Tefin

Bula de Tefin

Bula do remédio Tefin. Classe terapêutica dos Antifúngico. Princípios Ativos cloridrato de butenafina.

publicidade

Indicação

Para quê serve Tefin?

TEFIN é indicado para o tratamento de micoses superficiais da pele, como: pitiríase versicolor(micose de praia), tinea pedis (pé-de-atleta), tinea corporis (micose do corpo) e tinea cruris(micose da virilha).

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Não utilize TEFIN se você já teve alergia ou alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 12 anos de idade,incluindo recém-nascidos e prematuros.

Posologia

Como usar Tefin?

TEFIN apresenta-se na forma de creme branco e uniforme.TEFIN deve ser aplicado sobre a pele afetada e sobre a área imediatamente ao redor da seguinte maneira:
▪ No caso de pitiríase versicolor: aplicar uma vez ao dia, durante duas semanas.
▪ No tratamento de tinea pedis interdigital (pé-de-atleta): aplicar uma vez ao dia, durante 4 semanas.
▪ No tratamento de tinea corporis (micose do corpo) ou tinea cruris (micose da virilha): aplicar TEFIN uma vez ao dia, durante duas semanas.

Para a correta utilização de TEFIN, devem-se seguir as seguintes recomendações:
1. Lavar bem as mãos depois de aplicar a medicação na área afetada. Evitar contato comos olhos, nariz, boca e outras mucosas. TEFIN destina-se exclusivamente para uso externo.

2. Secar bem a(s) área(s) afetada(s) antes da aplicação, se desejar aplicar TEFIN depois do banho.

3. Usar a medicação pelo tempo recomendado, mesmo que os sintomas tenham melhorado.
4. Informar ao médico se a área de aplicação apresentar sinais de aumento da irritação,eritema (vermelhidão), prurido (coceira), queimação, bolhas, edema (inchaço) ou secreção.

5. Evitar o uso de curativos oclusivos, exceto se orientado pelo médico.6. Não utilizar esta medicação para outras doenças que não sejam aquelas para as quais foi indicada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Foram relatadas as seguintes reações adversas relacionadas ao TEFIN: queimação/formigamento, prurido (coceira), dermatite de contato, eritema (vermelhidão) eirritação.Atenção: Este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

TEFIN só deve ser aplicado externamente. Deve-se evitar o contato com os olhos, nariz, boca e outras mucosas.

TEFIN não se destina ao uso oftálmico, oral ou intravaginal.Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Uso durante a gravidez – A segurança para o uso tópico de antifúngicos durante a gravideze a amamentação não está estabelecida.Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.Informe ao seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso destemedicamento.Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Precauções
TEFIN destina-se exclusivamente para uso externo. Caso ocorra desenvolvimento de irritação ou sensibilidade com o uso de TEFIN, o médico deverá ser comunicado. Os pacientes sensíveis a antifúngicos da classe alilamina devem usar TEFIN com cautela, devido à possibilidade de ocorrência de reações cruzadas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Até o momento não foram relatados casos de superdose com o produto. Em caso de superdose procure orientação médica.

Composição

Cada grama de TEFIN contém 10 mg de cloridrato de butenafina.

Componentes inativos: álcool benzílico, álcool cetílico, álcool etílico, benzoato de sódio, ceraautoemulsionante, edetato dissódico, estearato peg-40, petrolato líquido, polissorbato 60,propilenoglicol, simeticona, petrolato branco, hidróxido de sódio e água.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

TEFIN deve ser conservado em temperatura ambiente (15°C a 30°C).O prazo de validade de TEFIN é de 24 meses e encontra-se gravado na embalagem externa.Em caso de vencimento, inutilize o produto. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentação

TEFIN Creme 1% apresenta-se em embalagem contendo 1 bisnaga de 20 g.

Para uso dermatológico
USO ADULTO E PEDIÁTRICO (acima de 12 anos)

Interações Medicamentosas

Até o momento não são conhecidas interações de TEFIN com outros medicamentos.Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Informações Legais

MS 1.5584.0042.002-2
Farm. Resp.: Rafaela de Freitas Peixoto CRF-RJ 622
Brainfarma Central de Atendimento 0800.7708422

Laboratório

BRAINFARMA INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA.

Estrada dos Bandeirantes, 3191 – Parte I – Rio de Janeiro
– RJ.CNPJ: 05.161.069/0001-10
Indústria Brasileira
Fabricado por:MANTECORP IND. QUIM. E FARMACÊUTICA LTDA.

Estrada dos Bandeirantes, 3091 – Rio de Janeiro –
RJ.CNPJ: 33.060.740/0001-72
– Indústria Brasileira

publicidade