Keflex

Bula do remédio Keflex. Classe terapêutica dos 1,0Antibióticos Sistêmicos. Princípios Ativos Cefalexina.

Indicação

Para que serve?

Keflex é indicado para o tratamento da sinusite, otite média e para infecções do trato respiratório, da pele, dos tecidos moles, ósseas, dentárias e do trato geniturinário, em crianças e adultos.

Keflex pode ser encontrado nas formas de Keflex gotas ou Keflex pediátrico, Keflex 1 g, Keflex ​500 mg em comprimidos, Keflex ​500 mg / 5 ml líquido e Keflex ​250 mg / 5 ml líquido.

Posologia

Como usar?

Keflex gotas ou Keflex pediátrico

  • Crianças: a dose recomendada de Keflex gotas 100 mg/mL é de 25 a 50 mg por kg de peso, podendo esta dose diária total ser dividida e administrada oralmente de 12 em 12 horas. As doses recomendadas em função do peso total da criança podem ser consultadas na tabela seguinte.
Peso (Kg)Dose diária de 25 mg/KgDose diária de 50 mg/Kg
4 vezes por dia2 vezes por dia4 vezes por dia2 vezes por dia
46121224
57131428
68141632
79151836
810162040

Dependendo do problema a tratar e da idade da criança e de acordo com indicação médica, estas doses podem ser aumentadas.

Keflex 1 g

  • Adultos: geralmente, a dose recomendada é de 250 mg, de 6 em 6 horas. A dose total diária recomendada pode variar de 1 g a 4 g diários, dependendo do problema a tratar e de acordo com indicação médica.
  • Crianças: a dose recomendada varia de 25 a 50 mg por cada kg de peso da criança, administrados em doses divididas ao longo do dia.

Keflex 500 mg

  • Keflex 500 mg comprimidos: a dose recomendada para adultos é de 250 mg, meio comprimido de Keflex 500 mg, de 6 em 6 horas.
  • Keflex 500 mg/5 ml líquido: a dose recomendada para adultos é de 250 mg, 2,5 ml de Keflex 500 mg líquido, de 6 em 6 horas.

​A dose total diária recomendada pode variar de 1 g a 4 g diários, dependendo do problema a tratar e de acordo com indicação médica.

Keflex 250 mg

  • A dose recomendada para adultos é de 250 mg, 5 ml de Keflex 250 mg / 5 ml líquido, de 6 em 6 horas. Para crianças, a dose diária recomendada varia de 25 a 50 mg por cada kg de peso, devendo ser seguidas as indicações e quantidades da tabela seguinte.
Dose de 25 mg/KgDose de 50 mg/Kg
Peso da criança (Kg)Duas vezes ao diaQuatro vezes ao diaDuas vezes ao diaQuatro vezes ao dia

10

20

40

¼ colher-medida

½ colher-medida

1 colher-medida

½ colher-medida

1 colher-medida

2 colher-medida

½ colher-medida

1 colher-medida

2 colher-medida

½ colher-medida

2 colher-medida

4 colher-medida

Keflex deve ser administrado em jejum, juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Keflex incluem diarreia, náusea, vômito, má digestão, dor abdominal, gastrite, inflamação do fígado, icterícia e colestática.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Keflex está contraindicado para pacientes com alergia à Cefalexina, a Cefalosporinas ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Keflex tem na sua composição o corante amarelo Tartrazina que é contraindicado para pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico.

Farmacocinética

Como funciona?

Keflex tem na sua composição Cefalexina, um antibiótico que pertencente ao grupo das cefalosporinas, com ação bactericida, capaz de eliminar as bactérias responsáveis pelos processos inflamatórios e infecciosos.

Após administração oral, Keflex​ começa a fazer efeito cerca de 1 hora após a sua administração.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Keflex​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos ou outras doenças, tiver diabetes, doenças nos rins, ingerir regularmente bebidas alcoólicas, se tiver historial de doenças gastrointestinais, ou se tiver historial de alergia a penicilinas, a antibióticos ou ao ácido acetilsalicílico.

O uso prolongado ou inadequado de Keflex sem orientação médica, pode resultar na proliferação de bactérias resistentes, dando assim origem a outras infecções.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Keflex​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Keflex podem ser náusea, vômito, dor epigástrica, diarreia e hematúria.

Composição

Keflex gotas por 1 ml, cerca de 20 gotas, contém:

Cefalexina base ______________________________ 100 mg

Excipientes ____________________________________ 1 ml

(Excipientes: sacarose 525,13 mg, amarelo FD&C n.º 5 com laca de alumínio - tartrazina, vanilina, sabor artificial de guaraná).

Keflex 1 g por cada comprimido contém:

Cefalexina base _________________________________ 1 g

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Excipientes: estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, dióxido de titânio, amarelo FD&C nº 6 com laca de alumínio - amarelo crepúsculo, D&C Amarelo N°10 Laca de Alumínio, álcool polivinílico, polietilenoglicol e talco).

Keflex ​500 mg comprimidos, por cada 1 comprimido contém:

Cefalexina base ______________________________ 500 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Excipientes: estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, dióxido de titânio, amarelo FD&C nº 6 com laca de alumínio (amarelo crepúsculo), D&C Amarelo N°10 Laca de Alumínio, álcool polivinílico, polietilenoglicol e talco.

Keflex ​500 mg / 5 ml líquido, por cada 1 ml contém:

Cefalexina base ______________________________ 100 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Excipientes: estearato de alumínio, butilparabeno, óleo de mamona hidrogenado, lecitina, cloreto de sódio, sacarose 500 mg, amarelo FD&C nº 6 com laca de alumínio (amarelo crepúsculo), amarelo FD&C nº 5 com laca de alumínio (tartrazina), sabor artificial de guaraná 51880/A, óleo de coco fracionado).

Keflex ​250 mg / 5 ml líquido, por cada 1 ml contém:

Cefalexina base _______________________________ 50 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: Excipientes: estearato de alumínio, butilparabeno, óleo de mamona hidrogenado, lecitina, cloreto de sódio, sacarose 300 mg, amarelo FD&C nº 6 com laca de alumínio (amarelo crepúsculo), amarelo FD&C nº 5 com laca de alumínio (tartrazina), óleo de coco fracionado, sabor artificial de guaraná 51880/A).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Keflex deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre.

Interações Medicamentosas

Keflex não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como probenecida ou metformina.

Keflex é antibiótico?

Sim, Keflex é um antibiótico com ação bactericida, que elimina as bactérias responsáveis por inflamações e infecções.

Laboratório

Eli Lilly do Brasil Ltda.

SAC: 0800 723 6666

O genérico de Keflex é a Cefalexina, porém outros remédios com o mesmo principio ativo podem ser Keforal ou Keflaxina.

Dizeres Legais:

Keflex gotas: MS: 1.1260.0065 | Farm. Resp.: Dalton Nivoloni

Keflex 1 g: MS: 1.5626.0017 | Farm. Resp.: Patrícia Machado de Campos

Keflex ​500 mg: MS: 1.5626.0017 | Farm. Resp.: Patrícia Machado de Campos

Keflex ​250 mg: MS: 1.5626.0017 | Farm. Resp.: Patrícia Machado de Campos

publicidade