Sulfato de Magnésio

Bula do remédio genérico Sulfato de Magnésio. Classe terapêutica dos Anticonvulsivantes, Antidotos e Vasodilatadores. Princípios Ativos Sulfato de Magnésio Heptahidratado.

Indicação

Para que serve?

Sulfato de Magnésio é indicado para reposição dos níveis de magnésio, no tratamento de hipomagnesemia, edema cerebral, eclâmpsia, controle de convulsão em uremia aguda, tetania uterina, controle das arritmias cardíacas e intoxicação e envenenamento por bário, em adultos e crianças.

Farmacocinética

Como funciona?

O sulfato de magnésio é um composto extremamente importante para o organismo, sendo essencial em diversos processos bioquímicos e fisiológicos, ativando diversos sistemas enzimáticos. O sulfato de Magnésio desempenha um papel importante na transmissão neuroquímica e na excitabilidade muscular, previne e controla convulsões, tem um efeito depressor no Sistema Nervoso Central e atua perifericamente produzindo e ajudando na vasodilatação.

Após a sua administração, via intramuscular, atua no organismo cerca de uma hora após administração, e quando administrado por via intravenosa, tem um efeito quase imediato.​

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sulfato de Magnésio está contraindicado para pacientes com problemas nos rins, com bloqueio cardíaco, com elevada concentração de magnésio do sangue, com dano miocárdico, para pacientes com insuficiência respiratória grave e para pacientes com alergia ao Sulfato de Magnésio ou a outros componentes da fórmula.

publicidade

Posologia

Como usar?

As quantidades de Sulfato de Magnésio a utilizar e a duração do tratamento dependem do problema a tratar e do estado da doença, devendo ser indicadas pelo seu médico. Sulfato de Magnésio é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Sulfato de Magnésio incluem vermelhidão, sede, baixamento da pressão arterial, baixo tônus muscular, diminuição da temperatura corporal, bloqueio da transmissão neuromuscular com depressão dos reflexos, redução da frequência respiratória e cardíaca ou colapso circulatório.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes do seu medico iniciar o tratamento com Sulfato de Magnésio​, deverá informa-lo se estiver grávida ou amamentando, estiver a tomar outros medicamentos, a recuperar de um pós-operatório ou se tiver mais de 65 anos.

Durante o tratamento com Sulfato de Magnésio, é recomendada a monitorização regular da pressão sanguínea.

O tratamento com Sulfato de Magnésio​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Sulfato de Magnésio é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro, pelo que a sua administração excessiva é pouco provável. Porém, o efeito mais comum que pode sentir após a administração excessiva de Sulfato de Magnésio, pode ser aumento da concentração de magnésio do sangue - hipermagnesemia.

Composição

Solução de Sulfato de Magnésio 10% contém:

Sulfato de magnésio heptaidratado ___________________ 10 g

Água para injeção _______________________________ 100 ml

Solução de Sulfato de Magnésio 50% contém:

Sulfato de magnésio heptaidratado ___________________ 50 g

Água para injeção _______________________________ 100 ml

Sulfato de Madnésio trata a eclampsia?

Sim, o Sulfato de Magnésio está indicado no tratamento da eclampsia, pois e um vasodilatador que ajuda a reduzir a pressão arterial, tratando assim os sintomas de eclampsia.

Laboratório

Isofarma - Industrial Farmacêutica Ltda.

- SAC: 85 3878 0900

Dizeres Legais:

M.S.: 1.5170.0010

Farm. Resp.: Kerusa Gurgel Tamiarana

publicidade