Levoid

publicidade

Bula do remédio Levoid. Classe terapêutica dos Reposição Hormonal. Princípios Ativos Levotiroxina sódica.

Indicação

Para que serve Levoid?

Indicado pelo médico no caso de problemas relacionados com a glândula tireóide, tais como: hipotireoidismo (diminuição da produção dos hormônios tireoidianos), tratamento ou prevenção de bócios (aumento do volume ou presença de nódulos na tireóide), tireoidite (inflamação da glândula) e também nas situações onde a glândula precisa ser retirada, como por exemplo, na presença de tumores ou outras alterações que assim o exigem.

Este medicamento pode ser utilizado, também, como agente diagnóstico, por exemplo, nos casos em que o médico precisa avaliar o funcionamento da tireóide ou a produção de hormônios relacionados à tireóide.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Levoid está contra-indicado em pacientes com alergia aos componentes da fórmula; nos casos de infarto do miocárdio recente; tireotoxicose (aumento da atividade da glândula com maior produção hormonal) e em pacientes com mau funcionamento da glândula supra-renal (glândula localizada acima dos rins).

Posologia

Como usar Levoid?

Você deve usar LEVOID apenas sob a orientação do médico.

Os comprimidos de LEVOID devem ser ingeridos com estômago vazio (meia a 1 hora antes do café da manhã).

Para as crianças com dificuldades de ingerir os comprimidos, estes devem ser triturados e dissolvidos em pequena quantidade de água (5-10 ml ou 1-2 colheres de chá).Esta suspensão pode ser administrada em colher ou conta-gotas. Os comprimidos triturados podem também ser administrados com pequenas quantidades de alimentos devendo-se, porém, evitar alimentos que sabidamente diminuem a absorção da levotiroxina, tais como as fórmulas pediátricas ou outras preparações com soja, fibras, sementes, pois esses tipos de alimentos podem interferir na absorção de LEVOID.

A suspensão preparada não pode ser guardada para uso posterior.

A dose de LEVOID que é adequada para o tratamento, depende de uma variedade de fatores, tais como de sua idade, peso corpóreo, se você tem problema de coração, situações médicas concomitantes, incluindo gravidez, se você está tomando algum medicamento junto com LEVOID e a natureza específica da doença a ser tratada.

A dose deve ser individualizada e ajustes devem ser realizados pelo seu médico com base na avaliação, de tempos em tempos, de sua resposta clínica e com base em seus exames laboratoriais.

LEVOID é administrado como uma dose única diária, preferencialmente meia a uma hora antes do café da manhã. A levotiroxina sódica deve ser tomada com o estômago vazio meia a 1 hora antes do café da manhã.

SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

NÃO INTERROMPA OTRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis com o uso de levoid, em especial casos de insônia, irritabilidade, dor de cabeça, febre, suores excessivos, emagrecimento rápido, diarréia, dor no peito, cansaço, aumento do apetite, intolerância ao calor, hiperatividade, nervosismo, ansiedade, sensibilidade emocional, tremores, fraqueza muscular, agravamento de doenças do coração que já existiam, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), arritmias (irregularidades dos batimentos do coração), aumento da pressão arterial, infarto do miocárdio, desmaios, dispnéia (dificuldade de respirar), vômitos, cólicas abdominais, irregularidade menstrual, alterações nos testes de função do fígado, perda de cabelo, vermelhidão e coceira na pele, dor óssea ou osteoporose (fragilidade dos ossos), fertilidade prejudicada, dor nas articulações (juntas), doença do soro (caracterizada por febre, dores nas articulações e lesões na pele decorrentes de um mecanismo específico de reação alérgica), de outra forma, também sintomas como falta de ânimo e motivação, sonolência, ganho de peso, desinteresse, fraqueza, pele seca, dores musculares também devem ser comunicadas ao médico.

Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. neste caso, informe seu médico.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Informe ao seu médico caso seja portador de doenças do coração (angina, infarto, insuficiência cardíaca), pressão alta, mau funcionamento da glândula supra-renal, falta de apetite, tuberculose, asma ou diabetes.

Se você tiver problema de coração ou for idoso, o médico iniciará o tratamento com uma dose adequada à sua situação clínica. você deve seguir rigorosamente a orientação de seu médico.

Se durante o tratamento surgirem sintomas de doença do coração ou se os sintomas anteriores piorarem, seu médico deve ser avisado para tomar as medidas necessárias.

Se você for obeso e esta obesidade não for decorrente do hipotireoidismo, você não deverá tomar levoid como tratamento para redução de peso, pois, neste caso, a levotiroxina em doses pequenas nãotemaçãoe em doses altas pode tornar-se perigosa, especialmente setomada comoutras substâncias para emagrecer, como as anfetaminas.

Levoid não deve ser usado para tratamento da infertilidade masculina ou feminina, a não ser que esta seja causada pelo hipotireoidismo.

Se você for mulher, a terapia a longo prazo com levotiroxina pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporose (fragilidade dos ossos), especialmente se você estiver na fase de menopausa e dessa forma, caso você já tenha problemas de osteoporose ou esteja na fase de menopausa, seu médico deve ser avisado a fim de utilizar a dose mínima necessária para ter uma resposta desejada ao seu tratamento mantendo os controles necessários para o acompanhamento.

A adequação do seu tratamento sempre será feita com base na avaliação de sua resposta clínica e de seus exames laboratoriais, devendo ser periodicamente e sempre realizada pelo seu médico.

Informe ao médico se houver suspeita de gravidez, durante ou após o uso da medicação. informe também ao médico caso esteja amamentando. este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em geral, os sintomas de superdosagem são: dor de cabeça, irritabilidade, aumento do número de batimentos cardíacos por minuto e sudorese excessiva.

Em caso de uso em excesso, você deve procurar o seu médico ou um pronto-socorro e informar a quantidade e o horário que você tomou o medicamento.

Composição

Cada comprimido de LEVOID 25 mcg contém: 25 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes:manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica e povidona.

Cada comprimido de LEVOID 50 mcg contém: 50 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona e corante azul FDC nº 2 laca de alumínio.

Cada comprimido de LEVOID 75 mcg contém: 75 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona, corante azul FDC nº 1 laca de alumínio e corante vermelho FDC nº 3 laca de alumínio.

Cada comprimido de LEVOID 88 mcg contém: 88 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona e corante amarelo lake blend LB 282.

Cada comprimido de LEVOID 100 mcg contém: 100 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona e corante amarelo FDC nº 6 laca de alumínio.

Cada comprimido de LEVOID 112 mcg contém: 112 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona e corante vermelho FDC nº 3 laca de alumínio.

Cada comprimido de LEVOID 125 mcg contém: 125 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona, corante azul FDC nº 1 laca de alumínio e corante amarelo lake blend LB 282.

Cada comprimido de LEVOID 150 mcg contém: 150 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona e corante vermelho ponceau 4R laca de alumínio.

Cada comprimido de LEVOID 175 mcg contém: 175 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona, corante azul FDC nº 2 laca de alumínio e corante amarelo lake blend LB 282.

Cada comprimido de LEVOID 200 mcg contém: 200 mcg de levotiroxina sódica
Excipientes: manitol, bicarbonato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de silício, croscarmelose sódica, povidona, corante vermelho ponceau 4R laca de alumínio e corante azul FDC nº 2 laca de alumínio.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Você deve guardar LEVOID na embalagem original até sua total utilização.Você deve conservar em temperatura ambiente (15º-30ºC) e proteger da luz e umidade.

O prazo de validade de LEVOID é de 24meses a contar da data de sua fabricação indicada na embalagemdo produto.

Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Apresentação

LEVOID 25 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 50 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 75 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 88 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 100 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 112 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 125 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 150 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 175 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
LEVOID 200 mcg – cartuchos com 30 comprimidos
Os comprimidos de LEVOID são todos redondos, de superfície plana e livres de defeitos visíveis, sendo diferentes apenas na cor, conforme sua concentração: Comprimidos de 25 mcg: brancos; comprimidos de 50 mcg: azuis; comprimidos de 75 mcg: lilás; comprimidos de 88 mcg: amarelos; comprimidos de 100 mcg: alaranjados; comprimidos de 112 mcg: róseos; comprimidos de 125 mcg: verdes; comprimidos de 150 mcg: vermelhos; comprimidos de 175 mcg: verde escuros; comprimidos de 200 mcg: roxos.

LEVOID tem sabor e odor característicos.

USO ORAL - USO ADULTO E PEDIÁTRICO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Interações Medicamentosas

Medicamentos, especialmente anticoagulantes (medicações que dificultam a coagulação do sangue), contraceptivos orais, colestiramina, ácido acetilsalicílico, antidiabéticos, antidepressivos, antiasmáticos, anfetaminas, digoxina, anticonvulsivantes e vasoconstritores pois pode haver alteração de suas ações quando tomados em conjunto com a levotiroxina.

A levotiroxina sódica deve ser tomada no mínimo com um intervalo de 4 horas de intervalo das drogas que podem interferir com sua absorção.

Alguns alimentos podem alterar a absorção da levotiroxina sódica. assim, recomenda-se tomar o medicamento com estômago vazio (meia a 1 hora antes do café da manhã). preparados à base de farinha de soja (fórmula pediátrica), cereais de semente de algodão, nozes e dieta à base de fibras podem se ligar e diminuir a absorção no trato gastrintestinal.

As alterações na concentração dos hormônios tireoidianos (t3 e t4) e da tireoglobulina (tbg) (proteína que se liga aos hormônios da tireóide t4 e t3 para transportá-los para o sangue) e do hormônio estimulador da tireóide (tsh) devem ser consideradas pelo seu médico, quando ele for verificar os valores dos exames laboratoriais de controle.

Informações Legais

MS - 1.0573.0366
Farmacêutico Responsável: Dr.Wilson R. Farias CRF-SP nº 9555

Laboratório

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.

Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP
CNPJ 60.659.463/0001-91 - Indústria Brasileira

publicidade