Mebendazol

Bula do remédio genérico Mebendazol. Classe terapêutica dos Anti-helmínticos e Antiparasitários. Princípios Ativos Mebendazol.

Indicação

Para que serve?

Mebendazol suspensão oral ou comprimidos 500 mg é indicado para verminoses e parasitoses, no tratamento de infestações simples ou mistas causadas por Enterobius vermicularis,Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata, em crianças com mais de 1 ano de idade e adultos.

Posologia

Como usar?

Mebendazol Suspensão Oral

  • Infestações por nematódeos: a dose recomendada para adultos e crianças é de
    5 ml, administrados 2 vezes por dia, durante 3 dias consecutivos.
  • Infestações por cestódeos: a dose recomendada para adultos é de 10 ml, administrados 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. Para crianças, a dose recomendada é de 5 ml, administrados 2 vezes por dia, durante 3 dias seguidos.

Mebendazol Comprimidos

Geralmente, a dose recomendada de Mebendazol Comprimidos para adultos e crianças é de 1 comprimido, 500 mg de Mebendazol, administrado em dose única de acordo com indicação médica.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Mebendazol podem incluir dor de estômago, diarreia, erupções na pele como bolhas na pele, feridas na boca, nos olhos ou na região ano-genital, febre, convulsões, tontura ou problemas no sangue, fígado e rins.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Mebendazol está contraindicado para crianças com menos de 1 ano de idade e para pacientes com alergia a algum componente da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Mebendazol é um composto com propriedades anti-helmínticas, capaz de atuar sobre os principais vermes que parasitam adultos e crianças, provocando a sua desintegração e eliminação nas fezes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Mebendazol, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender utilizar o medicamento em crianças entre 1 e 2 anos de idade, tiver problemas ou doença no fígado ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Além disso, Mebendazol comprimidos está também contraindicado para crianças que não sejam capazes de engolir comprimidos e Mebendazol suspensão oral para pacientes diabéticos pois contém açúcar.

Para evitar verminoses, deve manter alguns hábitos que podem evitar a infestação da sua família, como beber apenas água filtrada ou fervida, lavar sempre cuidadosamente as frutas e verduras, cozinhar bem os alimentos, incluindo a carne, andar sempre com os pés calçados, lavar sempre bem as mãos antes e após usar os sanitários e antes de cada refeição, manter as instalações sanitárias limpas e manter as unhas cortadas e limpas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Mebendazol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Mebendazol podem ser cólicas no estômago, náusea, vômito e diarreia.

Composição

Mebendazol suspensão oral por cada 1 ml de suspensão contém:

Mebendazol __________________________________ 20 mg

Excipientes ___________________________________ 1 ml

(Excipientes: sorbitol, sacarina sódica diidratada, propilparabeno, metilparabeno, polissorbato 80, simeticona, citrato de sódio diidratado, ciclamato de sódio, celulose microcristalina, carmelose sódica, benzoato de sódio, aroma de caramelo, aroma de tutti-frutti, aroma de laranja, álcool
etílico, ácido cítrico, água e corante vermelho FDC 40).

Mebendazol comprimidos por cada comprimido contém:

Mebendazol _________________________________ 500 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, amidoglicolato de sódio, aroma de
banana, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose monoidratada, sacarina sódica dihidratada).

Interações Medicamentosas

Mebendazol não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como metronidazol, cimetidina, carbamazepina ou com fenitoína.

Mebendazol pode causar aborto?

Não existem estudos que confirmem que Mebendazol possa causar aborto, porém, Mebendazol é contraindicado durante os períodos de gravidez e lactação.

Laboratório

Medley

- SAC: 0800 7298000.

Mebendazol também pode ser conhecido comercialmente como Pantelmin ou Averpan, e outros remédios para a eliminação de vermes e parasitas podem ser Revectina, Neovermin ou Ivermectina.

Dizeres Legais:

Mebendazol suspensão oral: MS:1.1213.0392 | Farm. Resp.: Alberto Jorge Garcia Guimarães

Mebendazol comprimidos: MS: 1.0181.0536 | Farm. Resp.: Conceição Regina Olmos

publicidade
< Mebendathil < Mebendazol > Mebenix >