Sonrisal

Bula do remédio Sonrisal. Classe terapêutica dos Antiacidos. Princípios Ativos Ácido Cítrico, Ácido Acetilsalicílico, Bicarbonato de Sódio e Carbonato de Sodio.

Indicação

Para que serve Sonrisal?

Sonrisal é indicado como antiácido e analgésico, no tratamento da azia, má digestão e hiperacidez gástrica.

Uso adulto - Uso oral

Posologia

Como usar Sonrisal?

Você pode tomar um a dois comprimidos de Sonrisal, dissolvidos em um copo pequeno de água, esperar completar a efervescência e beber de uma vez, podendo repetir o uso após 4 horas, conforme necessário.

Você não deve ultrapassar a dose máxima diária recomendada, que é de 8 comprimidos deste medicamento a cada 24 horas.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

O ácido cítrico, o bicarbonato de sódio e o carbonato de sódio reagem em água, produzindo citrato de sódio e proporcionando um aumento do pH intragástrico.

O ácido acetilsalicílico atua como analgésico, inibindo a síntese de prostaglandinas, as quais estão associadas ao desenvolvimento da dor.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Você não deve usar este medicamento se você tiver história de alergia a quaisquer componentes da fórmula ou a salicilatos, tiver história de úlcera ou sangramento no estômago, hemofilia ou suspeita de dengue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Você não deve tomar mais do que a dose recomendada deste medicamento, pois poderá ter efeitos indesejáveis, tais como eructação (arroto), flatulência (gases) e distensão abdominal.

Se você tiver doença dos rins, no fígado, pressão alta, asma, rinite, estiver grávida ou amamentando, ou usando medicamentos anticoagulantes orais, consulte seu médico antes de tomar este medicamento.

Se você tem pressão alta, deve saber que este medicamento contém sódio, caso siga uma dieta com restrição de sódio, não deve tomar múltiplas doses deste medicamento, a menos que orientado por um médico.

O Sonrisal Limão contém fenilalanina.

Atenção fenilcetonúricos: contém fenilalanina.

Sonrisal na gravidez: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Interações Medicamentosas

O bicarbonato de sódio aumenta o pH intra-gástrico, aumentando ou diminuindo a taxa de absorção de algumas drogas.

A alcalinização da urina leva ao aumento da depuração renal de fármacos ácidos como tetraciclinas e barbitúricos, e prolonga a meia-vida de medicamentos básicos.

Ácido acetilsalicílico pode diminuir a eficácia dos inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina), quando administrados concomitantemente com estes medicamentos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Você deve conservar Sonrisal em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz e da umidade.

Guarde-o em sua embalagem original.

Característica física:

Sonrisal é apresentado em comprimidos arredondados, de cor branca.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este medicamento pode causar algumas reações indesejáveis, tais como eructação (arroto), flatulência (gases), distensão abdominal, náusea e vômito.

Você deve interromper o uso deste medicamento e consultar o seu médico, se você apresentar coceira, vermelhidão na pele, espirro, dificuldade para respirar, sangue nas fezes ou no vômito, zumbido ou inchaço.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se você tomar quantidades excessivas deste medicamento, poderá apresentar vômito, desidratação, zumbido, tontura, surdez, suor excessivo, respiração mais rápida e profunda que o normal, confusão mental e coma.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Composição

Cada comprimido efervescente de Sonrisal contém:

Bicarbonato de sódio (1854mg), carbonato de sódio(400mg), ácido acetilsalicílico (325mg), ácido cítrico(1413mg).

Cada comprimido efervescente de Sonrisal Limão contém:

Bicarbonato de sódio (1644mg), carbonato de sódio (400mg), ácido acetilsalicílico (325mg), ácido cítrico (1507,08mg), aroma limão, D&C amarelo Nº 10(C.I. 47005) e aspartamo.

Apresentação:

Embalagens com 5 e 30 envelopes de dois comprimidos efervescentes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Você pode tomar este medicamento assim que se lembrar. Não tome doses com intervalo menor do que 4 horas e não exceda a dose máxima diária recomendada.

Laboratório

GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

SAC: 0800 701 2233

Dizeres Legais

MS. 1.0107.0141

Farm. Resp.: Milton de Oliveira CRF-RJ 5522

SAC 0800 0211529

publicidade