ 30mg
Carisoprodol __________________________________ 125mg
Diclofenaco Sódico ______________________________ 50mg
Paracetamol __________________________________ 300mg
excipientes q.s.p. _________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, glicolato amido sódico, polivinilpirrolidona, corante amarelo FDC nº 06, croscarmelose sódica, dióxido de silício e estearato de magnésio).

Interações Medicamentosas

Torsilax não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, anticoagulantes orais, Heparina, Sulfonamidas, Metotrexato, Digoxina, medicamentos contendo Lítio, Barbitúricos, Carbamazepina, Hidantoína, Rifampicina, Sulfimpirazona, Glicocorticóides, outros agentes anti-inflamatórios não-esteroides, anestésicos gerais, antidepressivos tricíclicos, outros depressores do Sistema Nervoso Central, Sulfato de Magnésio parenteral, hipnoanalgésicos ou juntamente com inibidores da monoaminooxidase.

Torsilax serve para passar dor de dente?

Sim, Torsilax é um analgésico e anti-inflamatório, que pode ser usado no tratamento da dor de dente, embora não tenha essa indicação na bula. Porém, só deve ser usado para esse fim sob indicação médica.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Dizeres Legais:

Registro M.S.: 1.0465.0220
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

publicidade
< Torante xarope < Torsilax > Torval CR >