Geodon

publicidade

Bula do remédio Geodon. Classe terapêutica dos Antipsicótico. Princípios Ativos cloridrato de ziprasidona.

Indicação

Para que serve Geodon?

Geodon® (cloridrato de ziprasidona) é indicado para o tratamento da esquizofrenia e outras psicoses relacionadas e mania aguda .

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Geodon® é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à ziprasidona ou a qualquer componente da fórmula. Geodon® também é contra-indicado a pacientes com prolongamento conhecido do intervalo QT, incluindo síndrome congênita do QT longo; a pacientes com infarto do
miocárdio recente, insuficiência cardíaca descompensada ou arritmias cardíacas que necessitem de tratamento com fármacos antiarrítmicos das classes IA e III

Posologia

Como usar Geodon?

Geodon® (cloridrato de ziprasidona) é apresentado na forma de cápsulas para uso oral.
Uso em Adultos
A dose inicial recomendada é de 40 mg a cada 12 horas, administrada com alimentos . A dose diária pode ser subseqüentemente ajustada com
base na resposta clínica individual até uma dose máxima de 80 mg a cada 12 horas. Se houver indicação clínica, a dose máxima recomendada pode ser alcançada no 3º (terceiro) dia de tratamento.
Uso em Crianças
A segurança e eficácia em indivíduos menores de 18 anos não foram estabelecidas.
Uso em Idosos
Geralmente não é necessário ajuste de dose em pacientes idosos (65 anos ou mais).
Uso na Insuficiência Renal
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal.
Uso na Insuficiência Hepática
Em pacientes com insuficiência hepática de grau leve a moderado, doses menores devem ser consideradas. Uma vez que não há experiência clínica em pacientes com insuficiência hepática grave, Geodon® deve ser utilizado com cautela neste grupo de pacientes (vide “Propriedades Farmacocinéticas”).
Uso em fumantes
Não é necessário ajuste de dose em pacientes fumantes.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer com o uso de Geodon® incluem sonolência, acatisia (movimentos musculares incontrolados), síndrome extrapiramidal, tontura, náusea e dor de cabeça. Além de reação alérgica, insônia, mania/hipomania (exacerbação do humor, euforia), síndrome neuroléptica maligna (que é um grupo de manifestações clínicas que pode ocorrer igualmente com outros antipsicóticos e que inclui rigidez muscular, alteração do estado mental, aumento da temperatura corporal, instabilidade cardíaca e insuficiência renal, e que pode ser fatal), síndrome serotoninérgica (grupo de manifestações clínicas que pode ocorrer igualmente com outros antipsicóticos e que inclui alterações do estado mental: ansiedade, agitação, alteração da consciência, confusão, inquietação, letargia, euforia, alucinações e até coma; alterações motoras: tremores, contração involuntária dos músculos, aumento do tônus muscular, e incoordenação; e outras manifestações como câimbras abdominais, hipersalivação, febre, calafrio, sudorese, náusea, vômitos, diarréia e hipertensão), síncope (desmaio, perda repentina da consciência), taquicardia, torsade de pointes (arritmia cardíaca), angioedema (inchaço da pele e/ou das mucosas), rash, galactorréia (secreção inapropriada de leite) e priapismo (ereção peniana persistente, geralmente dolorosa, desencadeada ou não pela atividade sexual) . Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

A segurança e a eficácia de Geodon® em indivíduos menores de 18 anos de idade ainda não foram estabelecidas.
Geodon® não é recomendado durante a gravidez, a menos que seja avaliado o benefício potencial para a mãe, com exclusiva orientação médica. Mulheres com potencial de engravidar que estejam recebendo Geodon® devem, portanto, ser aconselhadas a utilizar um método contraceptivo adequado. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. O uso do medicamento durante o período de amamentação também não é recomendado. Informe ao seu médico se você está amamentando.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico; somente o seu médico pode avaliar a eficácia da terapia.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A experiência de superdosagem com Geodon® (cloridrato de ziprasidona) é limitada. A maior ingestão confirmada é de 12800 mg. Neste caso, foram relatados sintomas extrapiramidais e um intervalo QTc de 446 ms (sem seqüela cardíaca). Em casos de
superdosagem, em geral, os sintomas mais comumente relatados foram: sintomas extrapiramidais, sonolência, tremor e ansiedade.
Se houver suspeita de superdosagem, deve ser considerada a possibilidade de envolvimento de múltiplos fármacos. Não há antídoto específico para ziprasidona. Em casos de superdosagem aguda, deve-se estabelecer e manter uma via aérea e garantir ventilação
e oxigenação adequadas. Deve-se considerar a lavagem gástrica (após entubação, se o paciente estiver inconsciente) e a administração de carvão ativado associado a um laxante. A possibilidade de obnubilação, convulsões ou reação distônica da cabeça e pescoço após superdosagem, pode levar ao risco de aspiração por vômito induzido. A monitoração cardiovascular deve começar imediatamente e deve incluir monitoração eletrocardiográfica contínua para detectar possíveis arritmias. Devido ao fato da ziprasidona estar altamente ligada às proteínas, é improvável que a hemodiálise seja benéfica no tratamento de superdosagem. A rigorosa monitoração e supervisão médica devem ser mantidas até que o paciente se recupere.

Composição

Cada cápsula de Geodon® 40 mg ou 80 mg contém cloridrato de ziprasidona monoidratada equivalente a 40 mg ou 80 mg de ziprasidona base, respectivamente. Excipientes: lactose monoidratada, amido de milho pré-gelatinizado, estearato de magnésio.

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?

Geodon® deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.
O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido, pode ser perigoso para sua saúde.

Apresentação

Geodon® 40 mg ou 80 mg em embalagens contendo 14 ou 30 cápsulas.
USO ADULTO
USO ORAL

Interações Medicamentosas

Geodon® não deve ser administrado juntamente com álcool. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que você esteja usando antes do início ou durante o tratamento com Geodon®.

Informações Legais

MS – 1.0216.0066
Farmacêutica Responsável: Raquel Oppermann – CRF-SP nº 36144
Fale pfizer: 0800 16 7575

Laboratório

LABORATÓRIOS PFIZER LTDA.
Av. Monteiro Lobato, 2.270
CEP 07190-001 – Guarulhos – SP
CNPJ n° 46.070.868/0001-69
Indústria Brasileira

publicidade