Moduretic

Bula de Moduretic

Bula do remédio Moduretic. Classe terapêutica dos Antihipertensivos e Diuréticos. Princípios Ativos Hidroclorotiazida, Amilorida e Anicloride.

publicidade

Indicação

Para quê serve Moduretic?

Moduretic é indicado para ajudar a manter níveis normais de potássio em seu sangue.

Moduretic é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), edema (inchaço dos tornozelos, pés e pernas causados pela retenção de água) ou ascite (acúmulo de água no abdômen) decorrente de cirrose (doença hepática).

Uso adulto - Uso oral

Posologia

Como usar Moduretic?

Hipertensão: a posologia usual é de 1 comprimido de Moduretic 50 mg/5 mg (equivalente a 2 comprimidos de Moduretic​ 25 mg/2,5 mg), uma vez ao dia ou em doses fracionadas.

Edema de origem cardíaca: a dose inicial usual é de 1 comprimido de Moduretic 50 mg/5 mg (equivalente a 2 comprimidos de Moduretic 25 mg/2,5 mg) ao dia.

Cirrose hepática com ascite: a dose inicial usual é de 1 comprimido de Moduretic 50 mg/5 mg (equivalente a 2 comprimidos de Moduretic 25 mg/2,5 mg), uma vez ao dia.

Seu médico irá decidir qual a dose adequada, dependendo de sua condição e se está ou não tomando outros medicamentos. A maioria das pessoas toma Moduretic com um pouco de água.

Tome Moduretic diariamente, exatamente conforme a orientação de seu médico.

É muito importante manter o tratamento com Moduretic pelo tempo prescrito por seu médico e não tomar mais comprimidos do que a dose prescrita.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Qualquer medicamento pode apresentar efeitos adversos ou indesejáveis, denominados efeitos colaterais.

Moduretic em geral é bem tolerado.

Os efeitos adversos comuns (entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) incluem cefaleia, fraqueza, náusea/falta ou perda de apetite, erupção cutânea ou tontura.

Podem ocorrer outros efeitos adversos e alguns deles podem ser graves.

Solicite ao seu médico mais informações sobre efeitos adversos; ele possui uma lista mais completa das reações que podem ocorrer.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Você não deve tomar Moduretic se:

  • for alérgico a qualquer um de seus ingredientes (veja a composição);
  • for alérgico a qualquer derivado da sulfonamida (pergunte ao seu médico se não tiver certeza de quais fármacos são derivados da sulfonamida);
  • já apresentar naturalmente níveis elevados de potássio no sangue;
  • estiver tomando outros fármacos ou suplementos para aumentar a quantidade de potássio no sangue;
  • apresentar doença renal.

Entre em contato com seu médico se não tiver certeza se deve iniciar o tratamento com Moduretic.

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

O ingrediente amilorida de Moduretic é um medicamento do grupo de fármacos denominado poupadores de potássio; a amilorida também é um fraco diurético.

O ingrediente hidroclorotiazida de Moduretic é um medicamento do grupo de fármacos denominado diuréticos.

Moduretic age fazendo com que seus rins permitam a passagem de mais água e sal e retenham mais potássio.

Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta e algumas formas de inchaço, ao mesmo tempo em que ajuda a manter os níveis normais de potássio no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Informe ao seu médico sobre quaisquer problemas médicos e alergias que apresente ou tenha apresentado.

Informe ao seu médico se apresenta níveis elevados de potássio no sangue naturalmente, doença cardíaca ou pulmonar, problemas hepáticos ou renais, gota e lúpus eritematoso, ou se está sendo tratado com outros diuréticos. Nesses casos, seu médico pode ter de ajustar a dose de seus medicamentos. Além disso, você deve notificar seu médico caso sofra de diabetes, pois o uso de tiazidas pode tornar necessário o ajuste de dose dos medicamentos antidiabéticos, incluindo a insulina.

Antes de cirurgias ou anestesias (mesmo no consultório odontológico), diga ao médico ou ao dentista que está tomando Moduretic, pois pode ocorrer queda repentina da pressão arterial associada à anestesia.

Moduretic na gravidez e amamentação: o uso de Moduretic não é recomendado para mulheres grávidas. Se estiver grávida ou pretende engravidar, informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento com Moduretic pois outro tratamento pode ser considerado.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou do cirurgião-dentista.

O componente hidroclorotiazida de Moduretic aparece no leite materno. Se estiver amamentando ou pretender amamentar, consulte seu médico.

Crianças: ainda não foram estabelecidas a segurança e a eficácia em crianças.

Dirigir ou Operar Máquinas: quase todos os pacientes podem realizar essas tarefas. No entanto, atividades que possam exigir atenção especial (por exemplo, conduzir veículos ou operar máquinas perigosas) devem ser evitadas até que se conheça qual sua tolerância a esse medicamento.

Este medicamento pode causar doping.

Interações Medicamentosas

Em geral, Moduretic pode ser tomado com outros medicamentos.

No entanto, é especialmente importante informar ao seu médico se você está tomando algum inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA), um antagonista receptor da angiotensina II, outros medicamentos poupadores de potássio ou suplementos de potássio.

Informe também ao seu médico se está tomando outros medicamentos para reduzir a pressão arterial, outros diuréticos, resinas que reduzem o colesterol alto, medicamentospara tratar diabetes (inclusive insulina), relaxantes musculares, aminas vasoativas (como adrenalina), esteroides, analgésicos e antiartríticos, ciclosporina, tacrolimo ou lítio (substância usada para tratar um certo tipo de depressão).

Sedativos, tranquilizantes, narcóticos, álcool e analgésicos podem aumentar o efeito hipotensor de Moduretic.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Em caso de superdose, avise seu médico imediatamente para que ele possa agir imediatamente.

Os sintomas mais prováveis são sensação de delírio ou tontura decorrentes da queda da pressão arterial, sede excessiva, confusão, alteração da quantidade de urina e/ou aceleração da frequência cardíaca.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Deve-se tomar Moduretic conforme a prescrição.

Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume; isto é, na hora regular e sem duplicar a dose.

Composição

Ingredientes ativos: cada comprimido contêm:

Moduretic 50/5: 50 mg de hidroclorotiazida e 5,68 mg de cloridrato de amilorida equivalente a 5 mg de amilorida;

Moduretic 25/2,5: 25 mg de hidroclorotiazida e 2,84 mg de cloridrato de amilorida equivalente a 2,5 mg de amilorida.

Ingredientes inativos: lactose monoidratada, fosfato de cálcio dibásico diidratado, amido, amido pré-gelatinizado, goma guar e estearato de magnésio. Os comprimidos de Moduretic 50/5 contém, ainda, corante amarelo FD&C nº 6 laca alumínio.

Apresentação: Moduretic é apresentado na forma de comprimidos de 50 mg de hidroclorotiazida e 5 mg de cloridrato de amilorida e na forma de comprimidos de 25 mg de hidroclorotiazida e 2,5 mg de cloridrato de amilorida acondicionados em caixas com 30 comprimidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conservar em temperatura ambiente, entre 15 e 30 °C.

Proteger da luz e umidade.

Aspecto físico:

  • Moduretic 50 mg/5 mg: comprimidos em forma de diamante, cor de pêssego, sulcado em um lado, plano de outro lado e com a inscrição 917 em ambos os lados do sulco.
  • Moduretic 25 mg/2,5 mg: comprimidos em forma arredondada, cor quase branca, um lado é sulcado e o outro é plano.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. MSD

SAC: 0800-0122232

Dizeres Legais

MS 1.0029.0137

Farm. Resp.: Fernando C. Lemos - CRF-SP nº 16.243

publicidade