Paracetamol

Bula do remédio genérico Paracetamol. Classe terapêutica dos Analgésicos. Princípios Ativos Paracetamol.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Paracetamol comprimidos ou gotas é indicado para diminuir a febre e para o alívio de dores leves a moderadas que são associadas a gripes e resfriados comuns, dor de dente, dor de cabeça, cólica menstrual, dores leves associadas à artrite e dor nas costas.

Uso adulto e pediátrico - Uso oral

Farmacocinética

Como funciona?

Paracetamol age diminuindo a dor e reduzindo a febre. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Posologia

Como usar?

Adultos e crianças de 12 anos ou mais: variam de 500 a 1000 mg/dose com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não se deve exceder o total de 4 g em 24 horas.

Paracetamol 500 mg

1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes ao dia. Não se deve exceder 8 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

Paracetamol 750 mg

1 comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não se deve exceder 5 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas.

O paracetamol de 750 mg não pode ser partido ou mastigado.

Paracetamol Gotas

Adultos e crianças acima de 12 anos: devem utilizar 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, com intervalos de 4 a 6 horas Não exceder 5 administrações por dia.

Crianças:

1 gota de paracetamol por kg de peso (ex: se uma criança pesa 15 kg, deve receber uma dose de 15 gotas e assim por diante) até o limite de 35 gotas por dose.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Pode ocorrer reações de hipersensibilidade, sendo descritos casos de erupções cutâneas, urticária, eritema pigmentar fixo, angiodema e choque anafilático.

Lesões eritematosas na pele e febre, assim como hipoglicemia e icterícia, ocorrem mais raramente. Embora de incidência extremamente rara, há relatos de êxito letal devido a fenômenos hepatotóxicos provocados pelo paracetamol, em pessoas com comprometimento metabólico, ou mais suscetíveis, pode ocorrer acidúria piro glutâmica.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Não deve ser utilizado por pacientes que têm hipersensibilidade conhecida ao paracetamol ou a qualquer componente da fórmula.

Este medicamento é contraindicado na faixa etária abaixo de 12 anos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O paracetamol não deve ser ingerido com bebidas alcoólicas.

Não tome dose acima da recomendada, pois pode não provocar maior alívio e causar sérios problemas de saúde.

Informe a seu médico se estiver grávida antes ou durante o tratamento. Informe se estiver amamentando.

Se ocorrer alergia ao paracetamol ou a qualquer um dos outros componentes da formulação, interrompa a tomada do medicamento.

Paracetamol na gravidez e lactação: apesar do paracetamol poder ser usado durante a gravidez, o médico deverá ser consultado sobre a utilização deste medicamento; a administração deve ser feita por períodos curtos.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez, na vigência do tratamento ou após seu término.

Informe seu médico se está amamentando.

Não faça uso do medicamento por mais de 10 dias em caso de dor, e nem por mais de 3 dias em caso de febre, exceto se sob orientação do médico.

Se a febre ou dor não passarem ou se ficarem pior, se aparecer edema ou vermelhidão, ou se surgirem novos sintomas, entre em contato com seu médico, porque pode ser sinais de doença grave.

Pessoas que tomam 3 doses ou mais de bebidas alcoólicas todos os dias devem consultar o médico para saber se podem tomar paracetamol ou qualquer outro analgésico. Pessoas que fazem uso crônico de bebidas alcoólicas podem apresentar um maior risco de doenças do fígado se for ingerida uma dose excessiva do medicamento.

Pacientes idosos devem seguir as mesmas orientações relativas a pacientes adultos, porém, é importante verificar as possíveis interações medicamentosas e reações adversas próprias do paracetamol, que poderão ser mais acentuadas nestes pacientes.

Interações Medicamentosas

A administração do paracetamol com alimentos retarda a absorção do medicamento, retardando com isso o início do efeito do medicamento.

A hepatotoxicidade do paracetamol pode ser aumentada pela administração de altas doses dos seguintes medicamentos: barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina e sulfimpirazona, como também com a ingestão crônica e excessiva de álcool.

Pode ocorrer alteração de alguns exames laboratoriais, como por exemplo, a taxa de glicose pode ser diminuída em 20% quando medida em fitas reativas. O paracetamol pode produzir resultados falso-positivos na determinação qualitativa do ácido-5-hidróxi-indolacético quando for utilizado o reagente nitrosonaftol.

Na determinação do ácido úrico sérico, o paracetamol pode produzir valores falsamente aumentados quando doseado pelo método de tungstato. Quando no uso contínuo de paracetamol, os resultados dos testes da função pancreática por método laboratorial que usa a bentiromida tornam-se inválidos, a menos que o uso do medicamento seja descontinuado três dias antes da realização do exame.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de paracetamol, é indicado procurar assistência médica imediatamente ou um centro de desintoxicação.

É essencial que seja dado suporte imediato para adultos e crianças, mesmo que não houver sinais e sintomas de intoxicação.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Você pode tomar a dose deste medicamento assim que se lembrar.

Tome a dose seguinte como intervalo de 4 ou 6, e não exceda a dose recomendada para cada dia.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Paracetamol deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro).

Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a contar da data de fabricação.

Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Aspecto físico:

  • Paracetamol 500 mg:comprimido circular, cor branca.
  • Paracetamol 750 mg: comprimido revestido, oblongo, cor branca.
  • Paracetamol gotas apresenta-se na forma de solução homogênea, de coloração alaranjada e sabor adocicado.

Posso tomar paracetamol se tiver problemas no fígado?

O paracetamol não é inofensivo e deve ser evitado por pessoas que tem algum problema no fígado porque se tomado em grandes quantidades, e sem orientação médica, pode lesar o fígado. Nesses casos uma boa alternativa para diminuir a febre ou dor pode ser o Ibuprofeno que tem menor impacto sobre o metabolismo do fígado, sob orientação médica.

Posso tomar paracetamol para tratar a dengue?

O paracetamol é um dos medicamentos mais usados para tratar os sintomas de Dengue, mas a dose o tempo de tratamento devem ser decidido e prescrito pelo médico.

Se tiver com suspeita de dengue não deve usar medicamentos como Melhoral, porque tem ácido acetil salicílico na sua composição .

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

Tel.: +55 45 2103-1166

Dizeres Legais

M.S. 1.2568.0050 - Paracetamol Comprimidos
M.S. 1.2568.0027 - Paracetamol Gotas
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842

publicidade