Mebendazol 500 mg

Bula de Mebendazol 500 mg

Bula do remédio genérico Mebendazol 500 mg. Classe terapêutica dos Anti-helmínticos. Princípios Ativos Mebendazol.

publicidade

Indicação

Para quê serve Mebendazol 500 mg?

Mebendazol 500 mg comprimido é indicado para tratar infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos - Uso oral

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Não use Mebendazol 500 mg em crianças com menos de 1 ano de idade.

Não use Mebendazol 500 mg se você apresentar maior sensibilidade (alergia) ao mebendazol ou aos excipientes da formulação.

Posologia

Como usar Mebendazol 500 mg?

As crianças com mais de 1 ano de idade e os adultos normalmente tomam Mebendazol 500 mg de uma só vez. Não altere esta quantidade, a menos que seu médico o oriente.

Em regiões onde as infestações por vermes são frequentes, as crianças acima de 1 ano e os adultos devem tomar Mebendazol 500 mg 3 a 4 vezes ao ano. Desta forma, as infestações por vermes podem ser mantidas em níveis baixos em toda a população.

Nota: a suspensão oral deve ser empregada para o tratamento de pacientes, como crianças pequenas, e como alternativa para pacientes que não conseguem deglutir o comprimido de Mebendazol 500 mg.

Tome Mebendazol 500 mg com um pouco de líquido. Não é necessário tomar o comprimido junto com os alimentos, nem seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulem a evacuação.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Mebendazol 500 mg é bem tolerado e poucos efeitos indesejáveis ocorrem nas doses prescritas.

Entretanto, os efeitos indesejáveis a seguir podem ocorrer:

  • Dor de estômago de curta duração e diarréia podem ocorrer às vezes, particularmente se a sua infestação por vermes for grave. Estes efeitos são de curta duração e você pode utilizar Mebendazol 500 mg de forma segura novamente em outra ocasião.
  • Hipersensibilidade é muito rara. Pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, encurtamento da respiração e/ou inchaço da face. Se algum destes sintomas ocorrerem, pare de tomar Mebendazol 500mg e procure um médico.
  • Distúrbio grave da pele consistindo de erupções cutâneas, bolhas na pele e feridas na boca, olhos ou na região anogenital, em conjunto com febre foi muito raramente relatado. Se você apresentar estes sintomas, entre em contato com um médico imediatamente.
  • Muito raramente convulsões podem ocorrer em bebês com o uso de Mebendazol. Entretanto, Mebendazol 500 mg não deve ser administrado em crianças menores de 1 ano de idade.
  • Muito raramente problemas no sangue, fígado e rim podem ocorrer com o uso prolongado em doses substancialmente maiores do que as doses recomendadas (muito maior do que é normalmente prescrito).

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Mebendazol não deve ser utilizado por longos períodos. Se uma grande quantidade de Mebendazol 500 mg for ingerida todos os dias durante alguns meses, pode ocorrer distúrbio do fígado. Portanto, tratamentos longos só devem ser realizados sob intensa supervisão médica.

Você pode usar Mebendazol 500 mg sem problemas, pois não afeta o seu estado de alerta ou a habilidade de dirigir.

Mebendazol 500 mg na gravidez e amamentação: não se aconselha o seu uso durante a gravidez, especialmente nos primeiros três meses. Não use este medicamento durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Atenção: Este medicamento contém Açúcar (amido), portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Pode ocorrer distúrbio do fígado, se for necessário usar grandes quantidades de Mebendazol 500 mg diariamente por vários meses. Por esta razão, deve-se realizar, com cuidado e com orientação do médico, o tratamento prolongado.

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças.

Interações Medicamentosas

Informe seu médico se você estiver usando cimetidina (um medicamento contra a acidez do estômago). Se você precisar tomar mais que um comprimido de Mebendazol 500 mg, seu médico poderá fazer um ajuste da dose.

O uso de Mebendazol com metronidazol (um medicamento utilizado para infecções bacterianas e por protozoários) deve ser evitado.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

Se você ingerir uma grande quantidade, você poderá sofrer de cólicas estomacais, náuseas, vômitos e diarréia. Se este for o caso, consulte um médico.

O médico pode recomendar que você utilize carvão ativado, que irá absorver o produto que estiver em excesso no seu estômago.

Composição

Cada comprimido contém 500 mg de mebendazol.

Excipientes: amido de milho, amidoglicolato de sódio, aroma de morango, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monoidratada, metilcelulose, sacarina sódica e dióxido de silício coloidal.

Apresentação: comprimidos de 500 mg em embalagem com 1 comprimido.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Conserve em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com Mebendazol 500 mg (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.

Dizeres Legais

MS – 1.1236.3333

Farmacêutico Responsável: Marcos R. Pereira – CRF-SP n° 12304

Pantelmin (Janssen-Cilag Farmacêitica LTDA.)

publicidade