Notuss

Bula do remédio Notuss. Classe terapêutica dos Analgésicos, Anti-histamínicos, Antigripais, Antiinflamatórios, Antitérmicos, Antitussígenos e Descongestionantes. Princípios Ativos Paracetamol, Dropropizina, Cloridrato de Pseudoefedrina e Cloridrato de difenidramina.

publicidade

Indicação

Para que serve?

Notuss é um medicamento para a gripe e para a tosse, indicado para o tratamento da tosse seca e irritante sem catarro, espirros, dores do corpo, dor de cabeça, sensação de irritação da garganta e desobstrui o nariz.

Uso Oral - Uso Adulto e Pediátrico

Posologia

Como usar?

Notuss Xarope Adulto:
A dose recomendada de Notuss Xarope Adulto para adultos é de 15 ml, cerca de 1/2 do copo doseador fornecido, de 12 em 12 horas.

Notuss Xarope Pediátrico:
A dose recomendada de Notuss Xarope Pediátrico para crianças entre os 2 e os 6 anos de idade é de 2,5 ml, cerca de 1/4 do copo doseador fornecido, 3 a 4 vezes por dia. Para crianças entre os 6 e os 12 anos é de 5 ml, cerca de 1/2 do copo doseador fornecido, 3 a 4 vezes por dia.

Notuss Pastilhas:
Notuss Pastilhas deve ser administrado de acordo com as seguintes instruções de utilização: colocar a pastilha na boca e deixar dissolver na totalidade. Nunca devem ser administradas mais de 2 pastilhas em 1 hora, e a dose máxima recomendada é de 12 pastilhas por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Notuss Xarope Adulto e Notuss Pastilhas têm na sua composição o corante amarelo FDC n° 5 de Tartrazina, podem provocar reações alérgicas como asma brônquica em pacientes alérgicos ao Ácido Acetilsalicílico.

Alguns dos efeitos colaterais de Notuss incluem: sonolência, distúrbios gastrointestinais leves, hipertensão, estimulação cardíaca e arritmias.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Notuss é contraindicada a: mulheres grávidas ou amamentando, crianças menores de 2 anos de idade, pacientes com alergia à Dropropizina, Paracetamol, Cloridrato de Difenidramina, Cloridrato de Pseudoefedrina ou a outros componentes da fórmula, pacientes com hipertensão, pacientes com doença cardíaca, pacientes com diabetes, pacientes com distúrbios da tiróide, pacientes com próstata aumentada e a pacientes com glaucoma.

Farmacocinética

Como funciona?

Notuss é um medicamento composto por vários componentes, nomeadamente: Paracetamol, Cloridrato de Difenidramina, Cloridrato de Pseudoefedrina e Dropropizina.

O Paracetamol é um derivado acetaminofenólico, com propriedades analgésicas e antitérmicas cujos efeitos farmacológicos são bastante difundidos, com rápida absorção gastrintestinal.

O Cloridrato de Difenidramina é um anti-histamínico e antitussígeno, com ação anticolinérgica responsável por diminuir a secreção da mucosa nasal, aliviando a rinorréia.

O Cloridrato de Pseudoefedrina é um vasoconstritor com ação vasopressora, que apresenta uma rápida distribuição pelo organismo.

A dropropizina é um derivado da Piperazina, com propriedades antitussígenas, de ação predominantemente periférica, que age por inibição do arco reflexo da tosse, através da redução da excitabilidade dos receptores traqueobrônquicos. É um sedativo da tosse com ação miorrelaxante brônquica, produzindo melhora na ventilação pulmonar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Notuss Xarope Adulto e Notuss Pastilhas não devem ser administrados a crianças com idade inferior a 12 anos de idade e Notuss Xarope Pediátrico não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos de idade.

Antes de iniciar o tratamento com Notuss, deverá falar com o seu médico se: tiver diabetes, precisar de dirigir e operar máquinas, estiver a tomar outros medicamentos ou se estiver em terapia com inibidores de MAO - monoaminoxidase.

Durante o tratamento com Notuss não deve utilizar outros medicamentos que contenham paracetamol.

O tratamento com Notuss nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico, os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados, e se não forem verificadas melhoras após 3 dias de tratamento deverá consultar o médico. O tratamento com Notuss nunca deve exceder os 10 dias consecutivos.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Notuss, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Notuss são: nervosismo, tontura ou insônia.

Composição

Notuss Xarope Adulto:

Cada 1 mL de Notuss Xarope Adulto contém:

Paracetamol __________________________________ 50 mg
Cloridrato de Difenidramina _______________________ 3 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina _____________________ 3 mg
Dropropizina ___________________________________ 3 mg

(Excipientes: ciclamato de sódio, glicirrizinato monoamônico, mentol, propilenoglicol, propilparabeno, sorbitol, ácido cítrico, sacarose, álcool etílico, benzoato de sódio, citrato de sódio diidratado, cloreto de sódio, corante amarelo FDC nº 5, corante azul FDC nº 1, essência de menta, metilparabeno, macrogol, sacarina sódica diidratada e água).

Notuss Xarope Pediátrico:

Cada 1 mL de Notuss Xarope Pediátrico contém:

Paracetamol __________________________________ 12 mg
Cloridrato de Difenidramina _____________________ 1,5 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina ____________________ 1,5 mg
Dropropizina _________________________________ 1,5 mg

(Excipientes: ciclamato de sódio, glicirrizinato monoamônico, propilenoglicol, propilparabeno, sorbitol, ácido cítrico, sacarose, álcool etílico, benzoato de sódio, citrato de sódio diidratado, corante vermelho FDC n° 10, aroma de framboesa, metilparabeno, macrogol, sacarina sódica diidratada e água).

Notuss Pastilhas:

Cada pastilha de Notuss Pastilhas contém:

Paracetamol __________________________________ 50 mg
Cloridrato de Difenidramina _______________________ 3 mg
Cloridrato de Pseudoefedrina _____________________ 3 mg
Dropropizina ___________________________________ 3 mg

(Excipientes: mentol, talco, citrato de sódio diidratado, ciclamato de sódio, ácido cítrico, aroma de menta, corante amarelo FDC n° 5, corante azul FDC n° 1 e base para bala açúcar-glicose (sabor menta)).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Notuss deve ser armazenado à temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e da umidade.

Interações Medicamentosas

Durante o tratamento com Notuss, deverá evitar a administração de: bebidas alcoólicas, anti-hipertensivos, antidepressivos, sedativos, barbitúricos, hipnóticos, dissulfiram, analgésicos narcóticos, tranquilizantes e outros depressores do sistema nervoso central.

Notuss é bom para tosse e antialergico?

Notuss é um medicamento que alivia a tosse e possui uma leve ação antialérgica.

Laboratório

Aché

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.: - www.ache.com.br; - cac@ache.com.br; - SAC 0800 701 6900

MS: 1.0573.0151
Farm. Resp.: Dr. Wilson R. Farias

O Notuss também pode ser encontrado na forma de Notuss TSS.

publicidade