Prednisolona

Bula do remédio genérico Prednisolona. Classe terapêutica dos Adrenocorticosteroides, Anti-inflamatórios e Esteroides. Princípios Ativos Prednisolona.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg é indicado para distúrbios endócrinos e reumáticos, colagenoses, doenças dermatológicas, alergias graves, doenças nos olhos, respiratórias e neoplásicas, distúrbios hematológicos, estados edematosos, doenças gastrintestinais, doenças neurológicas, e no tratamento de meningite tuberculosa, triquinose e dermatomiosite sistêmica, em adultos e crianças.

Prednisolona Colírio é indicado para inflamações no olho, que sejam sensíveis a esteroides, em adultos.

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml é indicado para colagenoses, estados edematosos, distúrbios hematológicos, alergias graves, doenças nos olhos, respiratórias, neoplásicas, gastrintestinais, neurológicas e dermatológicas, distúrbios endócrinos e reumáticos, e no tratamento de dermatomiosite sistêmica, triquinose e meningite tuberculosa, em adultos e crianças.

Prednisolona Gotas é indicado para doenças do sangue, de pele, nos olhos, respiratórias, neoplásicas, gastrintestinais e neurológicas, distúrbios endócrinos e reumáticos, alergias, retenção de líquido e outros distúrbios como meningite tuberculosa ou triquinose, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg

Adultos: a dose inicial recomendada de Prednisolona varia de 5 a 60 mg, cerca de 1 comprimido de Prednisolona 5 mg a 3 comprimidos de Prednisolona 20 mg, por dia. Esta dose depende da doença específica a ser tratada e deve ser ajustada pelo seu médico.

Crianças: a dose inicial recomendada de Prednisolona em Comprimidos de 20 mg ou 5 mg para crianças, vai depender da doença a ser tratada, da idade e do peso corporal e deve ser indicada pelo médico.

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml

Adultos: a dose inicial recomendada de Prednisolona varia de 5 a 60 mg, cerca de 5 ml de Prednisolona Suspensão Oral a 1 mg/ml a 20 ml de Prednisolona Suspensão Oral a 3 mg/ml, por dia. Esta dose deve ser indicada pelo seu médico e depende da doença específica a ser tratada.

Bebês e Crianças: a dose inicial recomendada de Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml para bebês e crianças, deve ser indicada pelo médico, pois vai depender da doença a ser tratada, da idade e do peso corporal.

Prednisolona Colírio

A dose recomendada de Prednisolona Colírio para adultos é de 1 ou 2 gotas no olho afetado, 2 a 4 vezes por dia. Nas primeiras 24 horas de tratamento, a dose pode ser aumentada para 2 gotas de hora a hora.

Prednisolona Gotas

Adultos: a dose inicial recomendada de Prednisolona Gotas para adultos varia de 5 a 60 mg, cerca de 9 gotas a 109 gotas, por dia. Esta dose depende da doença específica a ser tratada e deve ser ajustada pelo seu médico.

Crianças: a dose pediátrica inicial recomendada de Prednisolona Gotas é de 0,14 a 2 mg por kg de peso da criança, cerca de 3 gotas por cada 1 kg de peso da criança, por dia. As doses devem ser administradas 1 a 4 vezes por dia. Porém, a dose recomendada para crianças vai depender da doença a ser tratada, da idade e do peso corporal.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg, Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml e Prednisolona Gotas

Alguns dos efeitos colaterais de Prednisolona Comprimidos e de Prednisolona Suspensão Oral incluem convulsões, aumento da pressão intracraniana com papiledema, dor de cabeça, vertigem, fraqueza muscular, miopatia esteroide, perda de massa muscular, osteoporose, fratura vertebral por compressão, necrose asséptica da cabeça umeral e femoral, fratura patológica de ossos longos, úlcera péptica, pancreatite, distensão abdominal, esofagite ulcerativa, retardo da cicatrização, pele fina e frágil, petéquias, equimoses, vermelhidão da face, aumento da sudorese, período menstrual desregulado, desenvolvimento de estado cushingoide, retardo do crescimento em crianças, ausência de resposta secundária adrenocortical e hipofisária, diminuição da tolerância a carboidratos, manifestação de diabetes mellitus, aumento das necessidades de insulina ou hipoglicemiantes orais, cataratas, aumento da pressão intraocular, glaucoma, exoftalmia, retenção de sódio, retenção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva, perda de potássio, alcalose hipocalêmica e hipertensão arterial e balanço negativo de nitrogênio.

Além disso, o uso prolongado de corticosteroides pode causar sintomas como inchaço na cara, depósitos anormais de gordura, retenção de líquido, aumento do apetite, ganho de peso, hipertricose, acne, estrias, equimoses, sudorese aumentada, pigmentação, pele seca e descamativa, perda de cabelo, aumento da pressão arterial, taquicardia, tromboflebite, resistência diminuída às infecções, balanço negativo de nitrogênio com retardo da cicatrização, dor de cabeça, cansaço extremo, alterações no período menstrual, sintomas acentuados da menopausa, neuropatias, distúrbios psíquicos, fraturas, osteoporose, úlcerapéptica, tolerância diminuída à glicose, hipocalemia e insuficiência adrenal.

Prednisolona Colírio

Alguns dos efeitos colaterais de Prednisolona Colírio incluem aumento da pressão intraocular, catarata, perfuração da córnea ou esclera, infecção ocular, irritação ocular, visão borrada, distúrbios visuais,dilatação da pupila, hipersensibilidade, urticária, dor de cabeça, coceira, erupção na pele e diminuição do paladar.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg está contraindicado para pacientes com alergia à Prednisolona ou a outros componentes da fórmula, para pacientes com infecções fúngicas sistêmicas, varicela ou sarampo.

Prednisolona Colírio está contraindicado para crianças, para pacientes com infecções oculares agudas como herpes simplex, ceratite, vacínia, varicela, doenças do olho causadas por fungos, tuberculose ocular e para pacientes com alergia à Prednisolona ou a outros componentes da fórmula.

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml está contraindicado para pacientes com infecções fúngicas sistêmicas ou com alergia à Prednisolona ou a outros componentes da fórmula.

Prednisolona Gotas está contraindicado para pacientes com alergia à Prednisolona ou a outros componentes da fórmula e para pacientes com infecções fúngicas sistêmicas.

Farmacocinética

Como funciona?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg, Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml e Prednisolona Gotas

A Prednisolona é um medicamento à base de prednisolona, um composto esteroide, sob a forma de álcool livre ou esterificado, que apresenta propriedades predominantes dos glicocorticoides.

A Prednisolona quando administrada oralmente, é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, e a sua ligação às proteínas plasmáticas é de 70 a 90%. Além disso, a Prednisolona tem um tempo de meia vida de 2 a 4 horas, e a sua metabolização é feita no fígado e esta é excretada através da urina na forma de conjugados de sulfato e glicuronídeos.

Prednisolona Colírio

Prednisolona Colírio é um medicamento que tem na sua composição Prednisolona a 1%, que apresenta ação anti-inflamatória.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg, Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml e Prednisolona Gotas

Antes de usar Prednisolona Comprimidos​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, estiver a tomar outros medicamentos, tiver diabétes, hipotireoidismo, cirrose, herpes simples ocular, colite ulcerativa, abscesso ou outras infecções piogênicas, diverticulite, anastomoses de intestino, úlcera péptica ativa ou latente, insuficiência renal, hipertensão, osteoporose, miastenia gravis, tuberculose latente ou se tiver de fazer imunizações com vacinas.

Durante o tratamento com Prednisolona Comprimidos deve evitar qualquer contato com pacientes portadores de varicela ou sarampo, se tal acontecer deve consultar o seu médico de imediato.

Os corticosteroides, como é o caso de Prednisolona, podem mascarar alguns sinais e sintomas de infecção, havendo uma maior dificuldade na sua detecção e pode mesmo haver uma mais probabilidade de ocorrer novas infecções. Além disso, doses médias e elevadas de hidrocortisona e cortisona podem causar elevação da pressão arterial, retenção de sódio e água e aumento da excreção de potássio, podendo haver a necessidade de fazer restrição dietética de sal e suplementação de potássio.

O tratamento com Prednisolona nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados

Prednisolona Colírio

Antes de usar Prednisolona Colírio​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver herpes simplex, ulceração da córnea ou se fez recentemente cirurgia de catarata.

Prednisolona Colírio apenas é indicado para os olhos, e nunca deve ser aplicado noutros locais. Além disso, o tratamento com Prednisolona Colírio nunca deve exceder os 10 dias consecutivos sem indicação médica.

Os colírios com corticosteroides, como é o caso de Prednisolona Colírio, podem fazer com que exista uma mais probabilidade de ocorrer novas infecções no olho causadas por fungos.

Se usar lentes de contacto, deverá remover as lentes de contacto dos olhos antes de administrar Prednisolona Colírio e esperar pelo menos 15 minutos após a administração de Prednisolona Colírio antes de voltar a colocar as lentes de contacto.

O tratamento com Prednisolona Colírio nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg, Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml e Prednisolona Gotas

Em caso de toma excessiva de Prednisolona, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Prednisolona Colírio

Em caso de ingestão acidental de Prednisolona Colírio, deve ingerir de imediato bastante água e procurar socorro médico, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg

Cada comprimido de Prednisolona de 20 mg ou de 5 mg contém:

Prednisolona _________________________________ 20 mg ou 5 mg
Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: lactose monoidratada, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, óleo vegetal hidrogenado, amidoglicolato de sódio e talco).

Prednisolona Colírio

Cada 1 ml, 28 gotas, de Prednisolona Colírio 1% contém:

Prednisolona _________________________________ 10 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

(Veículo: fosfato de sódio dibásico anidro, polissorbato 80, edetato dissódico, glicerol, hipromelose, ácido cítrico monoidratado e/ou hidróxido de sódio, cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p.1,0 m).

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml

Cada 1 ml de Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml contém:

Prednisolona ___________________________ 3 mg ou 1 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

(Excipientes Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml: aroma de cereja, ciclamato de sódio, edetato dissódico diidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, metilparabeno, sacarina sódica diidratada, sorbitol e água purificada).

(Excipientes Prednisolona Suspensão Oral 1 mg/ml: aroma de framboesa, edetato dissódico, fosfato de sódio heptaidratado, fosfato de sódio monobásico, metilparabeno, propilparabeno, sorbitol, água deionizada).

Prednisolona Gotas

Cada 1 ml, 20 gotas, de Prednisolona Gotas 11 mg/ml contém:

Prednisolona _________________________________ 11 mg
Veículo _______________________________________ 1 ml

(Veículo: álcool etílico, aroma de frutas roxas, benzoato de sódio, ciclamato de sódio, mentol, edetato dissódico, fosfato de sódio dibásico anidro, fosfato de sódio monobásico monohidratado, sacarina sódica, orbitol, sucralose e água).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Prednisolona Colírio

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Prednisolona Colírio deverá administrar a dose esquecida logo que se lembre, seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte pode retomar os horários regulares de administração.

Interações Medicamentosas

Prednisolona Comprimidos 20 mg ou 5 mg e Prednisolona Gotas

Prednisolona em comprimidos ou gotas não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como ácido acetilsalicílico, álcool, drogas anti-inflamatórias não esteroidais, anticolinérgicos, como atropina e outros compostos relacionados, anticoagulantes, derivados cumarínicos ou indandionas, heparina, estreptoquinase ou uroquinase, agentes antidiabéticos, sulfonilureia ou insulina, agentes antitireoidianos ou hormônios da tireoide, estrogênios ou contraceptivos orais com estrogênios, glicosídeos digitálicos, diuréticos, isoniazida, somatropina ou barbituratos e drogas indutoras enzimáticas.

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml ou 1 mg/ml

Prednisolona Suspensão Oral não deve ser administrada em conjunto com barbituratos, pois podem aumentar o metabolismo da prednisolona.

Prednisolona dá sono?

Prednisolona pode provocar aumento de peso, sedentarismo e cansaço extremo, e por isso, em algumas pessoas, pode causar sonolência.

Prednisolona trata a asma?

Prednisolona é um remédio que trata doenças respiratórias, sendo que pode ser usado nos casos de asma, segundo indicação médica.

Prednisolona é bom para o acne?

Prednisolona é utilizado para tratar doenças de pele, e por isso, pode ser receitado pelo seu médico para o tratamento do acne.

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

Tel.: +55 45 2103-1166

Prednisolona também pode ser conhecida comercialmente como Prelone e Predsim.

Outros remédios anti-inflamatórios, além de Prednisolona, podem ser Voltaren​, Naproxeno, Ibuprofeno, Nimesulida e Torsilax.

Dizeres Legais:

Prednisolona Comprimidos 20 mg: MS: 1.1213.0457 | Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia Guimarães

Prednisolona Comprimidos 5 mg: MS: 1.0573.0459 | Farm. Resp.: Gabriela Mallmann

Prednisolona Colírio: MS: 1.0068.1091.001-7 | Farm. Resp.: Lygia Casella Piazza

Prednisolona Suspensão Oral 3 mg/ml: MS: 1.0573.0330 | Farm. Resp.: Dr. Wilson R. Farias

Prednisolona Suspensão Oral 1 mg/ml: MS: 1.0181.0407 | Farm. Resp.: Dra. Clarice Mitie Sano Yui

Prednisolona Gotas 11 mg/ml: MS: 1.0093.0257 | Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes

publicidade