Efavirenz

Bula do remédio genérico Efavirenz. Classe terapêutica dos antirretrovirais. Princípios Ativos efavirenz.

Indicação

Para que serve?

Efavirenz comprimidos e solução oral é indicado para o tratamento da AIDS.

Uso Adulto, Adolescente e Pediátrico - Uso Oral

Posologia

Como usar?

Efavirenz comprimidos 600 mg:

A dose recomendada de Efavirenz comprimidos para adultos é de 1 comprimido, de 600 mg, uma vez ao dia. Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem mastigar, com um copo de água. Durante as primeiras 2 a 4 semanas do tratamento, Efavirenz comprimidos deve ser administrado ao deitar.

Para o caso da terapia antirretroviral concomitante, Efavirenz deve ser administrado juntamente com outras medicações antirretrovirais, sempre segundo orientação médica.

Efavirenz comprimidos pode ser administrado em adolescentes e crianças com idade inferior a 17 anos, desde que estas sejam capazes de degluti-lo com segurança.

Efavirenz solução oral 30 mg/ml:

A dose recomendada de Efavirenz solução oral para adultos ou crianças com peso igual ou superior a 40 kg é de 24 ml de solução, uma vez ao dia. Para crianças com peso igual ou inferior a 40 kg, Efavirenz solução oral deve ser administrada uma vez ao dia de acordo com o peso da criança e segundo as quantidades indicadas a seguir:

Crianças 3 a < 5 anosDose diáriaCrianças = ou > a 5 anosDose diária
10 - 14 kg de peso12 ml10 - 14 kg de peso9 ml
15 - 19 kg de peso13 ml15 - 19 kg de peso10 ml
20 - 24 kg de peso15 ml20 - 24 kg de peso12 ml
25 - 32,4 kg de peso17 ml25 - 32,4 kg de peso15 ml
----------------------------------32,5 - 40 kg de peso17 ml

As doses de Efavirenz solução oral devem ser medidas com a seringa doseadora fornecida na embalagem do medicamento.

O tratamento com Efavirenz comprimidos ou solução oral nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns de Efavirenz incluem: erupções cutâneas, náuseas, tontura, cefaleia, fadiga, convulsão, prurido, dor de estômago e visão turva e sintomas neurológicos, que incluem tontura, insônia, sonolência, dificuldade de concentração e padrão anormal de sonhos.

publicidade

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Efavirenz é contraindicada a: pacientes alérgicos ao Efavirenz ou qualquer outro componente da fórmula, intolerantes à Lactose, menores de 3 anos ou com peso inferior a 13 kg, mulheres grávidas e a pacientes com doença hepática.

Farmacocinética

Como funciona?

Efavirenz pertence à classe dos antirretrovirais, conhecida como inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos. Efavirenz reduz a quantidade de virus do HIV no sangue, o que reduz as chances de morte ou infecções que acontecem quando o sistema imune está debilitado.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de tomar Efavirenz deverá falar com o seu médico ou farmacêutico caso tenha outras condições médicas, como doença do fígado - hepatite crônica B ou C, alergias, convulsões, doenças mentais ou abuso de álcool ou de outras substâncias, ou se encontre a tomar outros medicamentos, incluindo vitaminas ou suplementos alimentares.

Efavirenz não cura a infecção pelo HIV ou AIDS. Os pacientes que estejam a ser tratados com Efavirenz continuam em risco de transmitir o vírus do HIV para outras pessoas e de contrair infecções oportunistas ou outras complicações que ocorrem devido à infecção pelo HIV.

Durante o tratamento com Efavirenz deve ser feita uma monitoração regular do colesterol e as mulheres devem evitar a gravidez.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem de Efavirenz deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Interações Medicamentosas

Efavirenz não deve ser administrado juntamente com medicamentos como: terfenadina, astemizol, cisaprida, midazolam, triazolam, derivados do ergot, produtos contendo erva de São João - Hypericum perforatum, antibiótico claritromicina, saquinavir ou outros medicamentos anti-HIV utilizados para tratar a infecção causada pelo HIV; uma vez que podem causar efeitos adversos graves mesmo risco à vida.

O que fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Efavirenz deverá tomar a dose esquecida logo que lhe for possível, nunca duplicando a dose.

Laboratório

Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos

Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos - Av. Comandante Guaranys, 447 - Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Indústria Brasileira; - CNPJ/MF: 33.781.055/0049-80; - sac@far.fiocruz.br; - SAC 0800 024 1692

Dizeres Legais:

M.S. n.º 1.1063.0126
Farm. Resp.: Carlos Araújo da Costa

O remédio 3 em 1 para a AIDS é a combinação de Efavirenz com Lamivudina e Viread.

publicidade
< Edhanol < Efavirenz > Efedrin >