Sulfametoxazol + trimetoprima

Bula de Sulfametoxazol + trimetoprima

Bula do remédio genérico Sulfametoxazol + trimetoprima. Classe terapêutica dos Antibióticos. Princípios Ativos Trimetoprima e Sulfametoxazol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Sulfametoxazol + trimetoprima?

Sulfametoxazol + trimetoprima é indicado para o tratamento de infecções respiratórias, urinárias, do estômago e intestino e outros tipos de infecções.

Uso adulto e crianças acima de 12 anos - Uso oral

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Sulfametoxazol + trimetoprima tem ação bactericida, ou seja, é capaz de matar a bactéria.

A ação medicamentosa de Sulfametoxazol + trimetoprima começa logo após a primeira tomada, no entanto, os germes não são eliminados de imediato. Por isso, mesmo que alguns sintomas como febre e dor, desapareçam, é necessário continuar a tomar o remédio pelo período que o médico estabeleceu.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser utilizado em pacientes com doença grave no fígado e nos rins quando não se puder determinar regularmente a concentração da droga no sangue.

Sulfametoxazol + trimetoprima também está contraindicado aos pacientes com alergia à sulfonamida ou trimetoprima.

Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com sérias alterações no sangue nem a pacientes portadores de deficiência de G6PD (desidrogenase de glicose 6-fosfato), a não ser em casos de absoluta necessidade e em doses mínimas.

Posologia

Como usar Sulfametoxazol + trimetoprima?

As doses deste medicamento devem ser administradas pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido.

A posologia deve ser orientada pelo seu médico de acordo com sua doença.

As doses usualmente recomendadas são as seguintes:

Adultos e crianças acima de 12 anos

Dose habitual – 2 comprimidos de sulfametoxazol + trimetoprima 400 mg + 80 mg; ou 1 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 mg + 160 mg, a cada 12 horas.

Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias) - 1 comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 400 mg + 80 mg; ou ½ comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 mg + 160 mg, a cada 12 horas.

Dose máxima (casos especialmente graves) – 3 comprimidos de sulfametoxazol + trimetoprima 400 mg + 80 mg, ou 1 e ½ comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 mg + 160 mg, a cada 12 horas.

Duração do tratamento: em infecções agudas, este medicamento deve ser administrado por pelo menos 5 dias ou, até que o paciente esteja assintomático por pelo menos 2 dias. Se a melhora clínica não for evidente após 7 dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Posologias especiais são recomendadas em determinadas doenças e condições clínicas dos pacientes. O seu médico saberá identificar essas situações e adotar o esquema de doses adequado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Informe seu médico o aparecimento de efeitos colaterais.

Em ordem de frequência encontramos efeitos gastrintestinais (náuseas, lesões na boca, diarreia), reações de pele e zumbidos nos ouvidos que desaparecem com a suspensão do tratamento.

Este medicamento pode aumentar a produção de urina em pacientes com edema de origem cardíaca.

Alterações no exame de sangue também podem surgir de forma leve e sem sintomas, desaparecendo com a suspensão do tratamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Cuidados especiais devem se ter com pacientes idosos e pacientes com problemas de rim e de fígado onde há maior probabilidade de ocorrer efeitos colaterais relacionados à dose ou à duração do tratamento.

Para diminuir os efeitos colaterais, recomenda-se que a duração do tratamento seja a menor possível para o paciente idoso.

Em caso de comprometimento renal, a dose deve ser ajustada.

Pacientes em uso prolongado devem fazer regularmente exames de sangue e urina.

O tratamento com Sulfametoxazol + trimetoprima deve ser descontinuado imediatamente ao primeiro sinal de erupção cutânea ou qualquer outra reação adversa grave.

Sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrado com cautela a pacientes com história de alergia e asma brônquica.

A não ser em casos excepcionais, Sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser administrado a pacientes com sérias alterações hematológicas.

Pacientes idosos ou com deficiência de ácido fólico ou portadores de insuficiência renal podem ter a dosagem de ácido fólico reduzida, porém reversível com a administração complementar de ácido folínico.

Como com todas as drogas contendo sulfonamidas, cuidado é desejável em pacientes com porfiria ou disfunção da tireoide.

Sulfametoxazol + trimetoprima na gravidez e lactação: informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou se iniciar a amamentação durante o uso deste medicamento. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Sulfametoxazol + trimetoprima atravessa a barreira placentária podendo interferir no metabolismo do ácido fólico devendo ser usado na gestação somente se o risco para o feto for justificado pelo benefício para a gestante. Neste caso, é aconselhável que a mulher grávida receba doses de 5 a 10 mg de ácido fólico diariamente e que evite o uso de Sulfametoxazol + trimetoprima nos últimos 3 meses de gravidez, pois há risco do recém-nascido desenvolver problemas neurológicos devido ao acúmulo de bilirrubina no cérebro (kernicterus).

Posologias especiais são recomendadas para certas doenças e condições clínicas do paciente. O seu médico saberá identificar essas situações e adotar o esquema adequado.

Interações Medicamentosas

As seguintes substâncias ou medicamentos sofrem interação com Sulfametoxazol + trimetoprima e portanto seu médico deve ser informado caso esteja utilizando alguma delas:

  • medicamentos para a pressão ou coração: diuréticos, digoxina.
  • medicamentos para doenças do sistema nervoso: depressores do sistema nervoso central, como, por exemplo, os antidepressivos, fenitoína.
  • medicamentos que contêm em sua fórmula: amantadina, antidiabéticos orais, ciclosporina, indometacina, metotrexato, pirimetamina, varfarina.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso de ingestão aguda de altas doses, intencionalmente ou acidentalmente, podem ocorrer os seguintes sintomas: náuseas, vômito, diarreia, cefaleia, vertigens, tontura e distúrbios mentais e visuais.

Em superdosagem crônica, podem ocorrer alterações no sangue. Nestes casos, o médico deve ser procurado o mais rapidamente possível para que o tratamento adequado seja instituído.

Na ingestão aguda de grandes quantidades deve-se provocar o vômito o mais rapidamente possível para eliminar a quantidade máxima possível do medicamento ingerido.

Composição

Sulfametoxazol + trimetoprima 400 mg + 80 mg

Cada comprimido contém:

sulfametoxazol........................................................................................................... 400 mg

trimetoprima..................................................................................................................80 mg

excipiente q.s.p.....................................................................................................1 comprimido
Excipientes: amido, povidona (PVPK 90), crospovidona e estearato de magnésio.

Sulfametoxazol + trimetoprima 800 mg + 160 mg

Cada comprimido contém:

sulfametoxazol........................................................................................................800 mg

trimetoprima............................................................................................................160 mg

excipiente q.s.p................................................................................................1 comprimido
Excipientes: amido, povidona (PVPK 90), crospovidona e estearato de magnésio.

Apresentação:

  • Sulfametoxazol + trimetoprima comprimido de 400 mg + 80 mg: embalagem com 20, 80, 120, 200, 240, 320 e 400 comprimidos.
  • Sulfametoxazol + trimetoprima comprimido de 800 mg + 160 mg: embalagem com 10, 80, 120, 200, 240, 320 e 400 comprimidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Sulfametoxazol + trimetoprima deve ser armazenado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15º e 30 ºC), em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

Aspecto físico:

  • Comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 400 mg + 80 mg possui formato circular, coloração branca, e não apresenta sulcos.
  • Comprimido de sulfametoxazol + trimetoprima 800 mg + 160 mg possui formato oblongo, coloração branca e não apresenta sulcos.

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

Tel.: +55 45 2103-1166

Dizeres Legais

M.S. 1.2568.0209
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842

publicidade