Thioctacid 600 HR

Bula de Thioctacid 600 HR

Bula do remédio Thioctacid 600 HR. Classe terapêutica dos Ácido Tióctico. Princípios Ativos Ácido tióctico.

publicidade

Indicação

Para quê serve Thioctacid 600 HR?

Thioctacid 600 HR comprimido é indicado para tratamento dos sintomas da polineuropatia diabética periférica.

Uso adulto - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

O produto é contraindicado em presença de hipersenbilidade conhecida ao ácido tióctico ou a qualquer dos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para crianças e adolescentes.

Posologia

Como usar Thioctacid 600 HR?

Caso não seja receitado diferentemente pelo médico, a dose usual é de 1 comprimido de Thioctacid 600 HR ao dia.

O comprimido deve ser ingerido em jejum, 30 minutos antes do café da manhã, com bastante quantidade de água.

Não ingerir o produto com leite ou suco.

A tomada simultânea com alimentos pode prejudicar a ação do produto.

Como a polineuropatia diabética é uma doença crônica, o tratamento com Thioctacid 600 HR pode ser permanente.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Muito raramente podem ocorrer reações gastrintestinais (mal-estar, vômitos, diarréia, dores de estômago e intestino), reações alérgicas (urticária, coceira, erupção cutânea), distúrbios do paladar e sintomas semelhantes aos de hipoglicemia (tonturas, suor, dores de cabeça e distúrbios da visão).

Nos primeiros sinais de sensibilidade aumentada o produto deve ser suspenso e o médico contatado imediatamente.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Thioctacid 600 HR pode ocasionar perda do efeito da cisplatina (um medicamento contra câncer).

Thioctacid 600 HR não deve ser administrado em conjunto com produtos contendo ferro ou magnésio ou de derivados do leite.

Ao fazer uso de Thioctacid 600 HR 30 minutos antes do café da manhã, produtos à base de ferro e de magnésio podem ser ingeridos no almoço ou no jantar.

Como Thioctacid 600 HR pode aumentar o efeito da insulina ou de outros medicamentos para diabetes, deve ser feito um controle mais frequente da glicose sanguínea, principalmente no início do tratamento com Thioctacid 600 HR, podendo ser necessária a redução da dose da insulina ou de outro antidiabético oral em uso, de acordo com as instruções do médico.

O consumo regular de bebidas alcoólicas pode prejudicar o sucesso do tratamento com Thioctacid 600 HR. Assim, recomenda-se que pacientes com polineuropatia diabética evitem o uso de álcool, mesmo durante os intervalos de tratamento.

Thioctacid 600 HR na gravidez: o tratamento com Thioctacid 600 HR em pacientes grávidas ou amamentando deve ocorrer apenas após cuidadosa avaliação do critério risco/benefício. Gestantes e lactantes só devem fazer uso do produto se expressamente indicado pelo médico.

Não se sabe se o ácido tióctico passa para o leite materno.

O consumo regular de álcool representa um fator de risco significativo para a ocorrência e progressão de quadros clínicos neuropáticos, podendo prejudicar o sucesso do tratamento com Thioctacid 600 HR.

Assim, recomenda-se que pacientes com polineuropatia diabética abstenham-se de bebidas alcoólicas o máximo possível, mesmo durante os intervalos de tratamento.

Não se sabe se o ácido tióctico passa para o leite materno. O tratamento com Thioctacid 600 HR em pacientes grávidas ou amamentando deve ocorrer apenas após cuidadosa avaliação do critério risco/benefício. Gestantes e lactantes só devem fazer uso do produto se expressamente indicado pelo médico.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco Crianças e adolescentes: como não existem dados clínicos disponíveis a respeito do uso do Thioctacid 600 HR em crianças e adolescentes, o produto não deve ser utilizado nestes grupos de pacientes.

Interações Medicamentosas

O efeito da cisplatina pode ser reduzido pela administração concomitante de Thioctacid 600 HR.

Como o ácido tióctico é um quelante de metais, não deve ser utilizado simultaneamente com compostos metálicos, tais como produtos à base de ferro ou magnésio e derivados do leite, em função do seu conteúdo de cálcio.

Se a administração do Thioctacid 600 HR ocorrer 30 minutos antes do café da manhã, produtos contendo ferro e magnésio podem ser utilizados no horário do almoço ou ao anoitecer.

Como o efeito hipoglicemiante da insulina e de antidiabéticos orais pode ser intensificado, recomenda-se acompanhamento regular da glicose sanguínea, particularmente durante o início do tratamento com Thioctacid 600 HR.

Em casos isolados, pode ser necessário reduzir a dose de insulina ou do antidiabético oral, de forma a evitar sintomas de hipoglicemia.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

A ingestão de grandes quantidades do produto pode provocar sintomas graves com risco de vida (convulsões generalizadas e alterações do sangue), principalmente se ocorrer em conjunto com bebidas alcoólicas.

Em caso de suspeita de dose excessiva (mais que 10 comprimidos em adultos ou 50 mg por quilo de peso em crianças), deve-se procurar assistência médica imediata.

Composição

Cada comprimido revestido contém: ácido tióctico (ácido alfa-lipóico) 600 mg.

Excipientes: hiprolose, hiprolose substituída, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, talco, corantes amarelo de quinolina e indigotina.

Apresentação: Comprimidos revestidos - embalagem contendo 30 comprimidos revestidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Proteger da luz.

Manter o frasco bem fechado, dentro do cartucho.

Aspecto físico: os comprimidos de Thioctacid 600 HR são alongados, biconvexos e de cor verde-amarelada.

Laboratório

Merck S.A.

SAC: 0800 7277293

Dizeres Legais

M.S. 1.0089.0330
Farm. Resp.: Marcos A. Silveira Jr. - CRF-RJ nº 6403

publicidade