Herpesil

Bula de Herpesil

Bula do remédio Herpesil.

publicidade

Indicação

Para quê serve Herpesil?

Tratamento de infecções pelo vírus Herpex simplex cutâneo, inclusive herpes genital e labial inicial e recorrente.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Pacientes com conhecida hipersensibilidade ao aciclovir ou ao propilenoglicol.

Posologia

Como usar Herpesil?

Adultos e crianças: deve ser aplicado 5 vezes ao dia, a intervalos de aproximadamente 4 horas, omitindo-se a aplicação no período noturno. Herpesil Creme deve ser aplicado sobre as lesões existentes ou lesões emergentes tão logo quanto possível no início da infecção. É especialmente importante iniciar o tratamento de episódios recorrentes durante o período prodrômico ou aos primeiros sinais de lesão. O tratamento deve continuar por cinco dias. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado até 10 dias. - Superdosagem: é improvável que haja algum efeito adverso se o conteúdo total da bisnaga de 10 g de Herpesil Creme, contendo 500 mg de aciclovir, for administrado. - Diluição: Herpesil Creme contém uma base especialmente formulada e não deve ser diluído ou usado como base para incorporação de outros medicamentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que este medicamento pode me causar?

Em alguns pacientes podem ocorrer queimação ou ardência após a aplicação de Herpesil Creme. Leve ressecamento e descamação da pele ocorreram em aproximadamente 5% dos pacientes. Eritema e prurido foram relatados em uma pequena proporção de pacientes.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Não se recomenda aplicar Herpesil Creme sobre mucosas, tais como, as da boca, olhos e vagina, uma vez que pode irritá-las. Deve-se tomar cuidado especial a fim de que se evite introdução acidental nos olhos. Mutagenicidade: os resultados de uma grande série de testes de mutagenicidade in vivo e in vitro indicaram que o aciclovir não apresenta risco genético ao homem. Gravidez: a experiência em seres humanos é limitada; assim, o uso de Herpesil Creme deve ser considerado apenas quando os benefícios potenciais suplantarem a possibilidade de riscos desconhecidos. Fertilidade: não há experiências sobre o efeito de Herpesil Creme sobre a fertilidade da mulher. Lactação: limitados dados humanos mostram que a droga passa para o leite materno após a administração sistêmica. Interações medicamentosas: a probenecida aumenta a meia-vida média e a área sob a curva e concentração plasmática do aciclovir administrado sistemicamente. Outras drogas que afetam a fisiologia renal poderiam potencialmente influenciar a farmacocinética do aciclovir. Entretanto, a experiência clínica não identificou outras interações de drogas com o aciclovir.

Composição

Cada grama do creme contém: aciclovir 0,05 g;veículo q.s.p. 1 g.

Apresentação

Bisnaga com 10 g creme.

Laboratório

QIF Quím. Intercontinental Farm

publicidade