Evergin C

publicidade

Bula do remédio Evergin C. Classe terapêutica dos Analgésicos, Antigripais e Antipiréticos.

Indicação

Para que serve Evergin C?

Face à associação dos princípios ativos que o compõe, Evergin C desenvolve perfeita atuação no tratamento de gripes e resfriados agindo sobre toda a sintomatologia que os acompanha. De fato a dipirona é reconhecidamente um potente analgésico e antiespasmódico.

Contraindicações

Quando não devo usar este medicamento?

Pacientes com intolerância aos derivados pirazolônicos ou com determinadas doenças metabólicas, como a porfiria ou deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase. Também não pode ser administrado em altas doses ou por longo período sem controle médico. É contra-indicado nos primeiros 3 meses de gravidez.

Posologia

Como usar Evergin C?

Via oral. Adultos: 1 a 2 drágeas 3 vezes ao dia ou segundo critério médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Em pacientes sensíveis, independentemente da dose, a dipirona pode provocar reações de hipersensibilidade, com manifestações cutâneas tipo alérgico. Sob uso prolongado podem surgir também discrasias sangüíneas. A literatura a respeito relata casos de trombocitopenia, pancitopenia, agranulocitose, anemia hemolítica e meta-hemoglobinemia, já tendo sido relatados casos de aplasia medular. Outros efeitos adversos relatados são: excitação do sistema nervoso central, reações alérgicas na pele, edema angioneurótico e herpes labial. Reações alérgicas e idiossincrásicas não são impossíveis de ocorrer quando do uso de vitaminas. Pacientes com história de reação e hipersensibilidade a outras drogas ou substâncias podem constituir um grupo maior de risco e apresentar efeitos colaterais mais intensos. O uso de doses elevadas de vitamina C por tempo prolongado pode ocasionar escorbuto de reboto, mas as reações adversas são pouco freqüentes e de pequena intensidade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar este medicamento?

Tendo em vista a possibilidade da dipirona provocar agranulocitose, nos tratamentos prolongados, o controle hematológico é obrigatório. A dipirona pode agravar uma tendência ao sangramento de deficiência de protrombina. Cuidados especiais devem ser tomados nos casos de idosos acima de 65 anos com problemas sangüíneos e renais devido à diminuição da excreção urinária.

Composição

Cada drágea contém: dipirona magnesiana 250,00mg; ácido ascórbico 250,00 mg; veículo q.s.p. 1 drágea.

Apresentação

Drágeas: caixa com 100, 25 envelopes com 4.

Laboratório

Eversil Prods. Farms. Ind. e Com. Ltda.

publicidade