Natele

publicidade

Bula do remédio Natele. Classe terapêutica dos Suplementos vitaminicos.

Indicação

Para que serve Natele?

Natele é um suplemento vitamínico-mineral indicado para uso durante o período pré-gestacional, de gravidez e amamentação.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Natele está contraindicado nos casos de alergia comprovada a qualquer um dos componentes de sua formulação.

Posologia

Como usar Natele?

O não-cumprimento pode ocasionar falhas na obtenção dos resultados.

Tome uma cápsula de Natele ao dia, com ou sem alimentos, ou a critério médico. “Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.” “Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.”

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O produto é bem tolerado. Em casos pouco frequentes pode ocorrer prisão de ventre (obstipação intestinal). Podem ocorrer sintomas gastrintestinais como, por exemplo, desconforto abdominal, prisão de ventre, gases intestinais, vômito, diarréia e náusea, durante o uso de polivitamínicos e poliminerais na gestação. Foram relatadas reações adversas entre mulheres grávidas que iniciaram suplementação com polivitamínicos contendo ferro (35 e 60 mg), tais como: prisão de ventre (21 a 23%), náuseas e/ou vômito (19 a 21%), dor abdominal/ cólicas (9 a 11%), queimação/ refluxo ácido (2 a 7%), diarréia (2 a 6%). Em casos isolados, polivitamínicos e poliminerais durante a gestação, podem causar reações alérgicas. Os sintomas podem incluir urticária, inchaço facial, respiração difícil/ruidosa, vermelhidão na pele, aparecimento de
lesões ou vermelhidão da pele (exantema), bolhas e choque. Se a reação alérgica ocorrer, o tratamento deve ser interrompido e um médico deve ser consultado. O uso deste medicamento pode provocar possíveis interferências em exames laboratoriais, portanto fale com seu médico. Também informe ao laboratório que você esta ®tomando Natele .

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Pode ocorrer sensibilização alérgica após administração, por via oral ou parenteral, de qualquer um dos componentes do produto. Este produto não é indicado para o tratamento de anemia perniciosa (um tipo de anemia). Este produto não deve ser utilizado em pacientes portadores de hipervitaminose A e/ou D (excesso de vitamina A e/ou D no organismo), mau funcionamento dos
rins (insuficiência renal), hemossiderose (deposição tecidual de ferro sob a forma insolúvel, o que lesa vários tecidos) hipercalcemia (nível elevado de cálcio no sangue) e hipercalciúria (eliminação excessiva de cálcio na urina).
Este produto não deve ser utilizado por períodos prolongados após a gravidez e/ou lactação.

Gravidez
Categoria D – “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.”

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

“Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”

Composição

Excipientes: óleo de soja, glicerídeos de ácidos graxos saturados, lecitina de soja, gelatina, mistura de sorbitol/glicerina, água destilada, metilparabeno,
propilparabeno, dióxido de titânio, óxido de ferro preto em suspensão, óxido de ferro vermelho em suspensão

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

O medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e 30 °C). Proteger da luz e da umidade. “Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.” “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.”

Apresentação

Natele é apresentado na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa mole em cartucho contendo blíster com 28 cápsulas gelatinosas
USO ORAL
USO ADULTO

Interações Medicamentosas

Medicamentos contendo ferro não devem ser utilizados com tetraciclinas (um tipo de antibiótico), pois um componente pode impedir a absorção do outro. Se for realmente necessário o uso concomitante, deve-se respeitar um intervalo mínimo de 2 horas entre a administração dos medicamentos. Este produto não deve ser administrado em pacientes com doença de Parkinson que estão utilizando levodopa (um medicamento utilizado para tratamento da doença de
Parkinson). “Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está
fazendo uso de algum outro medicamento.” “Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.”

Informações Legais

MS-1.7056.0036
Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura
CRF-SP nº 16532
SAC: 0800 7021241

Laboratório

Registrado por:
Bayer S.A.

Rua Domingos Jorge, 1100 - Socorro
04779-900 -São Paulo -SP
C.N.P.J. nº 18.459.628/0001-15
Indústria Brasileira
www.bayerscheringpharma.com.br

publicidade