Primosiston

Bula do remédio Primosiston.

Bula de Primosiston

Indicação

Para que serve Primosiston?

Hemorragias uterinas disfuncionais. Aprazamento da menstruação.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Carcinoma da mama ou do útero. Da mesma forma que os demais progestogênios orais, não deve ser empregado durante a gravidez.

Posologia

Como usar Primosiston?

Hemorragias uterinas disfuncionais: 1 comprimido 3 vezes ao dia, durante 10 dias. A hemorragia cessa dentro de 24 a 72 horas. A ingestão dos comprimidos não deve ser interrompida, pois a interrupção prematura leva ao insucesso do tratamento. 1 a 4 dias após suspensão da medicação ocorrerá uma hemorragia que, em intensidade e duração, corresponde à menstruação normal. Quando desejável pelo estado geral da paciente, esta hemorragia posterior pode ser adiada, contínuando a medicação para além de 10 dias. Profilaxia das recidivas: para evitar nova hiperproliferação do endométrio e prevenir seguramente as recidivas que ocorrem especialmente na forma pré-climatérica da hemorragia disfuncional: 1 comprimido, 2 vezes ao dia, do 19º ao 26º dia do ciclo, considerando o primeiro dia da menstruação como dia 1. Aprazamento da menstruação: adiamento da menstruação: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante, no máximo, 2 semanas, iniciando 3 dias antes da menstruação esperada, adiará a menstruação para 2 a 3 dias após suspensão da medicação. Antecipação da menstruação: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, durante, no mínimo, 8 dias, a partir do 5º dia do ciclo (considerando o primeiro dia da menstruação como dia 1), antecipará a menstruação para 2 a 3 dias após a suspensão da medicação.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Ocasionalmente podem ocorrer ou reaparecer sintomas habitualmente associados ao ciclo menstrual, principalmente os da fase pré-menstrual e menstrual: tensão mamária, ligeiro aumento de peso, náuseas e sensação de plenitude gástrica, lombalgia e cefaléia. Observações: face aos curtos períodos de administração e das pequenas doses empregadas (subfisiológicas para o estrogênio e fisiológicas para o progestogênio) nos tratamentos indicados, dificilmente cabem aqui as contra-indicações e limitações da hormonioterapia com doses mais elevadas e de tempo prolongado, o que, entretanto, não autoriza a dispensar o controle médico especial das pacientes suscetiveis.

Composição

Cada comprimido contém 2 mg de acetato denoretisterona e 0,01 mg de etinilestradiol.

Apresentação

Frascos com 30 comprimidos.

Laboratório

Bayer S.A.

SAC: 0800 702 1241

publicidade