Ostenan

Bula de Ostenan

Bula do remédio Ostenan. Classe terapêutica dos Metabolismo Osseo. Princípios Ativos Alendronato Sódico. Venda sob prescrição médica.

publicidade

Indicação

Para quê serve Ostenan?

OSTENAN é indicado para o tratamento da osteoporose em mulheres após a menopausa e doença de Paget.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade ao principio ativo, hipocalcemia e outros distúrbios no metabolismo de cálcio, insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 35 ml/min) e deficiência de vitamina D.

Posologia

Como usar Ostenan?

A dose recomendada para osteoporose pós-menopausa é de 10 mg uma vez ao dia. Para doença de Paget, estudos mostram o uso de 10 a 40 mg ao dia. OSTENAN deverá ser ingerido pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, com um copo cheio de água. Os pacientes não deverão se deitar após a ingestão de OSTENAN para minimizar a potencial irritação esofágica devida ao refluxo. Não é necessário ajustar a posologia para pacientes idosos ou com insuficiência renal leve e moderada (clearance de creatinina entre 35 e 60 ml/min). A hipocalcemia deve ser corrigida antes da terapêutica ser iniciada e os pacientes com osteoporose ou Paget devem receber suplemento de cálcio e vitamina D se a dieta for inadequada.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

OSTENAN é geralmente bem-tolerado. Todavia poderão ocorrer dor abdominal, distúrbios esofágicos. dispepsia, náuseas e, mais raramente, erupção cutânea e eritema. Poderão ocorrer reduções transitórias e assintomáticas de cálcio sérico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Os efeitos adversos gastrintestinais poderão ocorrer devido à superdosagem. nestes casos indica-se a administração de leite ou antiácidos, que se ligam ao alendronato. dispositivo legal (portaria 11/81 da dimed), para todo e qualquer novo medicamento durante os primeiros 5 anos de comercialização: "este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas realizadas tenham indicado segurança e eficácia quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado".

Composição

Cada comprimido revestido contém: Alendronato sódico, 10 mg.

Apresentação

Comprimidos: Caixas com 15 e 30 comprimidos revestidos.

Interações Medicamentosas

A absorção de OSTENAN sofre interferência com leite e derivados, bebidas ou suplementos com alto teor de cálcio e antiácidos. Deve-se esperar pelo menos meia hora após a ingestão de OSTENAN para se tomar alguma medicação.

Venda

Venda sob prescrição médica.

Introdução

Ostenan
Alendronato sódico

Informações ao Paciente

Cuidados na conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade. Prazo de validade: 24 meses após data de fabricação. "Verifique a data de fabricação na embalagem". Conduta na gravidez e lactação: O uso de alendronato não foi estudado no grupo de mulheres grávidas e que amamentem. Por isto, informe ao médico a ocorrência de gravidez se estiver fazendo uso da medicação. Cuidados na administração: OSTENAN deverá ser ingerido pelo menos meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, com um copo cheio de água, uma vez que bebidas, alimentos e Outras medicações podem reduzir a absorção do alendronato. Recomenda-se não se deitar em seguida à ingestão de OSTENAN. Interações medicamentosas: Leite e derivados, bebidas com alto teor de cálcio, suplementos de cálcio e antiácidos interferem na absorção de OSTENAN. Recomenda-se que os pacientes esperem pelo menos meia hora após a ingestão de OSTENAN para tomar alguma medicação. Contra-indicações: Em pacientes com hipersensibilidade ao princípio ativo, em situações de hipocalcemia e outros distúrbios no metabolismo do cálcio, insuficiência renal grave e deficiência de vitamina D. Reações adversas: OSTENAN é geralmente bem-tolerado. Todavia poderão ocorrer dor abdominal, distúrbios esofágicos, dispepsia, náuseas e, mais raramente, erupção cutânea e eritema. Precauções: OSTENAN deve ser usado com cautela em pacientes com distúrbios do trato gastrintestinal superior (gastrite, duodenite ou úlcera, disfagia e esofagites). Advertências e recomendações para pacientes maiores de 65 anos: OSTENAN poderá ser utilizado por pacientes acima de 65 anos, desde que observadas as precauções e contra-indicações comuns ao produto.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Informações Técnicas

O alendronato é um aminobisfosfonato sintético, análogo ao pirofosfato, que se liga à hidroxiapatita no osso, apresentando ação inibidora sobre o osteoclasto, que atua na reabsorção óssea. Inibe a reabsorção óssea de maneira dose-dependente e tem um efeito 100-1.000 vezes mais potente que o etidronato. O alendronato é incorporado ao osso e tem uma meia-vida de eliminação estimada em 10 anos no homem. Entretanto, quando incorporado na matrix óssea, a droga não é farmacologicamente ativa.

Laboratório

Laboratório Marjan

publicidade