Foldan

Bula do remédio Foldan. Classe terapêutica dos Parasiticidas Topicos. Princípios Ativos Tiabendazol e Sabonetes e Emulsões Antissépticas Cutâneas.

Indicação

Para que serve Foldan?

Agente antiparasitário indicado para o tratamento de escabiose e larva migrans cutânea. Tiabendazol tópico tem demonstrado ser eficaz no tratamento de micoses superficiais produzidas por dermatófitos comuns.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Posologia

Como usar Foldan?

FOLDAN Pomada e FOLDAN Loção Cremosa.

Tratamento da escabiose.

À noite, tomar banho quente de não menos que 10 minutos de duração. Em seguida secar rapidamente a pele e aplicar a pomada ou a loção sobre as zonas lesadas e áreas vizinhas, friccionando suavemente.

Na manhã seguinte, tomar outro banho e aplicar novamente a pomada ou a loção. Repetir a operação 5 dias seguintes. Durante o tratamento, ferver a roupa branca e de cama, antes de lavar.

Tratar simultaneamente todos os membros doentes da família. Caso necessário, o tratamento poderá ser continuado por mais 5 dias seguidos.

Tratamento da "larva migrans"
Friccionar a pomada ou a loção durante 5 dias, 3 vezes ao dia, na extremidade ativa das trilhas ou túneis escavados pelo parasita. Repetir o tratamento por 3 a 5 dias seguidos.

Tratamento das Dermatomicoses
Friccionar a pomada ou a loção sobre as áreas afetadas, 2 vezes ao dia. Manter no mínimo até o desaparecimento das lesões.

FOLDAN Sabonete
Deverá ser usado como complemento dos tratamentos com FOLDAN Pomada ou FOLDAN Loção Cremosa. Lavar cuidadosamente as áreas afetadas com FOLDAN Sabonete até produzir bastante espuma. Deixar secar a espuma, depois lavar com água e secar.

A seguir, aplicar FOLDAN Pomada ou Loção Cremosa.

publicidade

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Podem ocorrer irritações, ardor, maceração e descamação da pele.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Gerais: Evitar o contato com os olhos e mucosas.

Interromper o uso se ocorrer sensibilização ou irritação da pele.

Gravidez: O Tiabendazol tópico talvez seja absorvido sistemicamente, no entanto não foram relatados problemas em humanos durante a gravidez.

Amamentação: Não se sabe se a droga é excretada no leite materno. O Tiabendazol tópico talvez seja absorvido sistemicamete, no entanto não foram relatados problemas em humanos durante a amamentação.

Pediatria: Não são conhecidas informações específicas sobre o uso de Tiabendazol em crianças.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Uso exclusivamente tópico no caso de ingestão acidental, induzir o vômito ou realizar lavagem gástrica. Como não há antídoto específico, medidas sintomatológicas e de suporte devem ser empregadas.

Composição

Loção cremosa
Cada ml da loção contém:
Tiabendazol 50 mg
Veículo: propilenoglicol, álcool cetílico, monoestearato de glicerila, ácido esteárico, álcool etílico, dimeticona, celulose microcristalina, propilparabeno, sorbato de potássio, laurilsulfato de sódio, alginato de sódio, metilparabeno, aroma de sândalo floral, água purificada.

Pomada
Cada g da pomada contém:
Tiabendazol 50 mg
Excipientes: macrogol , propilenoglicol.

Sabonete
Cada g do sabonete contém:
Tiabendazol 50 mg
Excipientes: corante vermelho FD&C, massa base, dióxido de titânio, edetato dissódico, aroma de sândalo floral..

Apresentação

Loção cremosa: frasco contendo 50 ml.

Pomada: bisnaga com 45 g.

Sabonete: caixa com 1 unidade de 70 g.

Interações Medicamentosas

Não estão disponíveis dados sobre interações medicamentosas.

Pacientes Idosos

Não houve diferenças significativas na eficácia ou segurança de FOLDAN relacionadas com a idade. Entretanto, foi observada maior sensibilidade ao medicamento em alguns pacientes idosos.

Laboratório

Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800 724 6522

publicidade