Ranitidina

Bula do remédio genérico Ranitidina. Classe terapêutica dos Antiácidos e Antiulcerosos. Princípios Ativos Cloridrato de Ranitidina.

Indicação

Para que serve?

Ranitidina xarope, comprimidos ou injetável, também conhecida por Cloridrato de Ranitidina, é indicada para o tratamento de úlcera no estômago ou duodeno, problemas causados pelo refluxo de ácido do estômago para o esôfago, problemas causados pela produção de ácido em excesso no estômago e no tratamento de outros problemas como indigestão ou azia.

Outro remédio que também pode ser prescrito pelo seu médico para tratar úlceras ou gastrite no estômago ou intestino é o Omeprazol.

Posologia

Como usar?

Ranitidina Xarope 15 mg/ml

  • A dose recomendada para tratamento da úlcera gástrica ou úlcera duodenal é de 150 mg, administrados 2 vezes por dia ou 300 mg à noite.
  • Em casos de tratamento prolongado, a dose recomendada é de 150 mg à noite.

As doses de Ranitidina Xarope devem ser administradas em toma única, não sendo recomendada a diluição ou mistura do xarope com outras preparações.

Ranitidina Comprimidos 150 mg e 300 mg

  • A dose recomendada para tratamento da úlcera gástrica, úlcera duodenal ou esofagite de refluxo é de 150 mg, administrados 2 vezes por dia, ou 300 mg à noite.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar. Além disso, a duração do tratamento com Ranitidina em comprimidos pode variar entre as 4 e as 12 semanas de tratamento, devendo ser indicado pelo seu médico.

Ranitidina Injetável 25 mg/ml

  • O tratamento com Ranitidina Injetável deve ser indicado indicado pelo seu médico, e geralmente é feito através de uma injeção lenta diretamente na veia, durante 2 a 3 minutos, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Ranitidina podem incluir respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, sensação de fraqueza, náusea, perda do apetite, pele e olhos amarelados, redução dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares, vertigem, cansaço ou fraqueza excessiva, visão embaçada, queda de cabelo, impotência, dor no estômago, diarreia, falta de ar e fadiga, infecções recorrentes ou hematomas.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Ranitidina está contraindicado para mulheres grávidas, pretendendo engravidar ou amamentando e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, Ranitidina comprimidos está também contraindicada para crianças e para pacientes com problemas nos rins ou com porfiria.

Farmacocinética

Como funciona?

A Ranitidina é um remédio que pertence à classe dos antiácidos e anti-ulcerosos, capaz de reduzir a quantidade de ácido produzida no estômago, o que favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne as suas possíveis complicações.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Ranitidina, deverá falar com o seu médico se tiver suspeitas de úlcera gástrica com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito ou sensação de estômago cheio ou pesado após as refeições, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, porfiria aguda ou outras doenças, tiver de realizar exames laboratoriais de sangue ou urina ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Ranitidina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Ranitidina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Ranitidina Xarope 15 mg/ml por cada 1 ml de xarope contém:

Cloridrato de ranitidina _________________________ 16,8 mg

- Equivalente a 15 mg de Ranitidina

Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: ácido ascórbico, ciclamato de sódio, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, sacarina sódica di-hidratada, metabissulfito de sódio, sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de banana, aroma de groselha e água purificada).

Ranitidina Comprimidos de 150 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Ranitidina __________________________168 mg

- Equivalente a 150 mg de Ranitidina

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).

Ranitidina Comprimidos de 300 mg por cada comprimido contém:

Cloridrato de Ranitidina _________________________ 336 mg

- Equivalente a 300 mg de Ranitidina

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).

Ranitidina Injetável 25 mg/ml por cada 1 ml de solução contém:

Cloridrato de Ranitidina __________________________ 28 mg

- Equivalente a 25 mg de Ranitidina

Veículo _________________________________________ 1 ml

(Excipientes: água para injeção, fenol, fosfato de sódio dibásico e fosfato de potássio monobásico).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Durante o consumo, a Ranitidina deve ser mantida no cartucho de cartolina e deve ser conservada à temperatura ambiente, entre os 15º C e os 30º C, e protegida da luz e da umidade.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ranitidina deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Posso tomar Ranitidina durante a gravidez e amamentação?

A Ranitidina só deve ser usado durante a gravidez e amamentação caso seja essencialmente necessário e sob indicação médica, pois esta substância atravessa a barreira placentária e pode passar para o leite materno.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Dizeres Legais:

Ranitidina Xarope: MS: 1.0573.0463 | Farm. Resp.: Gabriela Mallmann.

Ranitidina Comprimidos: MS: 1.0370.0449 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva.

Ranitidina Injetável: MS: 1.0370.0385 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva.

publicidade
< Ranidin < Ranitidina > Rapamune >