Finasterida

Bula do remédio genérico Finasterida. Classe terapêutica dos inibidores da 5-α-redutase. Princípios Ativos Finasterida.

Indicação

Para que serve?

Finasterida 1 mg é indicada no tratamento da calvície genética, em homens adultos.

Finasterida 5 mg é indicada para casos de hiperplasia prostática benigna, no tratamento dos sinais e sintomas da próstata aumentada, como a retenção urinária aguda, em adultos.

Posologia

Como usar?

Finasterida 1 mg

  • A dose recomendada é de 1 comprimido de Finasterida 1 mg por dia, administrado com ou sem alimentos. Geralmente, é recomendado que o tratamento dure um período mínimo de 3 meses, para que se observe aumento no crescimento capilar e/ou prevenção da queda de cabelo.

Finasterida 5 mg

  • A dose recomendada é de 1 comprimido de Finasterida 5 mg por dia, sendo recomendado que o tratamento dure um período mínimo de 6 meses.

Os comprimidos de Finasterida devem ser engolidos juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Finasterida podem incluir diminuição do desejo sexual, dificuldade em obter uma ereção, redução na quantidade de sêmen liberada, sensibilidade e aumento da mama, depressão, dor testicular, infertilidade masculina ou baixa qualidade do sêmen, câncer de mama masculino ou reações alérgicas com sintomas como urticária na pele, coceira e inchaço dos lábios, língua, garganta ou da face.

Além disso, alguns efeitos colaterais de Finasterida como problemas de ejaculação, diminuição do desejo sexual, dificuldade de ter ereção ou baixa qualidade do sêmen, podem continuar após a interrupção ou descontinuação do tratamento.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

Finasterida está contraindicada para mulheres e crianças, para pacientes com menos de 18 anos de idade e para pacientes com alergia ao Finasterida ou a outros componentes da fórmula.

Farmacocinética

Como funciona?

No tratamento da calvície, a Finasterida age diretamente no couro cabeludo, reduzindo especificamente os níveis de diidrotestosterona - DHT, um metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona, que é a causa principal de queda de cabelo. Desta forma, a Finasterida ajuda a reverter o processo da calvície, levando ao aumento do crescimento capilar e à prevenção de perdas adicionais de cabelo.

Por outro lado, no tratamento dos sinais e sintomas da próstata aumentada, a Finasterida age inibindo a 5-alfa-redutase, causando a regressão da hipertrofia da próstata, diminuindo o volume aumentado da próstata e aliviando os sintomas urinários. Assim, nestes casos, a Finasterida ajudando a reduzir o risco de desenvolvimento de uma incapacidade de urinar repentina.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Finasterida​, deverá falar com o seu médico se tiver historial de alergias, estiver a tomar outros medicamentos incluindo medicamentos sem receita médica,

Mulheres grávidas ou em idade fértil não devem tomar Finasterida nem devem manusear comprimidos quebrados ou esfarelados deste medicamento, pois a Finasterida pode causar anomalias nos órgãos sexuais do feto.

O tratamento com Finasterida nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Finasterida​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Finasterida 1 mg por cada comprimido revestido contém:

Finasterida ____________________________________ 1 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, dióxido de silício, laurilsulfato de sódio, crospovidona, estearato de magnésio, etilcelulose, copovidona, álcool etílico, hipromelose/macrogol, dióxido de titânio, corante óxido de ferro vermelho, corante óxido de ferro amarelo e água de osmose reversa).

Finasterida 5 mg por cada comprimido revestido contém:

Finasterida ____________________________________ 5 mg

Excipientes ____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, dióxido de silício, laurilsulfato de sódio, crospovidona, estearato de magnésio, etilcelulose, copovidona, álcool etílico, hipromelose/macrogol, dióxido de titânio, corante azul indigotina, corante azul brilhante alumínio laca, corante óxido de ferro amarelo e água de osmose reversa).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Finasterida deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Finasterida nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Finasterida pode causar impotência masculina?

Sim, em raros casos, Finasterida pode causar problemas de impotência masculina permanentes, pois alguns efeitos colaterais como problemas de ejaculação ou dificuldade em ter ou manter uma ereção podem continuar após a interrupção do tratamento.

Laboratório

Teuto Brasileiro

 - SAC: 0800 621 800

Outros remédios para a calvície podem ser Aloxidil, Alfasin, Finalop, Propecia ou Regaine.

Dizeres Legais:

Finasterida 1 mg: MS: 1.0370. 0592 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

Finasterida 5 mg: MS: 1.0370. 0541 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva

publicidade
< Finalop < Finasterida > Findor >