Januvia

publicidade

Bula do remédio Januvia. Classe terapêutica dos Antidiabéticos. Princípios Ativos Fosfato de sitagliptina.

Indicação

Para que serve Januvia?

Januvia é indicado para ajudar a reduzir os seus níveis de açúcar no sangue, que estão aumentados por causa da diabetes tipo 2. Januvia pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com alguns outros medicamentos que diminuem os níveis de açúcar no sangue e deverá ser associado a dieta e a um programa de exercícios que seu médico lhe recomendará.

Uso adulto - Uso oral

Farmacocinética

Como funciona este medicamento?

Januvia ajuda a melhorar os níveis de insulina após uma refeição; diminui a quantidade de açúcar produzida pelo organismo; age quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, especialmente após uma refeição; também reduz os níveis de açúcar no sangue entre as refeições. É improvável que Januvia cause níveis muito baixos de açúcar no sangue porque ele não age quando os níveis de açúcar no sangue já estão baixos.

Posologia

Como usar Januvia?

Tome Januvia exatamente como seu médico prescreveu. A dose recomendada deve ser tomada da seguinte maneira:

1 comprimido de 100 mg; uma vez ao dia; por via oral, com ou sem alimentos.

Seu médico poderá lhe prescrever Januvia associado a alguns outros medicamentos que reduzem os níveis de açúcar no sangue.

A dieta e a prática de exercícios podem ajudar o seu organismo a utilizar melhor o açúcar existente no sangue. É importante que você mantenha a dieta recomendada pelo seu médico, os exercícios e o programa de perda de peso enquanto estiver tomando Januvia.

Continue a tomar Januvia pelo tempo prescrito pelo seu médico. Assim, você continuará a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Assim como todos os medicamentos vendidos com receita médica, Januvia pode causar efeitos colaterais. Nos estudos, os efeitos colaterais foram, em geral, leves e não obrigaram os pacientes a parar de tomar Januvia. Os efeitos colaterais relatados por pacientes que estavam tomando Januvia foram semelhantes aos relatados pelos pacientes que estavam tomando um comprimido que não continha nenhum medicamento (um placebo).

Informe seu médico se apresentar qualquer efeito colateral incomum ou se algum efeito colateral conhecido não desaparecer ou piorar.

Este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos colaterais e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso informe seu médico.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Você não deve tomar Januvia se: for alérgico a qualquer um dos seus componentes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Januvia na gravidez e amamentação: mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem consultar seus médicos antes de tomar Januvia. O uso de Januvia não é recomendado durante a gravidez. Ainda não se sabe se Januvia passa para o leite materno; por isso, você não deve usar Januvia se estiver amamentando ou se planeja amamentar.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou do cirurgião-dentista.

Januvia não foi estudado em indivíduos com menos de 18 anos de idade.

Nos estudos, Januvia demonstrou boa ação e foi bem tolerado por pacientes adultos mais idosos; por isso, não é necessário ajuste de dose com base na idade.

Informe seu médico se você apresenta ou já apresentou:

  • diabetes tipo 1;
  • cetoacidose diabética (níveis elevados de cetonas no sangue ou na urina);
  • problemas renais ou outros problemas clínicos;
  • qualquer tipo de alergia.

Não existem informações sugestivas de que Januvia afete sua capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

Interações Medicamentosas

Januvia pode ser tomado com a maioria dos medicamentos. Informe seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando, inclusive aqueles obtidos com receita médica, de venda livre e suplementos fitoterápicos (medicamentos feitos a partir de vegetais).

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se você tomar mais do que a dose prescrita de Januvia, entre em contato com seu médico imediatamente.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se esquecer uma dose, tome-a assim que lembrar. Caso não se lembre até o horário da próxima dose, pule a dose esquecida e continue tomando a dose usual. Não tome uma dose em dobro de Januvia.

Composição

Januvia 25 mg, Januvia 50 mg e Januvia 100 mg

Princípio ativo

Cada comprimido revestido de Januvia contém 32,13 mg, 64,25 mg e 128,5 mg de fosfato de sitagliptina, equivalente a 25 mg, 50 mg e 100 mg, respectivamente, de base livre.

Excipientes

Cada comprimido revestido de Januvia contém: celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico anidro, croscarmelose sódica, estearato de magnésio e estearil fumarato de sódio. Além disso, o revestimento contém os seguintes ingredientes inativos: álcool polivinílico, polietilenoglicol (macrogol), talco, dióxido de titânio, óxido de ferro vermelho e óxido de ferro amarelo.

Apresentação: Januvia é apresentado em comprimidos revestidos de 25 mg e 50 mg acondicionados em caixas com 28 comprimidos e em comprimidos revestidos de 100 mg acondicionados em caixas com 14 e 28 comprimidos.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Mantenha o medicamento acondicionado na embalagem original e em temperatura entre 15ºC e 30º C.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Aspecto físico:​

  • Januvia 25 mg – comprimido revestido, rosa, circular, com a inscrição “221” de um lado e plano do outro.
  • Januvia 50 mg – comprimido revestido, bege claro, circular, com a inscrição “112” de um lado e plano do outro.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. MSD

SAC: 0800-0122232

Dizeres Legais

MS - 1.0029.0172
Farmacêutico Responsável: Alexandre T. Caria - CRF- SP nº 14.027

publicidade