Secnidal

Bula de Secnidal

Bula do remédio Secnidal. Classe terapêutica dos Parasiticidas. Princípios Ativos Secnidazol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Secnidal?

Amebiase intestinal sob todas as formas; amebiase hepatica; giardiase; tricomoniase.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade aos derivados imidazolicos; suspeita de gravidez e nos tres primeiros meses de gravidez; aleitamento.

Posologia

Como usar Secnidal?

Tricomoniase: adultos: dose unica de 4 comprimidos (2 g); a mesma dose e recomendada para o conjuge. amebiase intestinal e giardiase: adultos: dose unica de 4 comprimidos (2 g). criancas: suspensao: dose unica de 30 mg/kg/dia (maximo: 2g), ou seja, 1 ml/kg de peso em tomada unica. amebiase hepatica: adultos: 500 mg (1 comprimido), 3 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias. criancas: suspensao: 30 mg/kg/dia (maximo: 2 g) durante 5 a 7 dias, ou seja, 1 ml/kg de peso durante 5 a 7 dias. observacao: o medicamento deve ser administrado em uma das refeicoes, preferencialmente a noite.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Disturbios digestivos: nauseas, gastralgia, alteracao do paladar (gosto metalico), glossites e estomatites; erupcoes urticariformes; leucopenia moderada, reversivel com a suspensao do tratamento; mais raramente: vertigens, fenomenos de incoordenacao e ataxia, parestesias, polineurites sensitivo-motoras. superdosagem: neste caso, realizar lavagem gastrica o mais precocemente possivel e administrar sintomaticos, de acordo com o necessario.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Como acontece com outros imidazolicos, deve-se evitar a ingestao de bebidas alcoolicas durante o tratamento com secnidal e ate 4 dias apos o seu termino. recomenda-se tambem evitar a administracao de secnidal aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguinea e disturbios neurologicos. - interacoes medicamentosas: recomenda-se nao associar secnidazol ao disulfiram (risco de surto delirante, estado confusional); deve-se tomar cautela, tambem, em caso de associacao com warfarina (aumenta o efeito anticoagulante). efeito antabuse se ingerido concomitantemente a bebida alcoolica.

Composição

Secnidazol

Apresentação

Estojos com 4 e 8 comprimidos a 500 mg. frascos dosados a 450 mg de secnidazol (30 mg/ml), para diluicao a 15 ml com agua. frascos dosados a 900 mg de secnidazol (30 mg/ml), para diluicao a 30 ml com agua.

Laboratório

Rhodia Farma Ltda.

SAC: 0800-112300

publicidade