Sumax Nasal

publicidade

Bula do remédio Sumax Nasal.

Indicação

Para que serve Sumax Nasal?

Antienxaquecoso. Tratamento das crises agudas agudas de enxaqueca, acompanhada ou não de aura, distúrbios visuais, sensitivos ou de vômitos. Não deve ser usada como profilático.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, isquemia cardíaca, infarto do miocárdio preexistente ou angina de Prinzmetal, hipertensão não controlada, enxaqueca hemiplégica, pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase, com inibidores seletivos da recaptação 5-HT ou com lítio. Advertências: as doses recomendadas de Sumax não devem ser ultrapassadas: Sumax injetável não deve ser administrado por via intravenosa, pois pode provocar vasoespasmo coronário em pacientes suscetíveis e angina em pacientes com isquemia cardíaca. Dose máxima em 24 horas; três comprimidos de 100 mg (300 mg), duas injeções de 6 mg (12 mg) ou 2 doses da solução nasal de 20 mg (40 mg). Intervalo mínimo entre doses é de duas horas para comprimidos ou spray nasal. Pode ocorrer sonolência como resultado da enxaqueca ou pelo tratamento com Sumax.

Posologia

Como usar Sumax Nasal?

Adultos: deve ser administrado tão logo se inicie a crise de enxaqueca. Aplicar uma dose do spray em uma das narinas, logo após o início da crise. Se a enxaqueca persistir (embora tenha tido algum alívio), uma segunda dose poderá ser administrada 2 horas após a primeira dose. Não aplique mais do que duas doses (40 mg de sumatriptana) de Sumax Nasal em um período de 24 horas. Pacientes que não sentirem nenhum alívio da enxaqueca, após a primeira dose, não deverão administrar a segunda dose na mesma crise. Idosos: não se recomenda a pacientes acima de 65 anos de idade. - Interações medicamentosas: estudos em voluntários sadios demonstraram que a sumatriptana não interage com propranolol, pisotifen, álcool e flunarizina. A sumatriptana não deve ser usada concomitantemente com inibidores seletivos da captação de 5-HT, lítio, inibidores da MAO, antidepressivos, ergotamina, diidroergotamina e metisergida. - Superdosagem: não há dados sobre superdosagem acima de 400 mg oralmente ou 16 mg subcutaneamente, com ocorrência das reações adversas já descritas. Se houver superdosagem, o paciente deve ser monitorado durante pelo menos 10 horas aplicando-se o tratamento adequado quando necessário. Não se determinou ainda o efeito da hemodiálise ou da diálise peritonial sobre a concentração plasmática da sumatriptana.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

A reação mais freqüente é a dor transitória no local da injeção subcutânea. Outras reações ao produto, por via oral ou subcutânea, podem ser: sensação de formigamento, náusea, vômitos, calor, cansaço, tensão ou pressão em qualquer parte do corpo, rubor, tontura ou sensação de fraqueza. Estas reações são transitórias e moderadas. Por via nasal o efeito adverso mais comum é o sabor desagradável (distúrbio do paladar). Foram relatados aumentos transitórios da pressão sangüínea logo após o tratamento, bem como alteração nos testes da função hepática.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Sumatriptana pode provocar transitória elevação da pressão sangüínea e resistência vascular periférica. Reações vasoespásticas prolongadas foram observadas com ergotamina que, pelo risco de efeito aditivo, não deve ser usada concomitantemente. Deve ser usado com cuidado em pacientes predispostos a distúrbios isquêmicos cardíacos e/ou cerebrais. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes com disfunção das funções renais ou hepáticas, condições que afetam a absorção, o metabolismo ou a excreção da droga. Gravidez: a utilização durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico em relação ao risco/benefício (categoria C). Lactação: a sumatriptana é secretada no leite. Deve ser evitado o seu uso em lactantes.

Composição

Sumatriptana.

Apresentação

Uma dose nasal de 20 mg.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

publicidade