Phosfoenema

Bula de Phosfoenema

Bula do remédio Phosfoenema. Classe terapêutica dos Laxantes. Princípios Ativos Fosfato de Sódio Monobásico + Fosfato de Sódio Dibásico.

publicidade

Indicação

Para quê serve Phosfoenema?

Como laxativo para esvaziamento do cólon no pré e pós-operatório; na preparação do paciente para exames proctológicos e radiológicos; no pré e pós-parto.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Phosfoenema não deve ser utilizado em presença de náusea, vômitos ou dor abdominal. Não foram relatados efeitos colaterais e reações adversas com o uso retal da solução de fosfatos. Contudo, tais soluções devem ser utilizadas com cautela em pacientes com função renal comprometida ou com hiperfosfatemia. Também é contra-indicado quando houver hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar Phosfoenema?

Adultos: A dose usual é de 100 ml.
Crianças: A metade da dose para adultos ou segundo orientação médica.
A Embalagem: Phosfoenema possui embalagem especialmente desenvolvida, com ponta anatômica, lubrificada, com capa protetora e válvula de segurança para controlar o fluxo e evitar o refluxo. Capa protetora, evita contaminação. Ponta anatomicamente correta assegura facilidade de inserção.

Válvula de segurança, uni-direcional, controla o fluxo e evita refluxo. Frasco redondo, fácil de segurar e comprimir.
Modo de Usar:
1) Antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal.

2) Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente (vide ilustração).

3) Escolher a posição mais conveniente:
-LADO ESQUERDO: Deitar sobre o lado esquerdo, com os joelhos em flexão e braços relaxados.

-JOELHO - TÓRAX: Ajoelhar-se e, em seguida, baixar a cabeça e o tórax para a frente, até que o lado esquerdo da face repouse na superfície, deixando os braços em posição confortável.

AUTO - ADMINISTRAÇÃO: O processo mais simples é assumir a posição indicada, deitado sobre uma toalha, colocada de preferência, no piso do banheiro.

Com pressão firme, inserir suavemente a cânula no reto, comprimindo o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto.
Nota:- Não é necessário esvaziar completamente o frasco porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz. Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco. Manter a posição até sentir forte vontade de evacuar (geralmente 2 a 5 minutos). "SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA".

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Não foram relatados efeitos colaterais e reações adversas com o uso retal da solução de fosfatos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Apesar da absorção pela via retal ser pequena, deve-se considerar que os fosfatos podem reduzir a concentração de cálcio ionizado no plasma. Da mesma forma, alguma absorção de sódio pode não ser recomendada em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva ou insuficiência renal.

Composição

Cada 100 ml de solução (volume aplicado) contém:
Fosfato de sódio monobásico (DCB 0604.04-6) .................. 16 g
Fosfato de sódio dibásico (DCB 0604.05-4) .................... 6 g
Veículo q.s.p. ....................100 ml
(Veículo: benzoato de sódio, metilparabeno, hidróxido de sódio, água purificada)

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

O prazo de validade do produto é de 36 meses a contar da data de fabricação. Após este prazo, o produto pode não mais apresentar efeitos terapêuticos. Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30oC, protegido da luz.

Apresentação

Frasco plástico descartável, com cânula retal previamente lubrificada, dotada de válvula de segurança, contendo 130 ml. Embalagem com 1 e 12 frascos com 130 ml.

USO PEDIÁTRICO OU ADULTO

Informações Legais

Reg. MS N.º 1.0298.0040
Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis - CRF-SP N.º 5061
SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente): 0800-7011918

Laboratório

CRISTÁLIA - Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rod. Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira - SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira

publicidade