Nifedipina

Bula do remédio Nifedipina. Classe terapêutica dos Anti-hipertensivos e Vasodilatadores. Princípios Ativos Nifedipino.

Indicação

Para que serve?

Nifedipina é um antagonista do cálcio, indicado no tratamento de pressão alta e angina do peito, em adultos.

Farmacocinética

Como funciona?

A Nifedipina, também conhecida por Nifedipino, pertence a um grupo de substâncias conhecidas como antagonistas do cálcio, e é responsável por dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a resistência à passagem do sangue, o que proporciona uma diminuição da pressão. Quando usada no tratamento da pressão alta, esta diminui o risco de ocorrerem complicações no coração, no cérebro e nos vasos sanguíneos.

A Nifedipina tem também propriedades que ajudam a tratar a dor no peito, também conhecida como angina do peito da doença coronária, uma vez que esta substância ativa permite que chegue mais sangue ao coração.

Posologia

Como usar?

A dose inicial recomendada de Nifedipina para o tratamento da pressão alta e angina do peito é de 10 mg, 1 comprimido de Nifedipina 10 mg, administrado 2 vezes por dia. Caso seja necessário e sob indicação médica, esta dose pode ser progressivamente aumentada.

Geralmente, a dose de manutenção recomendada é de 20 mg, 1 comprimido de Nifedipina 20 mg, administrado 3 vezes por dia.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais da Nifedipina podem incluir dor de cabeça, inchaço, dilatação dos vasos sanguíneos, prisão de ventre, sensação de mal estar, ansiedade, problemas de sono, vertigens, enxaqueca, tontura, tremores, problemas na visão, aceleração do ritmo cardíaco, palpitações, tensão arterial baixa, desmaio, hemorragia e congestão nasal, dor gastrointestinal e abdominal, náusea, calafrios, digestão difícil e dolorosa, gases, secura na boca, alterações nos exames laboratoriais ao sangue, aparecimento de lesões ou vermelhidão da pele, cãibras musculares, inchaço nas juntas, aumento ou diminuição da vontade de urinar ou disfunção erétil.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Nifedipina está contraindicado para pacientes em choque cardiogênico, com bolsa de Kock, em tratamento com rifampicina, pacientes com problemas no fígado, insuficiência coronariana aguda e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Nifedipina, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos, estiver grávida ou amamentando, historial de estreitamento gastrintestinal grave, tiver tensão arterial muito baixa, insuficiência cardíaca ou estenose aórtica grave, estenose gastrointestinal grave, tiver problemas de fígado, estiver em tratamento sulfato de magnésio intravenoso, tiver de realizar exames radiológicos com contraste por bário ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Nifedipina deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar tontura e fadiga.

O tratamento com Nifedipina​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Nifedipina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Nifedipina 30 mg por cada comprimido contém:

Nifedipina _____________________________________ 30 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: óxido de polietileno, hipromelose 6 cp, cloreto de sódio, estearato de magnésio, óxido de ferro vermelho, acetato de celulose, polietilenoglicol (PEG-4000), opadry 20A54535 rosa: hidroxipropilcelulose, hipromelose 15 cp, dióxido de titânio, talco e óxido de ferro vermelho).

Nifedipina 60 mg por cada comprimido contém:

Nifedipina _____________________________________ 60 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: óxido de polietileno, hipromelose 6 cp, cloreto de sódio, estearato de magnésio, óxido de ferro vermelho, acetato de celulose, polietilenoglicol (PEG 4000), opadry 20A54535 rosa: hidroxipropilcelulose, hipromelose 15 cp, dióxido de titânio, talco e óxido de ferro vermelho).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Nifedipina deve ser armazenada em sua embalagem original, a uma temperatura ambiente e protegida da luz e da umidade.

Interações Medicamentosas

Nifedipina não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, toranja ou suco de toranja, outras drogas anti-hipertensivas, quinupristin ou dalfopristin, cisaprida, beta-bloqueadores, digoxina, cimetidina, quinidina, rifampicina, diltiazem, Fenitoína, eritromicina, cetoconazol, itraconazol, fluconazol, fluoxetina, nefazodona, amprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir, tacrolimus, carbamazepina, fenobarbital ou juntamente com ácido valpróico.

Laboratório

Neo Química

Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda.: - SAC: 0800 97 99 900

Outros remédios semelhantes à Nifedipina para o tratamento da da pressão alta e angina do peito podem ser Atenolol, Pressat ou ​Carvedilol.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0465.0111
Farm. Resp.: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho

publicidade
< Nidex < Nifedipina > Nifedipino >