Sirdalud

Bula do remédio Sirdalud. Classe terapêutica dos Miorrelaxantes e Relaxantes musculares. Princípios Ativos Cloridrato de Tizanidina.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Sirdalud é um relaxante muscular que atua principalmente na medula espinhal e reduz o tônus muscular excessivo, indicado para o tratamento da dor decorrente de contraturas musculares ou aumento do tônus muscular, muitas vezes devidos a distúrbios da coluna, distúrbios neurológicos ou casos de pós-operatório de cirurgias de correção de hérnias de disco ou doença inflamatória crônica do quadril.

Uso Oral - Uso Adulto

Posologia

Como usar?

Para o alívio das contraturas musculares dolorosas a dose recomendada de Sirdalud comprimidos 2 mg é de 2 a 4 mg, 3 vezes por dia, podendo ser administrada uma dose adicional de 2 mg ou 4 mg em casos mais graves.
Para casos de espasticidade decorrente de distúrbios neurológicos, a dose inicial de Sirdalud comprimidos 2 mg é de 6 mg, 3 vezes por dia, podendo a dose ser aumentada gradualmente de 2 mg a 4 mg em intervalos de 3 a 4 dias ou semanalmente. A dose de 36 mg por dia nunca deve ser excedida.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, três vezes ao dia e de preferência as doses adicionais, se necessárias, devem ser administradas à noite.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Sirdalud incluem: sonolência, fadiga, tontura, estômago embrulhado, boca seca, fraqueza muscular, queda da pressão sanguínea, aumentos transitórios nas transaminases séricas, falta de sono ou perturbações do sono.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Sirdalud é contraindicada: a pacientes alérgicos ao Sirdalud, Tizanidina, ou a outros componentes da fórmula, a pacientes com problemas graves no fígado ou intolerância à Lactose, a pacientes que estejam a tomar outros medicamentos que contenham Ciprofloxacino e a crianças e adolescentes.

Farmacocinética

Como funciona?

Sirdalud é um medicamento que tem na sua composição a substância ativa cloridrato de tizanidina,ou tizanidina, responsável por reduzir o tônus muscular excessivo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Sirdalud, deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: tiver idade superior a 60 anos, estiver grávida ou amamentando, for um fumador que fuma mais de 10 cigarros por dia, estiver a tomar outros medicamentos como antiarrítmicos, cimetidina, fluorquinolonas e rifampicina, rofecoxibe, contraceptivos orais, ticlopidina, medicamentos utilizados para o tratamento de pressão alta, medicamentos que induzam o sono ou analgésicos potentes.

Durante o tratamento com Sirdalud não deve dirigir ou operar máquinas ou ingerir álcool.

A duração do tratamento com Sirdalud deve ser indicada pelo seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Sirdalud, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, o mais rápido possível, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Sirdalud são: náuseas, vômitos, hipotensão, prolongamento do intervalo QTc, tontura, sonolência, miose, inquietação, dificuldade respiratória ou coma.

Composição

Cada comprimido de Sirdalud é composto por:

Cloridrato de Tizanidina _________________________ 2,28 mg

(Excipientes: lactose, ácido esteárico, dióxido de silício e celulose microcristalina).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Sirdalud deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre. No entanto, as doses de Sirdalud nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos, pelo que se faltarem menos de duas horas para a próxima administração deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Novartis Biociências

- SAC: 0800 888 3003

Dizeres Legais:

MS: 1.0068.0055
Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer

​Cloridrato de Tizanidina é o nome genérico deste medicamento.

publicidade