Nasonex

Bula do remédio Nasonex. Classe terapêutica dos Glicocorticóides. Princípios Ativos Furoato de Mometasona.

Indicação

Para que serve Nasonex?

O Nasonex spray nasal é indicado para o tratamento dos sintomas de rinite alérgica sazonal e perene, como: congestão nasal, coriza, coceira e espirros.

Nasonex também é indicado para tratamento complementar nos episódios agudos de sinusite, para tratamento de pólipos nasais e seus sintomas, incluindo congestão nasal e diminuição de olfato e para tratamento de rinossinusite aguda.

Uso adulto e pediátrico acima dos 2 anos

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Nasonex é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer um dos seus componentes.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária abaixo de 2 anos.

Posologia

Como usar Nasonex?

Depois da preparação inicial do dispositivo spray nasal aquoso Nasonex (normalmente 6 ou 7 atomizações até que se obtenha um spray uniforme), cada atomização libera aproximadamente 100 mg de suspensão de furoato de mometasona, que contém furoato de mometasona monoidratado equivalente a 50 mcg de furoato de mometasona.

Rinite alérgica

  • Adultos (inclusive pacientes geriátricos) e adolescentes:

A dose habitual recomendada para profilaxia e tratamento é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina, uma vez por dia (dose total de 200 mcg). Quando os sintomas estiverem controlados, a redução da dose a uma aplicação em cada narina (dose total de 100 mcg) poderá ser eficaz para manutenção.

Se os sintomas não puderem ser controlados de forma adequada, a dose poderá ser aumentada para um máximo de quatro aplicações em cada fossa nasal (total de 400 mcg).

Depois de controlar os sintomas, recomenda-se reduzir a dose.

  • Crianças com idades entre 2 e 11 anos:

A dose habitual recomendada para tratamento de sintomas nasais de rinite alérgica sazonal e perene é de uma atomização (50 mcg/atomização) em cada narina uma vez por dia (dose total de 100 mcg).

A administração em crianças deve ser auxiliada por um adulto.

Tratamento complementar nos episódios agudos de sinusite

  • Adultos (inclusive pacientes geriátricos) e adolescentes (acima de 12 anos):

A dose habitual recomendada é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina duas vezes por dia (dose total de 400 mcg). Se os sintomas não forem adequadamente controlados, a dose poderá ser aumentada para 4 atomizações (50 mcg/atomização) em cada fossa nasal duas vezes por dia (dose total de 800 mcg).

Pólipos nasais

  • Adultos (inclusive pacientes geriátricos):

A dose habitual recomendada para pólipos é de duas atomizações (50 mcg/atomização) em cada narina duas vezes por dia (dose total de 400 mcg).

Quando os sintomas forem adequadamente controlados, é recomendada a redução da dose para duas aplicações em cada narina uma vez por dia (dose total de 200 mcg).

  • Rinossinusite aguda:

A dose habitual recomendada é de duas atomizações (50 mcg / atomização) em cada narina, duas vezes por dia (dose diária total de 400 mcg).

Caso não houver melhora, o paciente deve consultar o seu médico.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, porém informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como dor de cabeça, sangramento nasal, ardor ou irritação nasal e dor de garganta.

Raramente, podem ocorrer reações alérgicas a este produto.

Muito raramente, as reações são graves.

Em caso de dificuldades na respiração, procure o seu médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Nasonex na gravidez e na lactação: não há estudos adequados e bem controlados em mulheres gestantes.

O Spray Nasal Nasonex 50 mcg, como os outros corticosteróides, deve ser usado na gravidez apenas se os potenciais benefícios justificarem o potencial risco para o feto.

Categoria C para gravidez segundo o FDA. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos Não-Teratogênicos: pode ocorrer hipoadrenalismo em lactentes de mães que receberam corticosteróides durante a gravidez.

Esses lactentes devem ser monitorados cuidadosamente.

Não se sabe se o furoato de mometasona é excretado no leite humano. Porém, como outros corticosteróides são excretados no leite humano, deve-se tomar cuidado quando o spray nasal aquoso Nasonex for utilizado durante a amamentação.

Uso pediátrico

O crescimento de pacientes pediátricos recebendo corticosteróides intranasais, inclusive Spray Nasal Nasonex 50 mcg, deve ser acompanhado regularmente (p.ex., através
de estadiometria).

Os efeitos potenciais do tratamento prolongado sobre o crescimento devem ser ponderados em relação aos benefícios clínicos obtidos e a disponibilidade de alternativas terapêuticas seguras e eficazes com não-corticosteróides.

Para reduzir os efeitos sistêmicos de corticosteróides intranasais, incluindo Spray Nasal Nasonex 50 mcg, cada paciente deve ter sua dose titulada até a menor dose eficaz.

A segurança e a eficácia em crianças menores de 2 anos não foram estabelecidas.

A segurança e eficácia no tratamento de pólipos nasais em pacientes menores de 18 anos não foram estabelecidas.

Se forem observados sinais ou sintomas de infecção bacteriana grave (tais como febre, dor facial / dentária unilateral grave e persistente, edema facial orbital ou peri-orbital, ou agravamento dos sintomas após uma melhora inicial), o paciente deverá consultar seu médico imediatamente.

A segurança e eficácia no tratamento dos sintomas de rinossinusites em pacientes menores de 12 anos não foram estabelecidos.

Interações Medicamentosas

O spray nasal aquoso Nasonex pode ser administrado concomitantemente com a loratadina sem que se registrem alterações nas concentrações plasmáticas da
loratadina ou de seus metabólitos principais.

As concentrações plasmáticas do furoato de mometasona não são detectáveis.

O tratamento associado foi bem tolerado.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Não existem dados disponíveis sobre os efeitos de superdose aguda ou crônica com Spray Nasal Nasonex 50 mcg.

A superdosagem crônica de qualquer corticosteróide pode resultar em sinais e sintomas de hipercorticismo.

A superdosagem aguda com essa apresentação é improvável, já que um frasco de Spray Nasal Nasonex 50 mcg contém aproximadamente 8.500 mcg de furoato de mometasona.

Composição

Cada aplicação do spray nasal aquoso Nasonex libera aproximadamente 50 mcg de furoato de mometasona.

Componentes inativos: celulose microcristalina, carboximetilcelulose, glicerol, ácido cítrico, citrato de sódio, polissorbato 80, cloreto de benzalcônio e água purificada.

Apresentação: Nasonex apresenta-se em cartucho com 1 frasco com 18 g contendo 120 atomizações e 1 frasco com 9 g contendo 60 atomizações.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura entre 15ºC e 30ºC.

Não congelar.

Laboratório

Schering-Plough Produtos Farmacêuticos Ltda.

Dizeres Legais

MS 1.6614.0006

Farm. Resp.: Bernardo Pinelli da Cunha - CRF-RJ 7.943

publicidade