Selimax pulso

Bula de Selimax pulso

Bula do remédio Selimax pulso. Classe terapêutica dos Antibióticos. Princípios Ativos azitromicina di-hidratada.

publicidade

Indicação

Para quê serve Selimax pulso?

Selimax Pulso​ é indicado para o tratamento da acne vulgar.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Selimax pulso​ é contra-indicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina , eritromicina , ou a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina ), cetolídeo ou a qualquer componente da fórmula.

Posologia

Como usar Selimax pulso?

Selimax pulso deve ser administrado em dose única diária.

Os comprimidos revestidos podem ser administrados a qualquer hora do dia, inclusive com as refeições, uma vez que não foi observada qualquer diminuição significante na biodisponibilidade da azitromicina quando administrada concomitantemente com uma refeição rica em gorduras.

A posologia está descrita abaixo.

  • Adultos e crianças acima de 12 anos

Para o tratamento da acne vulgar, a azitromicina deve ser administrada de forma intermitente em três ciclos de 500 mg/d: primeiro ciclo de um comprimido ao dia por três dias e sete dias de intervalo; segundo ciclo de um comprimido ao dia por três dias com sete dias de intervalo; e terceiro ciclo de um comprimido ao dia por três dias.

  • Uso em pacientes com insuficiência renal

Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada (taxa de filtração glomerular 10-80 mL/min). No caso de insuficiência renal grave (taxa de filtração glomerular < 10 mL/min), Selimax pulso deve ser administrado com cautela.

  • Uso em pacientes com insuficiência hepática

As mesmas doses que são administradas a pacientes com a função hepática normal podem ser utilizadas em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada.

Este medicamento não pode ser mastigado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Avisar o médico responsável pelo tratamento quando do aparecimento de reações desagradáveis como sensação de cansaço, sonolência ou fraqueza; dor de cabeça ou nas juntas; zumbido, perda de apetite, manchas avermelhadas na pele, reações de origem gastrintestinal como diarréia, fezes amolecidas, desconforto gastrintestinal (dor/cólica), náusea, vômito (principalmente se 1 hora após o uso da medicação), flatulência, mudança de cor e quantidade de urina, urina escurecida ou fezes claras; pele amarelada; placas esbranquiçadas na boca ou nos lábios, corrimento vaginal e reações alérgicas (inchaço da face, boca, pescoço, mãos e pés).

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Se você tiver algum problema grave de fígado, Selimax pulso deve ser utilizado com cuidado.

Fique atento para o aparecimento de qualquer outra infecção.

Como qualquer outro antibiótico, pode ocorrer o crescimento de organismos não suscetíveis à Selimax pulso (ou seja, contra os quais a azitromicina não age), incluindo fungos.

Foram observados repolarização cardíaca e prolongamento do intervalo QT (alterações no ritmo cardíaco), risco de desenvolvimento de arritmia cardíaca e torsade de pointes (alterações no ritmo do coração) nos tratamentos com outros macrolídeos.

Um efeito semelhante com azitromicina não pode ser completamente excluído em pacientes sob risco aumentado de repolarização cardíaca prolongada.

Selimax pulso ma gravidez e lactação: embora a azitromicina possa ser utilizada por mulheres grávidas em determinadas situações, cabe ao médico decidir a manutenção do tratamento durante a gravidez.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

Informar ao médico se está amamentando.

Não há evidências de que Selimax pulso possa afetar a sua habilidade em dirigir ou operar máquinas.

Interações Medicamentosas

O médico deve ser avisado em caso de tratamento com outros medicamentos contendo teofilina, ciclosporina, digoxina, digitálicos, amiodarona, propafenona, atorvastatina, cetirizina ou triazolam.

Avise o médico em caso de tratamento com medicamentos do tipo anticoagulantes a base de varfarina; a base de sulfas como sulfametoxazol e trimetoprima; ou derivados do ergô, como ergotamina, diidroergotamina.

Avise o médico em caso de tratamento com medicamentos anti-retrovirais (para AIDS) como nelfinavir, didanosina, efavirenz, indinavir ou zidovudina ou se está sob tratamento com medicamentos para epilepsia como carbamazepina ou fenitoína.

A azitromicina não deve ser administrada juntamente com antiácidos a base de alumínio ou magnésio.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Os eventos adversos observados com doses superiores às recomendadas foram similares aos eventos observados com as doses recomendadas.

Na ocorrência de superdose, são indicadas medidas gerais de suporte, sintomáticas e lavagem gástrica.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

azitromicina diidratada (equivalente a 500 mg de azitromicina base).................524,10 mg

excipientes q.s.p.....................................................................1 comprimido revestido

(fosfato de cálcio dibásico, celulose microcristalina, amido, estearato de magnésio, crospovidona, laurilsulfato de sódio, povidona, dióxido de silício coloidal, talco, macrogol, dióxido de titânio e metacrilato de dietilaminoetila).

Apresentação: comprimidos revestidos com 500 mg de azitromicina base - embalagens contendo 9 comprimidos revestidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.

Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Selimax pulso é um medicamento que tem como substância ativa um antibiótico que age impedindo o crescimento e a reprodução dos microorganismos sensíveis à azitromicina.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso você esqueça de tomar este medicamento no horário estabelecido pelo médico, tome-o assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.

Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Dizeres Legais

MS n°: 1.0033.0067.
Farmacêutica Responsável: Cíntia Delphino de Andrade - CRF-SP n° 25.125

publicidade