Franol

Bula do remédio Franol. Classe terapêutica dos Vasodilatadores. Princípios Ativos Sulfato de Efedrina e Teofilina.

Indicação

Para que serve?

Franol comprimidos foi receitado pelo seu médico para promover a dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, sendo indicado como broncodilatador em casos de asma brônquica e para casos de broncoespasmo reversível que podem ocorrer na bronquite e no enfisema.

Uso Oral - Uso Adulto e Pediátrico

Posologia

Como usar?

A dose usual de Franol recomendada para adultos é de 3 comprimidos por dia, podendo ser administrado mais um comprimido ao deitar em pacientes que sofram de crises noturnas. A dose de Franol a administrar em crianças deve ser indicada pelo médico.

Os Comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água e alimentos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Franol incluem: arritmia, taquicardia, palpitação, rubor, vertigem, dor de cabeça, tremor, ansiedade, agitação, insônia, fraqueza, náusea, vômito, dispepsia, sede, aumento da sudorese e dificuldade de micção.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Franol é contraindicada a mulheres grávidas ou amamentando e a pacientes: alérgicos a componentes da fórmula, com com angina instável, com arritmia cardíaca, com doença arterial coronariana severa, com hipertensão severa, com porfiria, com hipertireoidismo ou que fazem uso de produtos contendo xantinas.

Farmacocinética

Como funciona?

Franol é um medicamento que tem na sua composição 2 substâncias, Teofilina e Sulfato de Efedrina, que permitem a dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares e tornam este medicamento eficaz no controle do broncoespasmo. A dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares permite o alivio dos sintomas da asma brônquica.

A Teofilina é uma metilxantina, capaz de relaxar diretamente a musculatura lisa dos brônquios e dos vasos pulmonares.

A efedrina é um agente simpaticomimético que não pertence ao grupo das catecolaminas, com atividade alfa e beta-adrenérgica, e o seu mecanismo de ação atua direta e indiretamente nos receptores adrenérgicos. Quando administrada em doses terapêuticas a efedrina causa broncodilatação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Franol, deverá falar com o seu médico ou farmacêutico se: estiver a tomar outros medicamentos como propranolol, cimetidina, alopurinol eritromicina, rifampicina ou anticoncepcionais ou inibidores de MAO nos últimos 14 dias, tiver idade superior a 65 anos, tiver feocromocitoma, hipertireoidismo, agitação, glaucoma de ângulo fechado, hipertrofia prostática e úlcera péptica ou se tiver doenças do coração, rins, fígado, estômago ou próstata.

Durante o tratamento com Franol não deve ingerir álcool.

O tratamento com Franol deve ser indicado pelo seu médico e os horários, as doses estabelecidos e a duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Franol, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Franol são: irritabilidade excessiva, transpiração, náusea e vômito, taquicardia, arritmia e hipertensão, aumento da diurese com febre, hiperglicemia, opistótono, alucinações, convulsões e dificuldade respiratória.

Composição

Cada 1 comprimido de Franol tem na sua composição:

Sulfato de Efedrina ____________________________ 15mg
Teofilina ____________________________________ 120mg
Excipientes q.s.p. _______________________ 1 comprimido

(Excipientes: Talco, Ácido Esteárico, Estearato de Magnésio, Amido de Milho)

Interações Medicamentosas

O efeito broncodilatador da Teofilina ou das Xantinas é cumulativo, pelo que o uso de Franol juntamente com outros produtos contendo Xantina deve ser evitado. A ingestão de compostos macrolídeos como Alopurinol, Propranolol, Cimetidina, Eritromicina, podem aumentar a meia-vida sérica da Teofilina, podendo ser necessária uma redução da dose nestes casos.

A administração de Carbamazepina, Fenitoína e Rifampicina durante o tratamento com Franol, pode conduzir ao aumento do “clearance” da Teofilina. O uso de Franol juntamente com anticoncepcionais pode conduzir à perda de eficácia dos anticoncepcionais.

Franol Emagrece?

Franol não tem indicação para ser usado como auxiliar em dietas de emagrecimento, apesar de conter Efedrina, um termogênico encontrado em alguns medicamentos para emagrecer.

Laboratório

Sanofi-Aventis

Sanofi - Aventis Farmacêutica Ltda.: - SAC 0800 703 0014

Dizeres Legais:

M.S.: 1.1300.1060
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira

publicidade
< Frademicina < Franol > Fraxiparina >