Mud

publicidade

Bula do remédio Mud. Classe terapêutica dos Antibióticos Tópicos, Antifúngico e Corticóides Tópicos. Princípios Ativos triancinolona acetonida.

Indicação

Para que serve Mud?

Mud pomada bucal é indicado para o tratamento auxiliar e para o alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

Uso adulto - Uso tópico

Posologia

Como usar Mud?

Aplicar uma pequena quantidade (cerca de 6 mm) de Mud pomada bucal ao deitar, a fim de permitir ao esteróide entrar em contato com a lesão durante a noite.

Dependendo da gravidade dos sintomas pode ser necessário aplicar a pomada bucal 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições.

Se não ocorrerem reparo e regeneração significativos em 7 dias, aconselha-se outras investigações.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Embora o medicamento seja bastante tolerável, informe ao seu dentista ou médico quaisquer sintomas ou sinais decorrentes da sua aplicação.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

O uso deste medicamento é contraindicado em caso de hipersensibilidade conhecida a triancinolona acetonida e/ou demais componentes da formulação.

Este medicamento não é indicado para pacientes com tuberculose, ulcera péptica ativa, ou nas lesões causadas por Herpes.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Mud pomada bucal é um corticosteróide sintético que possui ação antiinflamatória atuando no alívio temporário de sintomas associados com lesões antiinflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

O veículo proporciona uma cobertura protetora que pode servir para reduzir temporariamente a dor associada com irritação oral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Mud na gravidez e lactação: não foi estabelecido o uso seguro deste medicamento durante a gravidez, quanto a possíveis reações adversas no desenvolvimento do feto; portanto, este medicamento não deve ser usado em mulheres com potencial de engravidar e, particularmente, durante o início da gravidez, a não ser que, no julgamento do médico ou dentista o benefício potencial exceda os possíveis riscos.

Categoria C na gravidez: este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes com tuberculose, ulcera péptica ou diabetes mellitus não devem ser tratados com qualquer corticosteróide sem o conselho do médico.

Deve-se ter em mente que as respostas normais de defesa dos tecidos orais são diminuídas em pacientes recebendo terapia corticosteróide tópica.

Cepas virulentas de microorganismos orais podem ser multiplicadas sem produzir os sintomas de advertência usuais de infecções orais.

A pequena quantidade de esteróide liberada, quando a preparação é usada conforme recomendado, torna muito improvável a ocorrência dos efeitos sistêmicos; entretanto, existe uma possibilidade, quando as preparações corticosteróide tópicas são usadas durante um período prolongado de tempo.

Caso desenvolva sensibilização ou irritação, a preparação deve ser descontinuada e instituída terapia apropriada.

Se não ocorrerem regeneração significativa ou reparação dos tecidos orais em 7 dias, é aconselhável investigação adicional na lesão oral.

Interações Medicamentosas

Não há relatos na literatura de interação medicamentosa com o produto.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Desde que não há um antídoto específico e a ocorrência de eventos adversos é improvável, o tratamento consiste na diluição por meio de fluidos.

Composição

Cada grama de Mud contém:

triancinolona acetonida.................................................................1 mg
excipientes q.s.p. .................................................................... 1 g
Excipientes: pectina, hietelose, petrolato branco e polietileno.

Apresentação: pomada bucal - embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Laboratório

Eurofarma Laboratórios Ltda.

SAC: 0800-704-3876

Dizeres Legais

M.S.: 1.0043.1027
Farm. Resp.: Dra. Sônia Albano Badaró - CRF-SP 19.258

publicidade