Iumi

Bula do remédio Iumi. Classe terapêutica dos Anticoncepcionais. Princípios Ativos Etinilestradiol e Drospirenona.

Indicação

Para que serve?

Iumi é uma pílula anticoncepcional indicada para prevenir a gravidez. Além disso, Iumi também está indicada para melhorar sintomas relacionados com a menstruação, como retenção de líquido, distensão abdominal, inchaço ou ganho de peso, em mulheres.

Em alguns casos, Iumi pode ser utilizada no tratamento das espinhas, em mulheres que buscam adicionalmente proteção contraceptiva.

Farmacocinética

Como funciona?

Iumi é um contraceptivo oral que contém dois hormônios femininos, drospirenona e etinilestradiol, em baixas doses, sendo considerado um contraceptivo hormonal de baixa dose.

Os hormônios presentes em Iumi, previnem a gravidez por meio de diversos mecanismos, sendo que, os mais importantes são a inibição da ovulação e alterações no muco cervical, do colo uterino.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Iumi é de 1 comprimido por dia, de preferência sempre à mesma hora, juntamente com um pouco de líquido caso seja necessário.

A administração deve ser feita seguindo as orientações das setas desenhadas na cartela de Iumi, até que todos os 24 comprimidos tenham sido tomados. Após a toma dos 24 comprimidos da cartela, faça um intervalo de 4 dias sem a ingestão de comprimidos. Durante este tempo de descanso, deverá ocorrer um sangramento semelhante ao sangramento menstrual. Após o período de descanso, no quinto dia, deve iniciar uma nova cartela Iumi, repetindo este processo todos os meses.

Como usar Iumi pela primeira vez:

  • Quando nenhum outro contraceptivo hormonal foi utilizado no mês anterior:

Deve iniciar o uso de Iumi no primeiro dia da menstruação, no primeiro dia de sangramento. A ação contraceptiva de Iumi inicia-se imediatamente, não sendo necessária a utilização de outro método contraceptivo.

  • Mudança de outro contraceptivo oral combinado, anel vaginal ou adesivo transdérmico, para Iumi:

Deve iniciar o uso de Iumi no dia seguinte ao término da cartela do outro contraceptivo. Em caso de contraceptivo oral com comprimidos inativos, deve iniciar o uso de Iumi no dia seguinte à ingestão do último comprimido ativo do contraceptivo. Caso seja necessário, pode iniciar o uso de Iumi mais tarde, no máximo até ao dia seguinte após o intervalo de pausa do contraceptivo que estava sendo utilizado ou no dia seguinte após a tomada do último comprimido inativo do contraceptivo anterior.

Em caso de anel vaginal ou adesivo transdérmico, deve iniciar o uso de Iumi preferencialmente no dia da retirada do contraceptivo anterior, ou no máximo, no dia previsto para a próxima aplicação.

  • Mudança de minipílula para Iumi:

Pode interromper o uso da minipílula em qualquer dia e iniciar o uso de Iumi no dia seguinte, no mesmo horário. Junto com Iumi, é recomendado que utilize outro método contraceptivo não hormonal, como preservativo, caso tenha relação sexual nos primeiros 7 dias de uso de Iumi.

  • Mudança de contraceptivo injetável, de implante ou de DIU com liberação de hormônio para Iumi:

​​Deve iniciar o uso de Iumi na data prevista para a próxima injeção ou no dia da retirada do implante ou do SIU. Junto com Iumi, é recomendado que utilize um método contraceptivo barreira, como preservativo, caso tenha relação sexual nos primeiros 7 dias de uso de Iumi.

  • Uso de Iumi após o parto:

No período pós-parto, de acordo com indicação médica, é recomendado esperar por um ciclo menstrual normal, antes de iniciar o uso de Iumi.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais frequentes de Iumi podem incluir náusea, dor abdominal, aumento de peso, dor de cabeça, períodos depressivos, alterações de humor, dor e hipersensibilidade nas mamas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Iumi está contraindicado para pacientes com historial de problemas circulatórios como trombose, historial de derrame cerebral como coágulo de sangue, historial de ataque cardíaco como angina ou dor no peito ou derrame, historial de enxaqueca, pacientes com diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, icterícia ou doença grave do fígado, problemas ou mau funcionamento dos rins, tumor no fígado, sangramento vaginal sem explicação, ocorrência ou suspeita de gravidez, pacientes com historial de pancreatite associada com níveis altos de triglicérides no sangue, câncer e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Iumi​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, fumar, tiver diabetes, excesso de peso, pressão alta, alteração na válvula cardíaca ou alteração do batimento cardíaco, inflamação das veias, veias varicosas, historial de trombose, ataque cardíaco ou derrame, enxaqueca, epilepsia, aumento do nível sanguíneo de potássio, estiver a tomar medicamentos diuréticos, tiver níveis altos de colesterol ou triglicérides, historial de câncer de mama, doença do fígado ou da vesícula biliar, doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome hemolítico-urêmica, anemia falciforme, tiver problemas que surjam pela primeira vez ou piorem durante a gravidez ou devido ao uso prévio de hormônios sexuais como, perda de audição, porfiria, herpes gestacional ou coreia de Sydenham, tiver historial de cloasma ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante a toma de Iumi, a possibilidade de ocorrência de gravidez aumenta a cada comprimido esquecido durante um ciclo menstrual, ou quando o contraceptivo oral é usado incorretamente. Nestas situações, deve evitar relação sexual ou utilizar adicionalmente métodos contraceptivos não hormonais, como preservativo ou outro método de barreira. Além disso, não deve usar métodos da tabelinha ou da temperatura, pois esses métodos podem falhar, uma vez que os contraceptivos hormonais modificam as variações de temperatura e do muco cervical do ciclo menstrual.

Iumi é apenas um contraceptivo oral é indicado para prevenção da gravidez, sendo que, não protege contra as infecções causadas pelo vírus HIV ou contra outras doenças sexualmente transmissíveis como clamídia, herpes genital, gonorreia, hepatite B, papiloma vírus humano - HPV ou sífilis.

Durante o tratamento com Iumi, caso sinta sintomas como inchaço do rosto, língua ou faringe, dificuldade para engolir ou urticária com dificuldade para respirar ou outros sintomas não relacionados, deve interromper a toma e consultar o médico.

Durante o tratamento com contraceptivos orais como Iumi existe o risco de trombose, coágulos sanguíneos, coágulos arteriais e venosos, embolia, ataque cardíaco ou derrame.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Iumi, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Se houver um atraso de menos de 12 horas do horário habitual:

  • Deve tomar o comprimido de lumi logo que se lembre, tomando o próximo comprimido no horário habitual. A ação contraceptiva de Iumi não se encontra alterada, não sendo necessária a utilização adicional de um método contraceptivo barreira.

Se houver um atraso de mais de 12 horas do horário habitual:

Neste caso, a ação contraceptiva de Iumi pode estar reduzida, especialmente se o esquecimento ocorrer no inicio ou no fim da cartela.

  • Se o esquecimento ocorrer entre o 1º e o 7º dia, deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, tomando o próximo comprimido no horário habitual. Neste caso a ação contraceptiva de Iumi encontra-se alterada, sendo recomendado que utilize outro método contraceptivo não hormonal, como preservativo, caso tenha relações sexuais nos 7 dias seguintes ao esquecimento. Caso tenha tido relação sexual na semana anterior ao esquecimento do comprimido, deve consultar o seu médico, pois existe a possibilidade de estar grávida.
  • Se o esquecimento ocorrer entre o 8º e o 14º, deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, tomando o próximo comprimido no horário habitual. Neste caso a ação contraceptiva de Iumi encontra-se mantida, não sendo necessária a utilização de outro método contraceptivo adicional.
  • Se o esquecimento ocorrer entre o o 15º e o 24º dia, pode tomar o comprimido esquecido logo que se lembre ou pode interromper a toma dos comprimidos da cartela atual e fazer uma paragem de 4 dias ou menos, contando inclusive com o dia que se esqueceu de tomar. Se escolheu tomar o comprimido esquecido, deve iniciar uma nova cartela assim que a atual termine, não havendo período de interrupção ou de descanso. Caso opte por deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, durante o período de de interrupção ou de descanso deve de ocorrer sangramento, caso contrario poderá existir a possibilidade de gravidez, sendo recomendado que consulte o seu médico.

Se ocorreu o esquecimento de mais do que 1 comprimido:

Se ocorreu o esquecimento de mais de 1 comprimido, caso não ocorra sangramento no intervalo de pausa de quatro dias, existe a possibilidade de gravidez, sendo recomendado que consulte o seu médico.

Composição

Iumi por cada comprimido revestido contém:

Drospirenona ___________________________________ 3 mg

Etinilestradiol _________________________________ 0,02 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: povidona, lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica, corante amarelo quinolina laca nº 10, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol).

Interações Medicamentosas

Iumi não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para a epilepsia como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato ou felbamato, medicamentos para o tratamento da tuberculose como rifampicina, medicamentos para a AIDS, como ritonavir ou nevirapina ou para outras infecções como alguns antibióticos como, penicilinas, tetraciclinas ou griseofulvina ou com medicamentos contendo erva-de-são-joão.

Iumi engorda?

Sim, Iumi pode engordar, pois trata-se de uma pilula anticoncepcional, que provoca alterações hormonais no organismo, o que em algumas pessoas, pode levar ao aumento do apetite.

Laboratório

Libbs farmacêutica Ltda.

Sac: 08000-135044

Outras pílulas anticoncepcionais, além de Iumi, podem ser Yasmin, Ciclo 21, Diane ou Yaz.

Dizeres Legais:

MS: 1.0033.0154
Farm. Resp.: Cintia Delphino de Andrade

publicidade
< Itrazol < Iumi > Ivermectina >