Poslov

Bula de Poslov

Bula do remédio Poslov. Classe terapêutica dos Anticoncepcionais. Princípios Ativos Levonorgestrel.

publicidade

Indicação

Para quê serve Poslov?

Poslov pilula é um contraceptivo de emergência, indicado após qualquer relação sexual desprotegida, incluindo:

  • quando nenhum contraceptivo foi usado.
  • quando um método contraceptivo possa ter falhado: ruptura, deslizamento ou emprego incorreto da camisinha; desalojamento, rompimento ou remoção antecipada do diafragma ou do tampão; falha na interrupção do coito (por ex.: ejaculação na vagina ou na genitália externa); cálculo incorreto do método periódico de abstinência; expulsão do DIU e pílulas contraceptivas orais regulares omitidas por três ou mais dias em um ciclo.
  • em casos de estupro.

Uso adulto - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Poslov pilula não deve ser administrado a pacientes grávidas (com gravidez confirmada).

Posologia

Como usar Poslov?

Deve-se tomar 1 comprimido de Poslov após a relação sexual desprotegida ou acidente contraceptivo, o mais rapidamente possível, dentro de, no máximo, 72 horas.

O segundo comprimido deve ser tomado 12 horas depois da primeira dose.

O tratamento não deve ser tardio, visto que sua efetividade declina com o decorrer do tempo.

Se ocorrer vômito dentro de 2 horas após a tomada da dose, deve-se repeti-la.

Poslov pode ser usado independentemente da fase do ciclo menstrual.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Náusea é a principal reação adversa que afeta as pacientes tratadas com levonorgestrel, ocorrendo em cerca de 25% das pacientes.

Com menos frequência, pode, também, ocorrer vômito (5% das pacientes).

Atenção: se o vômito ocorrer até duas horas (2h) após a administração do Poslov, a dose deverá ser repetida.

Em algumas pacientes poderão ocorrer pequenos sangramentos uterinos irregulares.

Na maioria das pacientes espera-se que ocorra a menstruação no período correto, ou mais cedo.

Se houver um atraso no início da menstruação, deve-se considerar a possibilidade de gravidez.

Em menor escala podem ocorrer também tontura, cefaléia, sensibilidade das mamas e retenção de líquido. Essas reações adversas são geralmente passageiras e perduram por um período máximo de 24 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

O índice de falha de Poslov está baseado no uso de uma única vez. Se o Poslov for usado em mais que uma ocasião, o índice de falha acumulativo será mais elevado.

Poslov é recomendado somente para as situações de emergência descritas no item indicações; não é para o uso rotineiro como contraceptivo.

Poslov é indicado somente para contracepção de emergência, apresentando eficácia menor que o anticoncepcional hormonal regular. Após uma única relação sexual desprotegida, o tratamento falha em cerca de 2% das mulheres que usam o Poslov dentro de 72 horas após a relação sexual.

Poslov é eficaz apenas quando tomado em até 72 horas após o ato sexual, sendo mais efetivo nas primeiras 48 horas, podendo diminuir após este período. O momento da primeira relação sexual desprotegida desde o último período menstrual deve ser estabelecido para assegurar que a mulher esteja dentro do tempo de tratamento de 72 horas.

Outra avaliação de saúde (por ex.: testes laboratoriais, exame pélvico, etc.) não é requerida, a menos que o estado de gravidez seja duvidoso.

Em casos de doenças hepáticas e da vesícula biliar, icterícia gravídica, carcinoma do ovário, do útero ou das mamas e sangramento vaginal anormal de causa não diagnosticada, Poslov deve ser administrado após consideração cautelosa da relação risco-benefício.

As pacientes portadoras de doenças cardiovasculares severas, enxaqueca, asma, hipertensão, insuficiência renal, diabetes mellitus, distúrbios lipídicos, doenças tromboembólicas, tromboflebites, AVC, epilepsia e estado depressivo severo devem ser observadas com grande atenção.

Poslov na gravidez e aleitamento: o levonorgestrel pode diminuir a produção de leite materno. Não existem evidências de que o levonorgestrel possa ser prejudicial à mulher grávida ou ao feto. Contudo, deve-se certificar que a paciente não esteja grávida antes de iniciar o tratamento.

Interações Medicamentosas

Algumas drogas aceleram o metabolismo de contraceptivos orais quando utilizados simultaneamente: a fenitoína, os barbitúricos, a rifampicina, a ampicilina, a fenilbutazona, a griseofulvina e alguns outros antibióticos diminuem a eficácia contraceptiva do levonorgestrel.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em mulheres a superdosagem pode causar sangramento de supressão e náuseas.

Não se observaram efeitos adversos sérios quando ocorreram ingestões de grandes quantidades da droga por crianças.

Caso ocorra superdosagem, procure orientação médica.

Composição

Cada comprimido de Poslov contém:

levonorgestrel ................................................................................................. 0,75 mg

Excipientes q.s.p. ........................................................................................ 1 comprimido

(celulose microcristalina, estearato de magnésio, glicolato de amido sódico, dióxido de silício coloidal, corante óxido de ferro vermelho, talco e manitol).

Apresentação: Poslov 0,75 mg - embalagem contendo 2 comprimidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Poslov deve ser conservado à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e da umidade.

Poslov possui prazo de validade de 24 meses após a data de fabricação, desde que observados os cuidados de armazenamento.

Laboratório

Cifarma - Científica Farmacêutica Ltda.

Dizeres Legais

Reg. MS: 1.1560.0123

Farm. Resp.: Drª. Michele Caldeira Landim - CRF/GO: 5122

publicidade