Metamucil

Bula do remédio Metamucil. Classe terapêutica dos Laxantes e Reguladores intestinais. Princípios Ativos Fibras de Psyllium Husk.

Indicação

Para que serve?

Metamucil é indicado para o tratamento da prisão de ventre e como regulador intestinal. Além disso, Metamucil é indicado para completar a ingestão diária de fibras e redução dos níveis séricos de colesterol e de glicemia após refeições, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Adultos e Crianças com mais de 12 anos

  • A dose recomendada é de 1 sachê, cerca de 5,85 g, ou 1 colher de sobremesa diluída em 240 ml de liquido, administrados 1 a 3 vezes por dia.

Crianças de 6 a 12 anos

  • A dose recomendada é de meio sachê, cerca de 2,9 g, ou meia colher de sobremesa diluída em 240 ml de liquido, administrados 1 a 3 vezes por dia.

Metamucil deve ser preparado de acordo com as seguintes instruções: começar por adicionar a dose recomendada de Metamucil a um copo de 240 ml e em seguida encher o copo com água ou com outra bebida a gosto. Por fim, agitar vigorosamente a bebida e beber logo em seguida.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Metamucil incluem excesso de gases ou estômago estufado.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Metamucil está contraindicado para crianças com menos de 6 anos de idade, em casos de obstrução intestinal, sangramento retal, dor abdominal, náusea, vômito e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Metamucil é um medicamento que é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumentando o volume e diminuindo a consistência das fezes, o que facilita a evacuação. Além disso, Metamucil ajuda também na regulação geral do intestino.

Após ingestão, Metamucil faz efeito cerca de 12 a 72 horas após ingestão oral.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Metamucil​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver historial de alergia a medicamentos, comidas ou outros substâncias, teve recentemente alterações no funcionamento do intestino ou sente náusea, vômito ou dor no estômago ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Metamucil pacientes com diabetes apenas devem tomar a versão sem açúcar de Metamucil. Além disso, pacientes fenilcetonúricos apenas devem tomar Metamucil de acordo com indicação médica, pois é um medicamento que contém fenilalanina.

Metamucil deve ser ingerido juntamente com bastante água e caso se encontre a tomar outros medicamentos, Metamucil deve ser ingerido 2 horas antes ou 2 horas após a ingestão de outros medicamentos. Além disso, durante o tratamento com Metamucil deve ser garantida uma hidratação adequada.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Na bula não são referidos efeitos de superdosagem.

Composição

Metamucil solúvel Laranja por cada 100 g contém:

Mucilóide hidrófilo de Psyllium __________________ 56,17 g

Excipiente ____________________________________ 100 g

(Excipientes: aspartame, ácido cítrico, corantes amarelo alimento, essência de laranja e maltodextrina. Cada dose de 5,8 g contém aproximadamente 3,4 g de mucilóide hidrófilo de Psyllium e 9 calorias).

Interações Medicamentosas

Metamucil não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como digitálicos, outros medicamentos laxantes, antidiarreicos ou juntamente com produtos inibidores da motilidade intestinal como loperamida, difenoxilato, opiáceos e outros.

Metamucil emagrece?

Não, Metamucil não emagrece, pois é um regulador intestinal indicado para tratar casos de prisão de ventre.

Laboratório

Procter & Gamble Manufacturing Co.

Outros remédios que também podem tratar a prisão de ventre, além de Metamucil, podem ser Agiolax, Senan, Benestare, Humectol D ou Agarol.

Dizeres Legais:

MS: 1.2142.0008.

Farm. Resp.: Silvia C. M. de Freitas

publicidade
< Metadon < Metamucil > Metformed >