Rivotril

Bula do remédio Rivotril. Classe terapêutica dos Anticonvulsivantes e Antiepiléticos. Princípios Ativos Clonazepam.

Indicação

Para que serve?

Rivotril gotas, sublingual ou comprimidos é indicado no tratamento de crises epilépticas, espasmos infantis, transtornos de ansiedade e de humor, síndromes psicóticas, síndrome das pernas inquietas e da boca ardente e no tratamento de vertigens e distúrbios do equilíbrio, em adultos e crianças.

Farmacocinética

Como funciona?

Rivotril tem na sua composição Clonazepam, um composto que pertence à classe dos benzodiazepínicos, responsáveis por causar uma leve inibição do sistema nervoso central, que conduz a uma ação anticonvulsivante, levemente sedativa, relaxante muscular e tranquilizante.

Após administração oral, a ação de Rivotril inicia cerca de 30 a 60 minutos após administração, prolongando-se durante um período que varia entre as 6 e as 12 h.

Posologia

Como usar?

As doses recomendadas de Rivotril gotas, sublingual ou comprimidos e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. O tratamento deve sempre ser iniciado com as doses mais baixas possíveis, devendo o aumento das doses ser feito gradualmente e apenas segundo indicação médica.

  • Rivotril Gotas de 2,5 mg

​​A solução oral deve ser administrada utilizando o conta-gotas fornecido, devendo ser administradas o número de gotas recomendadas pelo médico. É recomendado que as gotas antes de ser administradas sejam dissolvidas em um pouco de líquido.

  • Rivotril sublingual de 0,25 mg

É recomendada a administração dos comprimidos sublinguais debaixo da língua, para que possam ser dissolvidos na saliva e absorvidos. Os comprimidos devem permanecer sob a língua durante um período mínimo de 3 minutos, sem serem deglutidos ou mastigados.

  • Rivotril Comprimidos de 0,5 mg ou 2,0 mg

É recomendada a ingestão dos comprimidos inteiros juntamente com uma pequena quantidade de líquido não-alcoólico, sem partir ou mastigar os comprimidos.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Rivotril ​gotas, sublingual ou comprimidos podem incluir sonolência, lentidão de pensamento, dor de cabeça, infecções respiratórias, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, falta de coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite, falta de concentração, alterações na visão, aparência de olho esbranquiçado semelhante a catarata - “olho vítreo", palpitações, perda do apetite, urticária e coceira na pele, fraqueza muscular, fadiga, dificuldade para urinar, cólicas menstruais, diminuição de interesse sexual, otite, vertigem, desidratação, amnésia ou alucinações.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Rivotril está contraindicado para pacientes com doença grave nos pulmões ou figado, glaucoma agudo de ângulo fechado e para pacientes com alergia a benzodiazepínicos, ao Clonazepam​ ou a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Rivotril, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças nos rins, pulmões ou fígado, porfiria, sinais ou sintomas de depressão, historial de tentativa de suicídio, intolerância à galactose ou deficiência de lactase, ataxia cerebelar ou espinhal, historial de uso regular ou de intoxicação aguda por álcool ou drogas ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica ou depressores do sistema nervoso central.

Rivotril é um medicamento que pode causar dependência física e psicológica, pelo que, apenas deve ser utilizado de acordo com indicação médica. Em casos de dependência ou uso prolongado, quando o tratamento é interrompido bruscamente, podem ser sentidos sintomas como psicoses, distúrbios no comportamento, tremores, suor excessivo, agitação, problemas de sono, dor de cabeça, dores musculares, câimbras, ansiedade extrema, tensão, cansaço, confusão, irritabilidade ou convulsões.

Durante o tratamento com Rivotril​ deve evitar dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode prejudicar a habilidade e a atenção.

O tratamento com Rivotril nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Rivotril gotas, sublingual ou comprimidos​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Rivotril gotas por cada 1 ml, cerca de 25 gotas, de solução oral contém:

Clonazepam _______________________________ 2,5 mg/ml

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: sacarina sódica, ácido acético, propilenoglicol, essência de pêssego).

Rivotril sublingual por cada comprimidos sublingual contém:

Clonazepam _________________________________ 0,25 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, manitol, amidoglicolato de sódio e estearilfumarato de sódio).

Rivotril comprimidos de 0,5 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 0,5 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido de milho, amido pré-gelatinizado, óxido de ferro amarelo, óxido férrico, talco, estearato de magnésio).

Rivotril comprimidos de 2,0 mg por cada comprimido contém:

Clonazepam __________________________________ 2,0 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido pré-gelatinizado, estearato de magnésio, celulose microcristalina).

Interações Medicamentosas

Rivotril não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, medicamentos depressores do sistema nervoso central, medicamentos que agem no sistema nervoso como antidepressivos, medicamentos para dormir, analgésicos, antipsicóticos, ansiolíticos ou anticonvulsivantes, suco de toranja,

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Rivotril deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Rivotril nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Rivotril faz engordar?

Sim, Rivotril pode fazer engordar, pois em algumas pessoas pode causar aumento de apetite, sonolência, fadiga e sedentarismo o que pode conduzir a um aumento do peso.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

O genérico de Rivotril é o Clonazepam e outros remédios para o tratamento da epilepsia podem ser Égide, Diazepam, Fenitoína ou Valix.

Dizeres legais:

MS: 1.0100.0072

Farm. Resp.: Tatiana Tsiomis Díaz

publicidade
< Ritmonorm < Rivotril > Roacutan >