Labirin

Bula do remédio Labirin. Classe terapêutica dos Antivertiginosos. Princípios Ativos Dicloridrato de Betaistina.

Indicação

Para que serve?

Labirin é indicado para a tontura, perda de audição e zumbido e para o síndrome de Menière, no tratamento de sintomas como vertigem com náusea e vômito.

Posologia

Como usar?

A dose inicial recomendada de Labirin para adultos é de 1 comprimido de Labirin 8 mg, 3 vezes por dia. Mais tarde, de acordo com os resultados obtidos, a dose pode ser aumentada para 6 comprimidos de Labirin 8 mg ou 3 comprimidos de Labirin 16 mg ou 2 comprimidos de Labirin 24 mg, por dia, nunca excedendo a dose máxima de 48 mg por dia. Geralmente, de acordo com indicação médica, a duração do tratamento com Labirin varia de 2 a 3 meses, podendo o tratamento ser repetido sempre que necessário.

Antes de tomar Labirin​ deve comer e depois engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Labirin incluem dores de estômago, agravamento de úlceras no estômago ou duodeno, náuseas, vômitos, dor de cabeça, diarreia ou sonolência.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Labirin está contraindicado para mulheres grávidas ou amentando, pacientes com úlceras ativas no estômago ou duodeno, câncer ou tumor benigno nas células cromafins ou asma e para pacientes com alergia ao Dicloridrato de Betaistina ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

Labirin é um medicamento que tem na sua composição Dicloridrato de Betaistina, um composto responsável por produzir uma maior vasodilatação e um aumento do fluxo sanguíneo, diminuindo assim a frequência e a severidade dos ataques de vertigem. É também responsável por melhorar a função cognitiva em idosos e aumenta o fluxo de sangue em pacientes com doença degenerativa.

O tempo de meia-vida de eliminação de Labirin é de 3,5 h, e após 24 horas o fármaco é completamente eliminado do organismo.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Labirin​, deverá falar com o seu médico se estiver a pensar engravidar, tiver historial de úlcera no estômago ou duodeno ou se estiver a tomar outros medicamentos.

O tratamento com Labirin nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Labirin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos sintomas associados à toma excessiva de Labirin podem ser náusea, sonolência e dor abdominal.

Composição

Labirin 8 mg

Cada comprimido de Labirin 8 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina ________________________ 8 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).

Labirin 16 mg

Cada comprimido de Labirin 16 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina _______________________ 16 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).

Labirin 24 mg

Cada comprimido de Labirin 24 mg contém:
Dicloridrato de Betaistina _______________________ 24 mg
Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Lactose, Amido, Polivinilpirrolidona K30, Fosfato tricálcico, Dióxido de silício coloidal, Estearato de magnésio, Croscarmelose sódica).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Labirin deve saltar a dose esquecida, e esperar pelo horário da dose seguinte. As doses de Labirin nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Labirin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como atropina ou histamina.

Labirin dá sono?

Sim, Labirin pode dar sono, pois um dos seus efeitos colaterais mais comuns é a sonolência.

Laboratório

Apsen Farmacêutica S.A.

- SAC: 0800 16 5678

O genérico de Labirin é o Dicloridrato de Betaistina, porém outros remédios que também podem tratar a vertigem, além de Labirin, podem ser Betadine e Betaserc.

Dizeres Legais

Labirin 8 mg: MS: 1.0118.0157 | Farm. Resp.: Alexandre Tachibana Pinheiro.

Labirin 16 mg: MS: 1.0118.0157 | Farm. Resp.: Alexandre Tachibana Pinheiro.

Labirin 24 mg: MS: 1.0118.0596 | Farm. Resp.: Alexandre Tachibana Pinheiro.

publicidade
< Label < Labirin > Lacipil >