Hexomedine

publicidade

Bula do remédio Hexomedine. Classe terapêutica dos Anestésicos e Antissepticos. Princípios Ativos Isetionato de Hexamidina e Cloridrato de Tetracaína.

Indicação

Para que serve Hexomedine?

Medicamento com ação antisséptica e anestésica local.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Não deve ser utilizado por pacientes alérgicos ao isetionato de hexamidina, tetracaína ou aos demais componentes do produto. Não deve ser utilizado por crianças menores de 3 anos de idade.

Pacientes diabéticos ou submetidos à dieta com baixo teor de açúcar devem ser alertados sobre a presença de açúcar neste medicamento.

Em caso de persistência dos sintomas por mais do que 5 dias de tratamento associados ou não à febre, deve-se procurar orientação médica.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja utilizando, antes do início ou durante o tratamento. Atenção diabéticos: contém açúcar (253 mg/mL de açúcar líquido).

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao seu médico se estiver amamentando.

Posologia

Como usar Hexomedine?

Aplicar 3 nebulizações até de 4 em 4 horas. Deve-se aplicar as nebulizações na cavidade bucal, direcionando o aplicador para a orofaringe. Cada nebulização contém 0,10 mL de colutório. Siga as orientações do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. HEXOMEDINE deve ser utilizado pressionando o aplicador que deve estar direcionado para a boca do paciente.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Sensibilização ao isetionato de hexamidina e anestésicos locais com risco de reações anafiláticas. Insensibilidade momentânea da língua e possibilidade de redução do reflexo faríngeo.

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Devido à possibilidade de hipersensibilidade da região orofaríngea causada pelo uso de HEXOMEDINE com redução do reflexo faríngeo, não se deve administrá-lo antes da alimentação ou ingestão de bebidas e deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças menores de 12 anos de idade.

Não deve ser utilizado por mais do que 5 dias visto que o uso prolongado pode resultar no desequilíbrio da flora bacteriana normal presente na cavidade oral, com risco de proliferação bacteriana ou fúngica.

O tratamento prolongado ou repetido da mucosa pode expor os pacientes aos efeitos da toxicidade sistêmica relacionada aos anestésicos locais (alterações do sistema nervoso central até convulsões e colapso circulatório).

Atenção diabéticos: contém açúcar (253 mg/mL de açúcar líquido).

Pacientes diabéticos ou submetidos à dieta com baixo teor de açúcar devem ser alertados sobre a presença de açúcar neste medicamento.

Em caso de persistência dos sintomas por mais do que 5 dias de tratamento associados ou não à febre, deve-se procurar orientação médica.

Devido à presença de tetracaína, HEXOMEDINE pode induzir a resultado positivo em teste anti-dopping.

Composição

Cada mL contém: 1 mg deisetionato de hexamidina; 0,5 mg de cloridrato de tetracaína; excipientes q.s.p 1 mL (açúcar líquido, glicerol, álcool etílico 96° GL, ácido acético, acetato de sódio triidratado, essência de hortelã e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Deve ser conservado em temperatura inferior a 25°C.

Verifique sempre o prazo de validade do medicamento antes de usá-lo. Nunca use medicamentos com o prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome na embalagem, para não haver enganos. Não utilize HEXOMEDINE caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Apresentação

Colutório em spray. Frasco nebulizador com 30 e 50 mL.

Uso adulto e pediátrico (acima de 3 anos de idade) - Uso oral

Interações Medicamentosas

Deve-se evitar o uso simultâneo ou sucessivo de outros antissépticos, devido à possibilidade de interação medicamentosa (antagonismo, inativação, etc).

Informações Legais

MS 1.1300.0076
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira CRF-SP 5.854
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Laboratório

Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano - São Paulo
CEP 08613-010
CNPJ 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira
IB040906A

publicidade