Kollagenase

Bula do remédio Kollagenase. Classe terapêutica dos Desbridantes Enzimáticos. Princípios Ativos Cloranfenicol e Colagenase.

Indicação

Para que serve?

Kollagenase pomada é indicada para feridas na pele, no tratamento da dor e sangramento, ajudando também na sua limpeza, em adultos e crianças.

Kollagenase com Cloranfenicol pomada é indicada para feridas na pele, para o tratamento da dor e limpeza de lesões de difícil cura, ulcerações e necroses, em adultos e crianças.

Para o tratamento de feridas ginecológicas existe a versão Gino Kollagenase ou Gyno Iruxol.

Posologia

Como usar?

Kollagenase pomada e Kollagenase com Cloranfenicol

  • Aplicar cerca de 2 mm de pomada, 1 a 2 vezes por dia, de acordo com indicação médica. A duração do tratamento e o tipo de creme a utilizar na ferida, Kollagenase pomada ou Kollagenase com Cloranfenicol, devem ser indicados pelo seu médico.

Kollagenase ​pomada e Kollagenase com Cloranfenicol devem ser administradas do seguinte modo: começar por remover o curativo e toda a área de tecido necrosado que se encontre desprendida, com o auxilio de uma gaze embebida em soro fisiológico. Seguidamente, limpar a lesão com solução fisiológica e secar parcialmente a ferida. Por fim, aplicar uniformemente cerca de 2 mm de Kollagenase pomada ou Kollagenase com Cloranfenicol pomada e, caso seja necessário, voltar a cobrir a ferida.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Kollagenase podem incluir ardência, dor, irritação, eczema, vermelhidão, coceira ou inchaço.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Kollagenase pomada está contraindicada para pacientes com alergia à Colagenase ou a outros componentes da fórmula. Além disso, Kollagenase com Cloranfenicol está também contraindicado para pacientes com doença hematológica, como doenças da medula óssea ou icterícia hemolítica, para pacientes com queimaduras extensas e para pacientes com alergia ao Cloranfenicol.

Farmacocinética

Como funciona?

Kollagenase é um medicamento que tem na sua composição Colagenase e Cloranfenicol, substâncias usadas no desbridamento de feridas superficiais, que promovem a limpeza enzimática das áreas afetadas, limpando assim os tecidos necrosados e crostas.

A Colagenase é também responsável por contribui para a formação de tecido de granulação e consequente reepitelização de úlceras da pele e de áreas gravemente queimadas, ajudando assim na cicatrização de feridas.

O Cloranfenicol é um antibiótico bacteriostático de amplo espectro, eficaz contra infecções bacterianas secundárias locais, que podem muitas vezes estar presentes na ferida, dificultando a cicatrização.

Geralmente, a limpeza completa da lesão ocorre após 1 a 14 dias de tratamento. Após aplicação, Kollagenase começa a fazer efeito passadas 8 a 12 horas da aplicação, e o seu efeito tem uma duração de cerca de 24 horas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Kollagenase, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes, gangrenas secas, tiver um estado de saúde debilitado ou se estiver a tomar outros medicamentos ou a aplicar outros remédios ou pomadas no local.

Durante o tratamento com Kollagenase, é recomendado que mantenha uma higiene pessoal rigorosa e que nunca interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de aplicação excessiva ou ingestão acidental de Kollagenase, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Kollagenase pomada por cada grama contém:

Colagenase ___________________________________ 0,6 U
Veículo ________________________________________ 1 g
(Veículo: vaselina líquida, vaselina sólida).

Kollagenase com Cloranfenicol pomada por cada grama contém:

Colagenase ___________________________________ 0,6 U
Cloranfenicol _________________________________ 0,01 g
Veículo ________________________________________ 1 g
(Veículo: vaselina líquida, vaselina sólida).

Interações Medicamentosas

Kollagenase não devem ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como antissépticos, metais pesados, detergentes, hexaclorofeno, sabões, soluções ácidas solução de Burrow, tirotricina, gramicidina ou tetracicilina.

Kollagenase pode ser usada em queimadura?

Não, Kollagenase não deve ser utilizada no tratamento da queimadura, pois pode causar o agravamento da lesão.

Laboratório

Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800 701 19 18

O genérico de Kollagenase é a Colagenase, porém outros remédios para o tratamento de feridas podem ser Iruxol Mono ou Dermacerium.

Dizeres Legais:

Kollagenase pomada: MS: 1.0298.0049 | Farm. Resp.: Dr. José Carlos Módolo

Kollagenase com Cloranfenicol pomada: MS: 1.0298.0026 | Farm. Resp.: Dr. José Carlos Módolo

Gino Kollagenase: MS: 1.0298.0026 | Farm. Resp.: Dr. Joaquim A. dos Reis

publicidade
< Kolantyl Gel < Kollagenase > Kolpitrat >