Sibutramina 15 mg

Bula do remédio genérico Sibutramina 15 mg. Classe terapêutica dos Inibidores do apetite. Princípios Ativos Cloridrato de Sibutramina Monoidratado.

Indicação

Para que serve?

A Sibutramina é indicada no tratamento da obesidade, para adultos com um índice de massa corporal maior ou igual a 30 kg/m2.

Sibutramina pode ser encontrada em cápsulas de 10 e 15 mg.

Farmacocinética

Como funciona?

Sibutramina é um composto que atua diretamente no sistema nervoso central, estimulando a sensação de saciedade. Assim, Sibutramina gera a satisfação da fome com menores quantidades de alimentos, o que a longo prazo conduz a uma perda gradual do peso.

A Sibutramina exerce os seus efeitos terapêuticos no organismo através da inibição da recaptação de noradrenalina, serotonina e dopamina.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose inicial recomendada pelo médico é de 1 cápsula de 10 mg por dia. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica, a dose diária pode ser aumentada para uma dose máxima de 1 cápsula de Sibutramina 15 mg por dia.

As cápsulas não devem ser partidas ou mastigadas e devem ser ingeridas logo pela manhã, em jejum ou após o café da manhã.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Sibutramina 15 mg podem incluir aumento dos batimentos cardíacos, palpitações, aumento da pressão arterial, vermelhidão na pele, ondas de calor, náusea, pioria da hemorroida, delírios, sensações na pele como frio, calor, formigamento ou pressão, dor de cabeça, ansiedade, suor excessivo e alterações do paladar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sibutramina 15 mg está contraindicado para pacientes com mais de 65 anos de idade, pacientes com historial de diabetes mellitus tipo 2 associado a pressão alta, dislipidemia, fumante ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria, pacientes com historial de doença arterial coronariana como angina, historial de infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, taquicardia, doença arterial obstrutiva periférica, arritmia ou doença cerebrovascular como acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório, pacientes em tratamento com inibidores da monoamino-oxidade, outros medicamentos de ação central para a redução de peso ou medicamentos para tratamento de transtornos psiquiátricos, pacientes com pressão alta descompensada, transtornos alimentares como bulimia ou anorexia, pacientes com índice de massa corpórea menor que 30 kg/m2 e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Sibutramina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretendendo engravidar ou amamentando, tiver historial de transtornos alimentares como anorexia nervosa ou bulimia nervosa com vômitos, tiver epilepsia ou historial de crises convulsivas, glaucoma ocular, causas orgânicas de obesidade como hipotireoidismo, síndrome da apneia do sono, psicose, depressão, euforia, pensamentos suicidas ou suicídio,tiver glaucoma, hipertensão pulmonar, epilepsia, tendencia para hemorragias, tiver doenças ou problemas no fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Sibutramina, deve ser feita uma monitorização regular da pressão arterial e frequência cardíaca, devendo o tratamento ser interrompido em pacientes que tenham aumento após duas medicações consecutivas, da pressão ou da frequência cardíaca.

Durante o tratamento com Sibutramina deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode afetar a sua habilidade e atenção

O tratamento com Sibutramina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. De acordo com indicação médica, o tratamento com Sibutramina 15 mg pode prolongar-se até 2 anos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Sibutramina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Sibutramina podem incluir taquicardia, pessão alta, dor de cabeça e tontura.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Sibutramina deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no mesmo dia. Porém, se só se lembrar no dia seguinte, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Sibutramina nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Composição

Sibutramina 15 mg por cada cápsula contém:

Cloridrato de Sibutramina monoidratado _____________ 15 mg

- Equivalente a 12,55 mg de sibutramina

Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, dióxido de silício e estearato de magnésio).

Sibutramina 10 mg por cada cápsula contém:

Cloridrato de Sibutramina monoidratado _____________ 10 mg

- Equivalente a 8,37 mg de sibutramina

Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, dióxido de silício e estearato de magnésio).

Interações Medicamentosas

Sibutramina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros agentes que inibem a recaptação da serotonina, bebidas alcoólicas, inibidores da monoamino-oxidase, medicamentos de ação central, medicamentos para enxaqueca, descongestionantes, antitussígenos, antigripais, antialérgicos que contenham efedrina ou pseudoefedrina, inibidores do citocromo P450 como cetoconazol, eritromicina ou cimetidina ou juntamente com medicamentos conhecidos por afetar a coagulação do sangue.

Sibutramina emagrece?

Sim, Sibutramina emagrece pois é um remédio que sob indicação médica é utilizado no tratamento da obesidade, pois é um inibidor do apetite.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

M.S.: 1.0370.0531
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

publicidade
< Siblima < Sibutramina 15 mg > Sigmasporin Microral >