Roacutan

Bula do remédio Roacutan. Classe terapêutica dos Anti-acneicos. Princípios Ativos Isotretinoina.

Indicação

Para que serve?

Roacutan é indicado para as formas de acne grave, no tratamento de nódulo-cística, conglobata, acne com risco de cicatrizes permanentes ou resistente a tratamentos anteriores, em adultos.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose inicial recomendada de Roacutan é de 0,5 mg/kg por dia. Posteriormente a dose pode ser aumentada, de acordo com indicação médica, e pode variar entre os 0,5 e os 2,0 mg/kg por dia. A duração do tratamento e a dose recomendada vão depender da gravidade do acne a tratar e da resposta de cada paciente ao tratamento, e por isso devem ser indicados pelo médico.

Antes de tomar as cápsulas de Roacutan​ deve comer e engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Roacutan incluem ressecamento da pele, lábios, nariz ou olhos, rouquidão, conjuntivite, dor de cabeça, náusea, diarreia grave, opacidade da córnea, intolerância a lentes de contato e problemas de visão. Além destes efeitos colaterais, Roacutan pode causar o surgimento de outros sintomas, sendo por isso aconselhado que fale com o seu médico.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Roacutan está contraindicado para mulheres grávidas, que possam engravidar ou que estejam amamentando, para crianças com menos de 12 anos de idade, para pacientes com problemas no fígado, hipervitaminose A preexistente e para pacientes com alergia ao Isotretinoína ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, é também contraindicado que as mulheres engravidem até um mês após o término do tratamento com Roacutan.

Farmacocinética

Como funciona?

Roacutan tem na sua composição Isotretinoína, um derivado da vitamina A, capaz de suprimir atividade e diminuir o tamanho das glândulas produtoras de sebo.

Roacutan tem um tempo médio de início de ação farmacológica estimado entre 8 e 16 semanas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Roacutan​, deverá falar com o seu médico se tiver historial de depressão ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Roacutan é um medicamento que pode interferir com o efeito do anticoncepcional, sendo recomendado que mantenha a utilização de outras medidas contraceptivas durante o tratamento com Roacutan. Além disso, Roavutan é um medicamento teratogênico, que pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto, sendo imprescindível que evite a gravidez antes, durante e após o tratamento com Roacutan.

Em mulheres, o tratamento com Roacutan apenas deve ser iniciado no 2º ou 3º dia do próximo ciclo menstrual normal.

O tratamento com Roacutan nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Além disso, antes e após o tratamento com Roacutan, a doação de sangue deve ser evitada.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Roacutan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Roacutan deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do dia seguinte. As doses de Roacutan nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Composição

Roacutan 10 mg por cada cápsula contém:

13-cis-retinoico __________________________________ 10 mg

Excipientes __________________________________ 1 Cápsula

Roacutan 20 mg por cada cápsula contém:

13-cis-retinoico __________________________________ 20 mg

Excipientes __________________________________ 1 Cápsula

(Excipientes: óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho).

Interações Medicamentosas

Roacutan não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como vitamina A, tetraciclinas e seus derivados, carbamazepina, fenitoína ou com progesterona usada como método contraceptivo.

Quando é possível engravidar após usar Roacutan?

Para engravidar após utilizar Roacutan é necessário fazer um período de espera mínimo de 1 mês, após o término do tratamento, uma vez que este medicamento pode causar aborto ou mal formações no feto.

Roacutan pode provocar perda de peso?

Sim, Roacutan pode fazer emagrecer, pois pode causar náusea ou diarreia grave, o que em algumas pessoas, pode levar à perda de peso.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

O genérico de Roacutan é a Isotretinoína, porém outro remédio para tratar o acne pode ser o Isotrexin.

Dizeres Legais:

MS - 1.0100.0182

Farm. Resp.: Guilherme N. Ferreira

publicidade
< Rivotril gotas < Roacutan > Rocaltrol >